Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Bandeiras de sinalização e pulseiras de identificação dão mais segurança aos banhistas

Bandeiras de sinalização e pulseiras de identificação dão mais segurança aos banhistas

Para orientar os banhistas que frequentam as praias catarinenses durante a temporada de verão, o Corpo do Bombeiros Militar de Santa Catarina dá dicas de segurança. Quem deseja entrar no mar deve ficar atento às bandeiras de sinalização de diferentes cores que indicam os locais perigosos para entrar na água e aqueles em que o mar é mais calmo. Outra medida de segurança na praia é com relação às crianças, que devem ser devidamente identificadas com pulseirinhas ao chegarem na praia ou locais de grande movimentação.

Os pequenos devem ser encaminhados aos postos guarda-vidas, onde a pulseira é distribuída. Na pulseira deve ser colocado o nome da criança, do responsável e telefone para contato. “Neste posto de guarda-vidas os pais ou responsáveis também vão receber orientação do locais mais propícios de banho e quais os riscos que existem naquela praia”, diz o tenente-coronel dos Bombeiros, Helton Zeferino.

Durante o passeio, a recomendação é nunca deixar uma criança sozinha. Ela tem de estar sempre acompanhada por um adulto. Coletes salva-vidas e boias de braço são bons recursos de segurança. Sempre orientar a criança que, no caso de se perder, ela precisa procurar uma das casinhas dos guarda-vidas ao longo da orla.

Cores das bandeiras orientam banhistas
Nos postos de guarda-vidas, três tipos principais de bandeiras orientam os frequentadores das praias com relação às condições do mar:

Bandeira verde – Baixo risco de afogamento e mar em boas condições, sem presença de correntes de retorno.

Bandeira amarela – Risco de afogamento médio, requer um certo cuidado ao entrar na água, principalmente com as correntes de retorno.

Bandeira vermelha – Alto risco de afogamento, recomenda-se não entrar no mar, presença grande de correntes de retorno.

Caso haja uma bandeira lilás nos postos de guarda-vidas, significa que há presença de águas-vivas no mar, devendo-se evitar entrar na água nesses balneários. Outra bandeira utilizada nos postos é a de cor preta, que indica que o posto está desativado e sem a presença de guarda-vidas naquele momento.

Ao longo da orla, mais próximo ao mar, também são usadas bandeiras para indicar locais tranquilos para mergulhar e regiões que apresentam correntes de retorno, que trazem alto risco de afogamento. São bandeiras triangulares na cor verde ou vermelha.

“A bandeira triangular verde na beira do mar aponta que o local é mais apropriado para banho porque o mar é mais tranquilo. Quando a bandeira na beira da praia é triangular vermelha, significa que ali há presença de correntes de retorno, que trazem alto risco de afogamento. Onde tem bandeira vermelha na beira da praia não é para entrar na água” alerta o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Onir Mocellin.

Essas correntes de retorno são a causa de 95% das ocorrências de afogamento em Santa Catarina, segundo o Corpo de Bombeiros. O comandante também explica que caso uma pessoa seja puxada por uma corrente de retorno ela não deve se afobar, nem tentar nadar diretamente contra a corrente em direção à areia. A orientação é que o banhista nade de forma paralela à faixa de areia, para conseguir sair da corrente de retorno.

Posts Relacionados

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer

Encontro em Brasília promovido pelas entidades hospitalares AHESC e FHESC discute desafios para a saúde em SC

Cota de aprendizes não pode ser flexibilizada por norma coletiva, decide TRT-SC

Cartórios facilitam a recuperação de receita pública em SC em convênios com o TJSC

Prefeitura de Brusque será reconhecida pela criação de plataforma de consulta sobre terrenos e construções no município