Atrativo é responsável por 1,5 mil empregos diretos e movimenta a economia local. Para celebrar o aniversário, uma programação especial foi preparada.
Responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos, os parques temáticos são um importante segmento do turismo brasileiro. De acordo com o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) – entidade que reúne 18 associados – juntos, os parques recebem cerca de 17 milhões de visitantes/ano. Em Santa Catarina, dezembro é especial para o turismo em razão da grande chegada de turistas brasileiros e estrangeiros, 8,9 milhões apenas no verão. Mas a temporada de férias também está sendo marcada pelas homenagens em comemoração aos 25 anos do Parque Beto Carrero World, um dos parques mais conhecidos na América do Sul.
O parque tornou-se uma referência para o turismo e o desenvolvimento da região, sendo responsável pela geração de 1,5 mil empregos diretos. Ali um símbolo brasileiro da economia do entretenimento em larga escala. O Beto Carrero World foi eleito em 2015, pelo site TripAdvisor, o melhor parque de diversões da América do Sul. Com o slogan “O tempo passa voando quando a gente se diverte”, a programação de aniversário se estende por todo o ano de 2017. Ainda este mês, no dia 29, será realizado um festival de música, o Villa Mix.
“O Ministério do Turismo está comprometido em contribuir para o fortalecimento desses atrativos, uma vez que eles são fundamentais para o fortalecimento da atividade turística no Brasil. Os parques temáticos podem contribuir de maneira significativa para que o brasileiro viaje cada vez mais pelo próprio país”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Inaugurado em 28 de dezembro de 1991, no município de Penha, litoral de Santa Catarina, o empreendimento foi batizado com o nome artístico de seu fundador, João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero. A fazenda, que abrigava um circo e brinquedos, hoje é um dos maiores parques temáticos do mundo. O local recebe, por ano, dois milhões de turistas. Os visitantes movimentam a economia local, principalmente agências de receptivo, hotéis e restaurantes do Vale do Itajaí. No passeio, os visitantes podem aproveitar mais de 100 atrativos em oito áreas temáticas, além de um zoológico completo.
BETO CARRERO – O menino pobre, João Batista Sérgio Murad, nascido em São José do Rio Preto (SP), sonhava em ser o Zorro brasileiro e trabalhar em um parque de diversões. Ele foi músico sertanejo, apresentador de rádio, publicitário, editor e artista de circo. Dessa aventura pelo mercado publicitário e artístico nasceu o personagem Beto Carrero, uma homenagem ao pai Alexandre Carrero, dono de um carro de boi na sua cidade natal. Familiarizado com o mundo dos rodeios e caubóis, e após uma visita aos parques da Disney, nos Estados Unidos, Beto Carrero resolveu construir, com recursos próprios, o maior parque temático da América latina e uma das âncoras do turismo de Santa Cantarina.
MODERNIZAÇÃO DOS PARQUES – Em audiência com o presidente do Sindepat, Alain Baldacci, na última semana, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, garantiu apoio a medidas que facilitem a modernização dos equipamentos brasileiros. A ideia é classificá-los como bens de capital, não bens de consumo, incluí-los na lista de produtos com tratamento tributário diferenciado do Mercosul e reduzir o imposto que incide sobre a importação desse tipo de equipamento sem similar nacional.