segunda-feira, setembro 29, 2025
Home Blog Page 2

Inspirado no Acústico MTV, Cambirela lança DVD em duas partes

Alegria e melancolia são interligadas pela sanfona, violões, baixolão e bateria em “Acústico em Dois Atos”, o novo DVD da Cambirela, banda de rock de Palhoça (SC). Com lançamento do Ato I no YouTube do grupo nesta semana, e o Ato II, no dia 30 de setembro, o show reflete a estética da banda, que é agridoce, chiaroscuro, unindo canções felizes e dramáticas com a mesma intensidade sonora. Gravado no Centro Cultural Laudelino Augusto Weiss e no CEU, o DVD é fruto do edital da Política Nacional Aldir Blanc, na cidade catarinense.

Assista o Acústico Ato I: https://www.youtube.com/watch?v=71bU4mGs5i4

Assista o Acústico Ato II: https://www.youtube.com/watch?v=6-TR08AxnBE

 

Lançando pela primeira vez um acústico, a Cambirela se inspira na série dos acústicos MTV, que ficaram famosos nas décadas de 90 e 2000, com uma estética que se aproxima dos clássicos. Na ânsia por renovar as músicas do primeiro EP, “Nós” (2023), enquanto encaixava os singles nos atos I e II, os rapazes inovaram até na construção melódica, como em “O Pedido”, que se tornou uma música mais rápida e animada.

 

“Conseguimos também incorporar no DVD alguns elementos que a gente curtia, como o violão de 7 cordas fazendo quase um dueto com a gaita em ‘Vermelho Fogo’”, destaca João “Pepe” Teles, baixista da Cambirela.

 

Inspiradora desde o início da banda, a cidade de Palhoça é pano de fundo, musa e agora também se torna o local onde o primeiro DVD foi gravado, passando por espaços importantes como o Centro Cultural Laudelino Augusto Weiss e o CEU.

“Nosso nome é literalmente o nome do morro-símbolo da Palhoça, e poder promover esses eventos de maneira gratuita na nossa cidade é certamente especial”, elogia Arthur Paim, vocalista, guitarrista e sanfoneiro da Cambirela.

 

O lançamento do DVD reforça a evolução da Cambirela enquanto músicos e profissionais da música. De olho no futuro, a banda se prepara para um novo momento na carreira, com novas músicas, nova presença nos palcos, posicionamento nas redes sociais e mais!

 

“O acústico nos deixa com certeza uma lição de como entregar não só uma música boa, mas um show legal para o nosso público. Enquanto nos preparamos para seguir na direção do nosso crescimento enquanto artistas”, destaca João.

 

Conheça a Cambirela

 

Fundada em 2019 por dois amigos que tocavam juntos desde a adolescência, a Cambirela é uma banda de Palhoça (SC), que surge da vontade de criar e mostrar a sua arte para o mundo. Sua estreia se dá com o lançamento do primeiro single e clipe “Submerso” (2023), que precede o EP “Nós” (2023). No último ano, lançaram o single “O Pedido”. Na estrada desde 2022, o grupo já participou de festivais como Borbulha, Uso Roupa Preta no Verão e 9ª Semana do Rock Catarinense. Neste meio tempo também já chegaram a abrir o show da banda carioca Menores Atos e do artista gaúcho Esteban Tavares (ex-Fresno).

 

Entre as principais influências da Cambirela estão bandas do rock alternativo pós-2000, tais como Los Hermanos, Supercombo, Selvagens à Procura de Lei, Scalene, Fresno, Zimbra e O Terno. Mas sem perder a proximidade da música local com forte presença da sanfona, tais como os cantores Luiz Marenco, Ivonir Machado e até o pop/folk de Esteban Tavares.

 

Ficha técnica

 

A Cambirela é formada por Arthur Paim (vocal, guitarra e sanfona), João Pedro Teles (baixo), Vitor Folster (bateria) e João Carlos (guitarra), contando ainda com o músico convidado Davi Miranda (piano). A realização e produção é da Dalsasso Produtora, com produção executiva de Emanueli Dalsasso e Gustavo Porto. A direção e direção de fotografia ficaram a cargo de Willian de Souza, enquanto a produção audiovisual é assinada pela Universo Grave. A direção de arte reúne Willian de Souza, João Carlos, Arthur Paim e Vítor Folster, que também dividem a direção musical com João Pedro Teles. A produção musical foi conduzida por João Pedro Teles, Vitor Folster, João Carlos, Arthur Paim e Misael Pacheco.

 

O Studio186 assina a captação de áudio, além da mixagem e masterização, sob responsabilidade do técnico de som Misael Pacheco, com assistência de Isaac Crescêncio. A montagem do DVD foi feita por Willian de Souza, enquanto as fotos still ficaram por conta de Elisa Imperial. A produção contou ainda com a assistência de Luiza Maciel Paim e Luiz Fernando. As locações foram o Centro Cultural Laudelino Weiss e o CEU Centro de Cultura Palhoça, com suporte técnico de Takashi Severo. O figurino é de Martha Calbuch, a iluminação de Tissier e o projeto gráfico de Leo Saconatto. A interpretação em Libras foi realizada pela ACATILS, com Rita Cabral, Karizy Fernandes e Luiz Cabral. A assessoria de imprensa é da Orbe Comunicação, e a distribuição digital é feita pela Tratore. A equipe dedica agradecimentos especiais a Takashi, Caio, Jeferson, Camila, Amanda e a todos os profissionais da Prefeitura de Palhoça/SC.

 

Acompanhe a Cambirela

 

Instagram: https://www.instagram.com/cambirela_

Youtube: https://www.youtube.com/@cambirela_

Fazzenda Park Resort se classifica em premiação focada na gestão de pessoas

O resort avançou para a fase final do Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC), com dois projetos finalistas em categorias diferentes.

O Fazzenda Park Resort, localizado em Gaspar (SC), foi reconhecido pelo Prêmio Ser Humano SC 2025, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC). Na 15ª edição, a premiação destacou o resort como um dos finalistas das categorias Desenvolvimento e ESG, com os cases Programa Semear e Programa de Idiomas: Espanhol – Comunicar para Encantar.

O Fazzenda Park Resort criou o Programa Semear em 2024 para acolher e apoiar as colaboradoras grávidas. O projeto oferece encontros semestrais com palestras de especialistas como doulas e pediatras, além de dinâmicas práticas sobre cuidados com o bebê. Os parceiros também podem participar, e os colaboradores homens com esposas grávidas são incluídos, reforçando o apoio às famílias. As futuras mamães ainda recebem um kit enxoval para se prepararem para a chegada do bebê.

“O Fazzenda foi construído sob os cuidados de uma família para que outras famílias também possam aproveitar momentos felizes. Por isso, nada mais justo do que ter esse olhar também para as famílias dos colaboradores, que são parte importante dessa história que o Fazzenda vem construindo”, explica Bárbara Alves, coordenadora de Desenvolvimento Humanos Organizacional (DHO) do resort.

Já o Programa de Idiomas: Espanhol – Comunicar para Encantar foi criado para capacitar os colaboradores e melhorar a comunicação com hóspedes, especialmente os latino-americanos. Inicialmente focado no espanhol, o programa também ajuda na integração de imigrantes e visa expandir para português e inglês. Desde 2023, o curso, que tem três módulos de seis meses e acontece durante o expediente, já beneficiou cerca de 169 funcionários, demonstrando o interesse da equipe em se qualificar. O projeto alinha-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que promove a educação de qualidade e aprimora as competências profissionais, o que contribui para a empregabilidade dos participantes.

“Temos percebido uma crescente de hóspedes que vêm de fora do Brasil, principalmente da América-Latina. Para melhorar ainda mais nosso atendimento, investimos nesse projeto de idiomas, que visa não só facilitar a comunicação entre os hóspedes estrangeiros e os colaboradores, mas torná-los profissionais ainda mais completos”, complementa Miriam Pacheco, gerente de RH.

A cerimônia de premiação dos cases ganhadores será realizada no dia 06 de novembro, na qual serão apresentadas as empresas Top 3 de cada categoria.

Sobre o Fazzenda Park Resort

Com mais de 25 anos no mercado da hotelaria e do turismo, o Fazzenda – que faz parte do holding FG Brazil – contempla em seus mais de 2 milhões de m² diversas atrações: piscina aquecida com mais de 3 mil m² (a maior do sul do país), cavalgada, passeios de bicicleta, áreas de lazer com mesas de ping pong, sinuca e pebolim, arvorismo, trilha com quadriciclo, além das apresentações especiais produzidas pela equipe recreativa do Fazzenda, os Fazzendásticos. E para tornar a experiência ainda mais completa, o Fazzenda é um resort all inclusive.

Influenciadora da Privacy faz “Teste de Fidelidade” por demanda com homens casados

Atriz realiza teste para os seguidores que estão desconfiados de seus parceiros

São Paulo, 26 de setembro de 2025 – Thalita Souza encontrou uma forma bem inusitada de lucrar através das plataformas de conteúdo adulto, como Privacy e OnlyFans. A atriz, que faz parte do quadro ‘Teste de Fidelidade’, do programa de João Kleber, na RedeTV!, revelou que realiza o teste por demanda para os seguidores que estão desconfiados de seus parceiros.

Já haviam me pedido para fazer testes de fidelidade, mas eu não curtia a ideia. Depois vi muitas meninas ganhando dinheiro com isso e pensei: por que não eu, que já faço isso na TV?”, disse Thalita em entrevista ao Splash, do UOL.

Quase a totalidade são de pessoas héteros. Mas já flertei até com uma mulher a pedido da namorada, e ela foi uma das poucas que foi fiel”, adicionou.

De acordo com Thalita, ela cobra R$ 600 reais por dia para manter conversas íntimas com a pessoa comprometida, atendendo por volta de dois clientes por dia. No fim, ela fatura aproximadamente R$ 50 mil por mês com esse tipo de serviço.

A atriz garante que normalmente seus seguidores ficam muito satisfeitos com o serviço, apesar dela ter algumas surpresas.

Eu fico imaginado a cara deles. No fim, elas me agradecem muito por terem se livrado desses relacionamentos. Mas já recebi mensagem de uma mulher que abriu a relação depois do teste”, apontou.

Fotos:

Instagram/@thalita.dfiel_
Thalita Souza

Balneário Camboriú participa da FIT América Latina 2025 com estande institucional e presença do trade

Com público esperado de mais de 100 mil pessoas, evento representa uma das maiores ativações internacionais em turismo do ano

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo, se prepara para participar da 29ª edição da Feira Internacional de Turismo (FIT) América Latina, em Buenos Aires, na Argentina. Conhecida por ser a maior feira do setor na América do Sul e uma das mais importantes do mundo, o evento inicia neste sábado (27) e segue até a próxima terça-feira (30).

Além do poder público, o estande da Secretaria de Turismo contará com a presença ativa de todo o trade turístico de Balneário Camboriú, incluindo representantes da rede hoteleira, agências de viagens, receptivos, parques e atrativos turísticos da cidade. A parceria fortalece o posicionamento de Balneário Camboriú como um dos principais destinos turísticos do Brasil, ao mesmo tempo em que amplia conexões comerciais e oportunidades de negócios no cenário internacional.

Segundo o secretário de Turismo, Evandro Neiva, a FIT é uma vitrine estratégica que conecta Balneário Camboriú aos principais emissores de turismo no Mercosul. “É uma importante oportunidade para mostrarmos a força do nosso destino, mostrarmos a qualidade de nossos atrativos e consolidarmos novas parcerias que impactam diretamente na economia e na geração de empregos em nossa cidade”, ressalta. Ele participará do evento acompanhado do diretor de Marketing e Projetos Turísticos da secretaria, Rafael Diogo Amâncio, e do analista administrativo, Nagel Mello.

Para o diretor Rafael Diogo Amâncio, a participação coletiva do setor — hotéis, atrativos, gastronomia e operadoras — demonstra a maturidade do destino e a capacidade de articulação público-privada. Rafael destacou ainda que o estande terá dois pavimentos, grandes imagens da cidade em alta resolução, painel de LED e sala de reuniões, funcionando como ponto de atendimento e local para encontros e reuniões com operadores internacionais.

A hoteleira e presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Andrezza Negrini, explica que a FIT é uma feira que une os empresários da América do Sul anualmente, um encontro que conta com a presença do trade da cidade e proporciona ótimas oportunidades de conexões.

“Balneário Camboriú fica ao lado de grandes destinos turísticos, mostrando a potência que somos e também como forma de nos conectarmos mundialmente. O mercado argentino gosta de nossa cidade e precisamos e devemos nos divulgar para eles, com as novidades que temos, como novos atrativos e até mesmo a praia alargada, que muitos deles ainda não conhecem. Balneário Camboriú vive um novo momento e precisamos apresentar isso. Destaco também a união do trade turístico com a Secretaria de Turismo, pois isso faz uma diferença no nosso posicionamento, marketing e promoção do destino, com todos juntos trabalhando pelo turismo de nossa cidade”, diz Andrezza.

Com essa participação, Balneário Camboriú reforça sua estratégia de promoção internacional e consolida sua posição como a Capital Catarinense do Turismo, ampliando sua visibilidade e seu potencial de atrair visitantes de diferentes mercados emissores.

BC Convention lembra o Dia da Secretária com homenagens e ação de apoio a captação de eventos

O Dia da Secretária é comemorado no próximo dia 30 de setembro e, com o objetivo de valorizar essas profissionais que são tão importantes para as instituições e no trabalho de captação de eventos, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, através do Projeto MICE 2025, promoveu uma ação especial na última quarta-feira (24), em Florianópolis, com um almoço para as secretárias de entidades parceiras.

Para o setor de Apoio à Captação de Eventos, a presença das secretárias é primordial, como explica a vice-presidente de Captação de Eventos do BC Convention, Adriana Both de Pin. “O BC Convention vem construindo esse relacionamento com as sociedades ao longo dos anos e a sua adesão é um fator muito positivo para fortalecermos as ações de prospecção de novos eventos para Balneário Camboriú”, diz.

Adriana aponta ainda que a ação visa reconhecer todo o trabalho e empenho que as secretárias dedicam no dia a dia de suas funções e também na realização de múltiplos eventos, pois são profissionais fundamentais para o sucesso dos eventos captados e também no processo de captação.

Desde 2022, o setor de Apoio à Captação de Eventos do BC Convention foi responsável pela vinda de 20 eventos para Balneário Camboriú, o que movimentou R$ 70 milhões e impactou diretamente 50 setores da economia local, como transporte, hospedagem, gastronomia, segurança, cerimonial, audiovisual, entre outros.

Palestra gratuita ensina lojistas de Itajaí a transformar fachadas em ferramentas de vendas

Evento acontece dia 1º de outubro no Itajaí Shopping e é voltado a todos os comerciantes da cidade

Na era em que a vitrine é o primeiro contato entre o cliente e a loja, entender como usá-la estrategicamente pode ser o diferencial entre ser notado ou passar despercebido. Pensando nisso, o Núcleo de Comércio da ACII (Associação Empresarial de Itajaí), em parceria com o Sebrae e com realização da Influënzi, promove a palestra “Vitrine Que Vende”, voltada a todos os lojistas da cidade. O evento, gratuito, será realizado no dia 1º de outubro (quarta-feira), às 10h30, no Arcoplex Cinemas, no piso L3 do Itajaí Shopping.

A palestra será conduzida pela especialista em Visual Merchandising e arquiteta Marina Marcolla, profissional reconhecida nacionalmente por sua atuação em projetos comerciais que aliam estética e estratégia para potencializar vendas. Marina promete trazer dicas práticas, acessíveis e aplicáveis ao dia a dia do varejo local.

“A vitrine é muito mais do que um espaço bonito. É um canal direto de comunicação com o consumidor. Se bem trabalhada, ela não só atrai, como converte”, destaca a palestrante.

Com o mote “Sua vitrine é sua primeira impressão”, o encontro busca despertar nos lojistas a importância de pensar a vitrine como um dos principais pontos de contato com o cliente, estimulando o consumo e valorizando os produtos expostos.

Serviço

O quê: Palestra “Vitrine Que Vende”

Com quem: Marina Marcolla – Arquiteta e especialista em vitrines e Visual Merchandising

Quando: 1º de outubro de 2025 (quarta-feira)

Horário: 10h30

Local: Arcoplex Cinemas – Itajaí Shopping (Piso L3)

Inscrições gratuitas e vagas limitadas:

https://eventos.superasistemas.com.br/e/checkout/Xm3xeIaPRpvP/preview

Organização e Apoio

Realização: Influënzi

Parceria: Núcleo de Comércio de Itajaí (ACII)

Apoio: Sebrae e ACII

Workshop reforça segurança do trabalho, meio ambiente e sustentabilidade nas obras da Aegea em Santa Catarina

Reforçando o compromisso com a segurança de colaboradores, fornecedores e da população, a Engenharia da Aegea de Santa Catarina promoveu, nesta semana, o 1º Workshop de EHS (Environment, Health and Safety – Meio Ambiente, Saúde e Segurança). O encontro reuniu representantes das empresas que atuam nas obras das concessionárias Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul, Águas de Palhoça.

O objetivo do evento foi reforçar os cuidados com a saúde e segurança de quem atua diretamente nas frentes de obras, além de motoristas, pedestres e moradores que convivem com as intervenções em seus municípios. Também foram abordados temas como sustentabilidade, gestão documental e obrigações ambientais, que fazem parte da rotina de excelência da engenharia do grupo.

Entre 2025 e 2030, a previsão é que as concessionárias da Aegea em Santa Catarina invistam cerca de R$ 1,4 bilhão em obras, com a construção de 103 novas instalações, 433 quilômetros de rede de abastecimento de água e mais de mil quilômetros de rede de esgotamento sanitário. Diante desse volume de investimentos, é essencial garantir que cada etapa seja realizada com responsabilidade, segurança e cuidado com o meio ambiente.

Durante o evento, o gerente de EHS da Corsan (RS), Tiago Santos e Souza, ministrou uma palestra sobre riscos, sinalização de obras, uso de barreiras físicas, cultura de segurança e prevenção de acidentes. “Segurança do trabalho é um compromisso de todos. Nosso objetivo é garantir que as pessoas saiam de casa para trabalhar e retornem seguras para suas famílias ao final do dia”, destacou.

Segundo Tiago, mais de 2.800 acidentes de trabalho fatais foram registrados no Brasil em 2023. Apesar dos desafios, o país possui referência em normas de segurança, e cada vez mais trabalhadores têm demonstrado consciência e responsabilidade ao adotar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como parte essencial da rotina.

“Temos visto avanços significativos na adesão ao uso de EPIs, o que mostra que muitos profissionais já entendem que segurança é um valor. A construção de uma cultura preventiva depende da conscientização diária e do exemplo nos canteiros de obras”, completou.

O workshop também foi espaço para troca de experiências. Marciel Rosseti, um dos participantes, ressaltou a importância do alinhamento entre contratantes e prestadores de serviço. “Foi um encontro muito rico em informação, especialmente na área de segurança, que já faz parte da nossa cultura. Não queremos jamais dar notícias tristes às famílias dos nossos colaboradores”.

Além da pauta de segurança, o evento abordou aspectos ambientais e administrativos fundamentais para o andamento das obras. Os participantes discutiram sobre segregação e gerenciamento de resíduos, armazenamento de produtos químicos, controle de ruídos e odores, uso adequado de banheiros químicos, bem como a elaboração de planos de emergência e a importância da documentação técnica atualizada.

A analista de engenharia Keli Lopes Leite destacou que o evento reforça o posicionamento da Aegea em buscar a evolução contínua na execução dos serviços. “Temos o compromisso de entregar um serviço de qualidade à população, independentemente da cidade. E para alcançar a excelência, concessionárias, fornecedores e colaboradores precisam estar alinhados com os mesmos valores e objetivos”, concluiu.

Equipes de BC participam da Copa do Brasil de Futsal de Surdos

Competição reúne atletas dos dois naipes em Cuiabá, no Mato Grosso

Duas equipes da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú embarcaram nesta quinta-feira (25) com destino à Cuiabá, no Mato Grosso, onde representarão o município na Copa do Brasil de Futsal de Surdos. As partidas iniciam na sexta-feira (26) e seguem até domingo (28).

A equipe feminina vai em busca do bicampeonato, enquanto a masculina busca seu primeiro título na competição. A primeira disputa do masculino acontece às 10h de sexta-feira, contra a Associação Campo Grande de Surdos (ACGS/MT). Já a feminina enfrenta o time do Espírito Santo, às 16h.

A coordenadora do paradesporto de surdos de Balneário Camboriú, Aline Grinwald, destaca a importância de estarem presentes na Copa do Brasil de Futsal de Surdos.

“A competição é o evento máximo do calendário da Confederação Brasileira de Surdos, sendo também a principal competição anual das equipes. Voltamos recentemente de um Parajasc muito disputado que serviu de preparação e ajustes táticos. As expectativas são as melhores”, disse. A equipe masculina garantiu o 2° lugar nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) 2025, que encerrou no último fim de semana.

No naipe feminino, a competição reúne sete equipes em um único grupo. No masculino, são 24 equipes em oito grupos. A FME está no grupo G, com equipes do Mato Grosso e Goiás.

__________________
Informações adicionais:

Fundação Municipal de Esportes
(47) 3267-7086

Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Maurício Esportes e Divulgação PMBC
(47) 3267-7022

Balneário Camboriú realiza entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência

Evento acontece nesta sexta-feira (26), às 18h30, na Casa da Família

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, realiza, nesta sexta-feira (26), a entrega oficial da Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência, Cadastro e Inclusão. O evento acontece na Casa da Família (Rua 3100, 876 – Centro), a partir das 18h30, e reunirá beneficiários, autoridades e convidados.

“Desde o início da nossa gestão estamos trabalhando para o fortalecimento das políticas públicas para pessoas com deficiência, o que faz com que este momento seja ainda mais especial para mim, pois me sinto realizada em ver o projeto avançando e garantindo os direitos e o espaço das pessoas com deficiência. Preciso destacar também, que Balneário Camboriú será a primeira cidade catarinense a adotar um serviço de tradução simultânea voltado ao atendimento da comunidade surda nos serviços públicos municipais”, destaca a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan.

O secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, explica que com a carteirinha, a pessoa com deficiência consegue comprovar sua condição, garantindo assim o acesso a direitos previstos na legislação brasileira. “A entrega das carteirinhas ocorre em um mês muito significativo para a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Em setembro, além do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, temos o Dia Nacional do Atleta Paralímpico e o Dia da Conscientização e Visibilidade Surda. Com essa iniciativa, nosso objetivo é dar mais autonomia e dignidade aos beneficiários”, ressalta o secretário.

Inicialmente, serão entregues 100 carteirinhas, direcionadas a pessoas com deficiências física, visual, auditiva, intelectual, autismo, múltiplas e ocultas.

Atendimento prioritário

Com a carteirinha, o usuário poderá comprovar a condição de deficiência no acesso a direitos garantidos pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), incluindo o atendimento prioritário nos serviços municipais. “Iniciativas como essa são essenciais para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência, promoção de cidadania, igualdade, combate ao capacitismo e, principalmente, ofertar dignidade e autonomia, eliminando barreiras que permitam o acesso de forma igualitária”, complementa a coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Gévelyn Almeida.

Para ter acesso ao benefício, a pessoa com deficiência deve procurar a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e apresentar a documentação necessária: documentos pessoais (identidade e CPF), comprovante de residência, laudo médico detalhado com o CID e a caracterização da deficiência e relatório social.

________________________
Informações Adicionais:

Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3267-7170

Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Camila Lourenço e Beatriz Nunes
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022

Ruas do Bairro Nova Esperança recebem recuperação asfáltica

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Obras, realizou diversos serviços de recuperação asfáltica em ruas do Bairro Nova Esperança. O trabalho começou na última semana, com a retirada do asfalto antigo e a preparação da base para receber a nova camada de asfalto quente.

Na quarta-feira (24), as ruas Alécio Domingos Linhares e Boa Vista passaram por recuperação asfáltica. Nesta quinta-feira (25), os trabalhos seguiram para a Rua Paulo Marciano Cunha. Anteriormente, a Rua José Honorato da Silva também havia recebido a intervenção.

“Esta operação, que chamamos de Tapa-Buraco, tem como objetivos melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança viária para motoristas e pedestres em pontos onde o asfalto apresenta fissuras ou está deteriorado. Este é um trabalho contínuo, feito por toda a cidade, e que chegará a outros pontos em breve”, explicou o secretário de Obras, Cristiano dos Santos.

___________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Obras
(47) 3267-7031

Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Pedro Henrique Homrich
Fotos: Matheus Fernandes
(47) 3267-7022

Balneário Camboriú participa de formação de educação ambiental promovida pelo MEC/IFC

Município esteve representado por departamentos da área de educação ambiental da Emasa e Semam

Nesta semana, servidores da Gerência de Educação Ambiental de Balneário Camboriú, da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), e do programa Terra Limpa, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semam), participaram da formação “Educação Infantil Ambiental: Infâncias, Territórios e Horizontes de Transformação”, realizada na sede do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Camboriú, com apoio do Ministério da Educação (MEC).

A proposta metodológica da formação alia teoria e prática, promovendo o debate sobre conflitos socioambientais locais e regionais e incentivando a construção de projetos coletivos e de narrativas de experiências no trabalho com as crianças, tanto em escolas como em outros espaços educativos.

Para a assessora pedagógica da Emasa, Simone Ricardo, a participação no encontro amplia as possibilidades de atuação da Gerência de Educação Ambiental da autarquia. “Foi um momento muito rico de trocas e reflexão, que fortalece nosso compromisso em levar para a rede de ensino práticas pedagógicas transformadoras. A formação nos dá subsídios para trabalhar com as crianças a partir do pertencimento ao território, da consciência socioambiental e da preparação para os desafios da crise climática”, destacou.

O encontro reforça a importância da integração entre saberes populares e acadêmicos para a promoção de uma educação infantil ambiental transformadora, com foco na resiliência profissional, na justiça climática e em escolas mais sustentáveis e acolhedoras.

Informações Adicionais:
Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA)
(47) 3261-0000
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Rafael Weiss
Foto: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022