quarta-feira, janeiro 15, 2025
Home Blog Page 2

Programa “De Olho no Óleo” arrecada 2,6 mil litros em 2024 e beneficia o meio ambiente e a comunidade

O programa “De Olho no Óleo”, uma iniciativa das concessionárias Águas de Camboriú, Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha e Águas de Bombinhas, alcançou um marco importante em 2024: a coleta de 2.600 litros de óleo de cozinha usado. Somente em dezembro, foram arrecadados 295,5 litros. Ao todo, o programa conta com 50 ecopontos espalhados pelas quatro cidades, destes 10 foram instalados em dezembro do ano passado.

Raquel Garcia Helm, analista de responsabilidade social das concessionárias, e responsável pelo Programa de Olho no Óleo, explica que a destinação correta do óleo de cozinha, a preservação do meio ambiente e o apoio a entidades locais são os principais objetivos do programa. Cada cidade possui suas particularidades. Em Bombinhas, por exemplo, a iniciativa beneficiará a AMA.

Como participar

A participação é simples. Os ecopontos são instalados em locais estratégicos para que a população possa descartar o óleo de cozinha usado de forma correta. Além disso, bares, restaurantes, hotéis, lanchonetes e condomínios também podem aderir ao programa e contribuir para a coleta.

“O programa “De Olho no Óleo” traz benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a comunidade”, acrescenta Raquel. Ao evitar que o óleo seja descartado de forma inadequada, o programa contribui para a preservação dos recursos hídricos e reduz a poluição. Além disso, a venda do óleo arrecadado gera recursos financeiros que são destinados a instituições locais, como a AMA, fortalecendo o setor social.

De Estrela do Sul para o Mundo: Ângela Carvalho, a Atleta Fitness que Ama Rodeios e o Estilo de Vida Rural

Aos 37 anos, Ângela Carvalho tem conquistado os holofotes por sua impressionante história de vida que une o universo country ao mundo fitness. Natural de Goiás, mas atualmente morando em Estrela do Sul, Minas Gerais, Ângela não apenas carrega o amor pela vida no campo, mas também é referência em sua cidade por seu estilo de vida saudável e dedicação ao esporte.

Criada na roça, ela sempre foi apaixonada pelo estilo country e pelos rodeios – uma paixão que ganhou ainda mais força após se casar com um peão de rodeio. “Estou em todos os rodeios”, brinca Ângela, que vê nesse mundo uma conexão com suas raízes e sua essência.

Mas foi há seis anos que ela decidiu transformar sua paixão pelo esporte em profissão. Dona de uma academia em sua cidade, Ângela também se tornou atleta fitness, dividindo seu tempo entre a preparação para competições e a administração do espaço que inspira outros a adotarem uma vida mais saudável.

Com sua rotina agitada entre treinos e viagens para acompanhar o marido nos rodeios, Ângela mostra que é possível equilibrar tradições e modernidade, sendo uma verdadeira inspiração para aqueles que buscam um estilo de vida equilibrado e cheio de propósito.

Ângela Carvalho é a prova de que determinação e amor pelo que se faz são os ingredientes perfeitos para o sucesso – seja no mundo fitness ou nos rodeios!

Férias Divertidas no Balneário Shopping: programação gratuita garante diversão e arte ao público infantil

Uma agenda infantil repleta de diversão, oficinas, cultura, interação com personagens e espetáculos musicais farão parte das “Férias Divertidas do Balneário Shopping” neste mês de janeiro. De 16 a 30, a Praça de Eventos do empreendimento receberá shows, oficinas de escavação de fósseis, estação de maquiagem e oficinas de fantoches em parceria com Grupo Oceanic, Estrela Beauty e Puket.

A agenda abre no dia 16 com pocket show de A Bela e a Fera, às 19h, em frente ao Wow Park. O clássico conto da Disney celebra a força do amor da e beleza interior em uma apresentação curta e envolvente em que o público será transportado para o castelo encantado onde a Bela e a Fera compartilham momentos de desafio e descoberta. Ao final do show, será possível tirar fotos com os personagens mediante inscrição via APP AJFans, com inscrições limitadas e gratuitas a 250 crianças. Quem estiver inscrito para esta apresentação garante, automaticamente, acesso à área VIP do show Lilo & Stitch,  que ocorrerá no dia 30 de janeiro no Balneário Shopping.

Dinossauros no shopping

De 17 a 30 de janeiro, a Praça de Eventos receberá um cenário especial do Férias Divertidas, em parceria com o parque Aventura Jurássica, do Grupo Oceanic. Dinossauros mecatrônicos de até 4 metros de altura, a exemplo de um Tiranossauro Rex, farão interação com o público e estarão disponíveis para fotos. Diariamente, o Balneário Shopping também promoverá oficinas gratuitas de escavação de fósseis no espaço, sempre das 14h às 17h, com inscrições pelo APP AJFAns.

No dia 21 de janeiro, será a vez da Puket do Balneário Shopping promover oficinas de fantoches abertas às crianças. Com materiais recicláveis, os pequenos poderão criar seus próprios personagens, que poderão ser levados para casa. As oficinas ocorrerão das 14h às 17h, com inscrições limitadas e gratuitas que também podem ser realizadas pelo APP AJFans.

Estação de maquiagem e beleza

Quem curte maquiagem e produtos de bem-estar vai adorar a atividade especial que a marca Estrela Beauty promoverá no dia 22 de janeiro no espaço do Férias Divertidas. No local, será possível passar por um dia de beleza, incluindo estação de esmaltação infantil, penteados e maquiagem beauty e artística. Neste dia, serão abertas 50 vagas com horário agendado, igualmente com inscrições pelo APP AJFans.

A programação do Férias Divertidas será encerrada no dia 30 de janeiro, com apresentação do musical infantil Lilo & Stitch, com início às 19h30, na Praça de Eventos. No show, Lilo e sua irmã Nani se unem ao adorável e travesso Stitch para proteger sua pequena ilha do vilão galáctico Saturnito, que ameaça roubar o stitch e dominar o universo.  Com bailarinos que trazem à vida as cores e a energia do Havaí, o espetáculo combina coreografias vibrantes, canções emocionantes e momentos de pura comédia enquanto os heróis tentam frustrar os planos de Saturnito. Gratuito e aberto ao público, o show contará com 300 lugares na área VIP, cujo espaço pode ser garantido com inscrições pelo APP AJFans.

 

Wow Park: a novidade do verão

 

Nestas férias, o público também pode conferir a nova opção de diversão e entretenimento para crianças e adultos no Balneário Shopping. No Wow Park – parque de trampolins com diferentes experiências multissensoriais – é possível se divertir em atrações como a Escalada, Piscina de Espumas, Free Jump, Basquete, Giro Radical, Ponte Radical, Batak, Batalha de Cotonetes e Desafio Ninja, além de espaço para festas.

O ambiente é intergaláctico: tem decoração de astronautas, planetas, foguetes, estrelas, elementos neon, luz negra, cenografia futurista, personagens autorais, alta tecnologia e diversas formas de interação. O Wow Park fica situado no piso L1 e abre ao público de segunda a sábado, das 11h às 23h, e aos domingos e feriados das 14h às 21h.

O Balneário Shopping também conta com uma programação completa das principais estreias de cinema, além de restaurantes e confeitarias com delícias que vão ganhar o paladar dos pequenos, incluindo sorvetes, lanches, sucos naturais, docinhos e bolos confeitados.  Para conferir todas as opções do empreendimento basta acessar www.balneariocamboriushopping.com.br.

 

AGENDA

Férias Divertidas do Balneário Shopping

Local: Praça de Eventos do Balneário Shopping (acesso principal)

Data: 16 a 30 de janeiro

Valor: Gratuito

Inscrições: APP AJFans (disponível para IOS e Android)

 

Pocket Show A Bela e a Fera

Data: 16 de janeiro

Horário: 19h

Inscrições limitadas pelo APP AJFans

 

Oficina de Escavação de Fósseis

Data: 17 a 30 de janeiro

Horário: 14h às 17h

Inscrições limitadas pelo APP AJFans

 

Oficina de Fantoches

Data: 21 de janeiro

Horário: 14h às 17h

Inscrições limitadas pelo APP AJFans

 

Estação de Maquiagem e Beleza

Data: 17 a 30 de janeiro

Horário: 14h às 17h

Inscrições limitadas pelo APP AJFans

 

Show Musical Lilo & Stitch

Data: 30 de janeiro

Horário: 19h30

Inscrições limitadas pelo APP AJ Fans

Viagens corporativas: como equilibrar negócios e lazer

Equilibrar trabalho e lazer em viagens corporativas é possível com um bom planejamento

Atuar em um cargo ou profissão que faz viagens corporativas com frequência pode trazer um certo status de “glamour”. Muitas pessoas pensam que, por viajar a trabalho, é possível curtir os destinos que se conhece, mas nem sempre isso é verdade.

As viagens corporativas podem ser, ao mesmo tempo, um sonho e uma experiência cansativa – porém, com o planejamento correto, é possível incluir os cuidados com a saúde, os compromissos profissionais e o lazer.

 

Destinos que equilibram infraestrutura e lazer

Ao planejar uma viagem corporativa, é extremamente importante ter um roteiro bem definido da sua rotina durante a viagem – e, para isso, é importante conhecer ou pesquisar ao menos um pouco sobre o destino em que você pousará.

Cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, por exemplo, que têm grandes centros empresariais, também podem trazer uma combinação perfeita de trabalho e lazer.

Após um dia intenso de reuniões, é possível aproveitar visitas a museus, teatros ou simplesmente curtir praias, no caso do Rio, e parques urbanos, no caso de São Paulo e Curitiba. O mesmo acontece em cidades internacionais como Londres, Barcelona e Nova York.

Mas não só: escolher um hotel que tenha opções de lazer, como piscinas e hidromassagens, pode fazer toda a diferença na estadia.

 

Foco na rotina equilibrada

Com o destino bem pesquisado, é possível planejar a sua rotina de maneira mais aprofundada. Anote todos os horários em que será necessário trabalhar e as tarefas para cada horário, incluindo cafés da manhã e almoços ou jantares que também são de trabalho. Prefira agendar reuniões em horários concentrados; por exemplo: agendar reuniões somente no período da tarde ou somente no período da manhã, e deixe o final do dia livre para as suas atrações de lazer.

Outra dica é aproveitar os períodos de espera, como aeroporto ou entre reuniões, para fazer uma caminhada ou conhecer algum restaurante ou café que seja interessante para você.

 

Tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada para que você consiga gerenciar a sua agenda e suas atividades durante o período da viagem. Aplicativos voltados para produtividade, como calendários compartilhados e ferramentas de videoconferência, podem ajudar a otimizar o tempo.

Conte, também, com inteligências artificiais para sugestões de rotina e horários, conforme as suas necessidades.

Foto: iStock

Santa Catarina tem 10 atrasos de voo por dia que resultam em disputas na Justiça

Consumidor tem direito à reparação por conta de prejuízos que tenham sofrido; em 2024, volume total de processos novos no estado chegou a 3.455

 

Santa Catarina contabilizou 3.455 novas ações judiciais relacionadas a atrasos de voo entre janeiro e novembro de 2024. É o que aponta levantamento inédito com base no BI (Business Intelligence) do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), por meio da consolidação dos dados e da verificação dos assuntos presentes nas tabelas de gestão processual do órgão. Esse número representa uma média de 10 processos ajuizados por dia no estado.

O volume de processos deste ano apresentou um aumento em relação a 2023, quando Santa Catarina registrou 2.412 novos processos. O crescimento mais significativo no estado foi registrado entre 2022 e 2023, quando o volume saltou de 1.218 para 2.412 ações, um aumento de 98,03%.

No cenário nacional, o Brasil registrou 99.426 novas ações judiciais relacionadas a atrasos de voo entre janeiro e novembro de 2024, o que equivale a uma média de 297 processos por dia. Os estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro concentram a maior parte das ações. São Paulo lidera o ranking com 17.483 casos no período, uma média de 52 por dia, seguido pela Bahia, com 14.710 processos, e uma média de 44 por dia, e o Rio de Janeiro, que contabilizou 9.314 ações, uma média de 28 por dia.

Esses processos são motivados principalmente por passageiros buscando reparação por prejuízos causados por atrasos e cancelamentos de voos, questões que têm sido tratadas judicialmente de forma crescente. O aumento dos casos reflete a insatisfação dos consumidores com a falta de resoluções eficazes por parte das companhias aéreas e a busca por compensações financeiras por danos materiais e morais.

Segundo Mayra Sampaio, advogada especializada na área, o aumento dos processos está diretamente relacionado à incapacidade das companhias aéreas de resolverem essas questões de forma adequada e em tempo hábil. “Esse alto número acaba não só impactando esses processos a terem uma rápida solução, mas também o consumidor deve ter seus direitos respeitados, e infelizmente, não é o que tem acontecido por parte das companhias aéreas. Desta forma, talvez esse alto número acabe influenciando as companhias a reverem suas políticas para evitarem esses problemas judiciais”, afirma.

Já para Henrique Arzabe, advogado especialista em Direito do Consumidor e sócio do Arzabe Advogados Associados, o número de ações crescente mostra que, apesar da recuperação do setor aéreo após a pandemia, as companhias aéreas ainda enfrentam desafios para oferecer um serviço eficiente. “O crescimento de casos pode ser um indicador para que as companhias revejam suas práticas e evitem recorrências judiciais, buscando soluções mais rápidas e eficazes para os consumidores”, conclui.

O advogado ainda explica que a diferença entre atraso e cancelamento de voo está na execução do serviço, com impactos distintos para o passageiro. “O atraso ocorre quando há uma nova previsão de partida e o voo é realizado, mesmo fora do horário inicial. O cancelamento, geralmente, implica maiores prejuízos para o passageiro, como a perda de compromissos ou diárias de hospedagem, além do transtorno de ter que replanejar toda a viagem”, ressalta.

Brisa Nogueira, advogada especializada em Direito do Consumidor e sócia do Brossa & Nogueira Advogadas, alerta que o tempo de espera é um fator determinante para os direitos do consumidor em casos de atraso de voo. “Em termos de direito do consumidor em relação ao atraso no voo, nós precisamos pensar quantas horas o consumidor fica ali à disposição da companhia aérea para que seja dada, se for dada, alguma providência. Até duas horas há ali uma pendência de alimentação, especialmente despesas com água e comida. Excedendo-se quatro horas de espera e havendo a necessidade de pernoite no aeroporto, é necessário que a companhia aérea faça o custeio de hospedagem, bem como transporte de deslocamento e retorno ao aeroporto, sem prejuízo do direito do consumidor de ser alocado no próximo voo, havendo disponibilidade”, afirma.

Brisa também ressalta a importância de reunir provas para reivindicar direitos de forma mais eficaz. “É muito importante o consumidor constituir a prova. Primeiro, prova do atraso do voo e, também, dos prejuízos. Se a empresa oferecer algum voucher, é importante registrar isso. Principalmente, se a empresa não o ofereceu, é fundamental ter a prova de que, por exemplo, o atraso gerou outro tipo de prejuízo, como a perda de uma diária de hotel ou reserva de carro. Relembrando que, a partir de quatro horas de atraso injustificado, é devido dano moral ao consumidor”, pontua a advogada.

Por fim, é importante destacar a importância de os consumidores conhecerem seus direitos e estarem preparados para buscar reparação em caso de prejuízos causados por atrasos ou cancelamentos de voos. O advogado Henrique Arzabe afirma que o consumidor deve estar atento aos seus direitos e não pensar duas vezes quando for buscar reparação caso se sinta prejudicado. “As companhias aéreas têm a obrigação de oferecer um serviço adequado e de prestar assistência, independentemente do motivo do atraso ou cancelamento. Até porque, pequenos atrasos podem causar prejuízos significativos para o cliente, como perder uma conexão ou uma reserva. Por isso, documentar tudo é essencial para garantir que seus direitos sejam respeitados”, conclui.

Foto: Rovena Rosa Abr

FEMUSC lança e-book com dicas para turistas aproveitarem Jaraguá do Sul

O 20º  FEMUSC – Festival de Música de Santa Catarina , que reúne músicos e turistas do Brasil e do mundo lançou um e-book gratuito com sugestões de turismo e gastronomia para quem tem interesse em aproveitar a cidade e Jaraguá do Sul. O conteúdo completo em Português, Inglês e Espanhol está disponível na sessão “Guia para Turistas” na Área do Participante do site  oficial  do FEMUSC.
O e-book está dividido em cinco áreas: Autocuidado, Natureza e Contemplação, Passeios de Bicicleta, Passeios Turísticos, Comida e Diversão. Acesse ele clicando aqui.
Os roteiros turísticos incluem desde visitas a locais históricos, como a Casa Rux,  enxaimel, que conta a história de 5 gerações de uma família, até passeios exclusivos, como a rota de cervejarias premiadas e passeios diferenciados com a conhecida Kombelume, um veículo estilizado que explora toda  região.
Para turistas mais aventureiros, há sugestões de trilhas pelos arredores da cidade e para os visitantes que buscam calmaria, são listados restaurantes e spas relaxantes.
Passeios guiados
Além das sugestões e dicas, o e-book oferece passeios conduzidos por guias locais. Os contatos para aquisição de pacotes estão sinalizados ao lado de cada atividade.
Acompanhe o 20º FEMUSC pelo YouTube
As séries Grandes Concertos  e Momento Springman, do FEMUSC 2025, e serão transmitidas diariamente  ao vivo, às 19h, e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube: Instituto  FEMUSC.
Os vídeos dos concertos também ficarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.
Sobre o FEMUSC
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o FEMUSC conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina. O FEMUSC é uma realização da SCAR – Centro Cultural, Instituto FEMUSC e Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Foto: Divulgação

Nova aceleradora de startups catarinense chega ao mercado com meta de faturar R$ 35 milhões

Fundado pelo empresário Filipe Bento, o Atomic Group é um ecossistema de inovação que une aceleradora de startups e soluções educacionais

O mercado de tecnologia e inovação no Brasil segue em expansão acelerada, movido por startups disruptivas e iniciativas que conectam soluções globais à realidade nacional. É nesse cenário promissor que surge o Atomic Group, um novo ecossistema de inovação que promete transformar ideias em negócios de alto impacto.

Com sede em Santa Catarina, um dos principais polos tecnológicos do país, e atuação em todo o território nacional, o Atomic Group reúne sete empresas sob uma estratégia integrada para impulsionar o crescimento de startups e fomentar o acesso à educação de qualidade. Entre os negócios que compõem o grupo estão a Br24 e a Atomic Apps, já consolidadas no mercado, além de cinco novas iniciativas: Atomic Ventures, Atomic Education, Atomic Partners, Atomic Capital e Atomic Data.

A meta é audaciosa: faturar R$ 35 milhões em 2025 por meio de um portfólio diversificado de produtos e serviços que atendem demandas emergentes no mercado de inovação. “Trata-se de um ecossistema que impulsiona startups com soluções de crescimento e aceleração, transformando ideias em negócios de sucesso”, explica Filipe Bento, fundador e CEO do Atomic Group.

Com essa visão arrojada, o Atomic Group busca se consolidar como um player estratégico, não apenas para startups, mas também para investidores e parceiros que enxergam inovação e buscam um crescimento atômico!

Filipe Bento é também o fundador da Br24, empresa criada há sete anos e que carrega o título de parceira Bitrix24 de maior impacto no mundo! Com um crescimento expressivo, a Br24 fecha o ano com um faturamento de R$ 20 milhões, consolidando-se como referência no setor.

Esse sucesso foi um dos catalisadores para a criação do Atomic Group. “Vamos impulsionar canais de tecnologia e parceiros que têm base potencial para escalar, como nós escalamos”, afirma o CEO. Com a formação da holding, a Br24 passa a ter uma nova liderança: Fernanda Oliveira assume como Diretora Executiva, trazendo uma visão estratégica para os próximos passos da empresa.

Além disso, o grupo conta com nomes de peso em suas empresas: Djeison Silva como sócio da Atomic Apps, e Gustavo Abdala como sócio da Atomic Ventures, reforçando a expertise e a visão de negócios em frentes estratégicas do ecossistema.

De largada, o Atomic Group coloca em evidência duas de suas novas frentes de atuação:

  • Atomic Ventures, uma aceleradora de startups com uma tese de investimento inovadora, baseada no modelo de “canal for equity”, em que startups recebem impulsionamento por meio de canais de vendas em troca de participação societária. “Nosso objetivo é pegar na mão de startups em estágio precoce e colocá-las no mercado, atendendo a uma necessidade urgente de recursos que muitas enfrentam devido aos desafios econômicos atuais”, explica Filipe Bento.
  • Atomic Education, o braço educacional do grupo, que desenvolverá produtos de capacitação e formação para preparar empresários para o crescimento sustentável.

“Percebemos que, de 2023 para cá, devido à conjuntura internacional e aos altos juros no Brasil, as startups têm enfrentado dificuldades para captar recursos. A Atomic Ventures surge como uma resposta estratégica a esse cenário”, completa Filipe.

As Frentes do Atomic Group
O grupo divide suas operações em duas categorias principais: novas empresas e empresas já consolidadas.

Novas empresas:

  • Atomic Ventures: aceleradora de startups com modelo baseado em “canal for equity”. Início das operações previsto para 2025.
  • Atomic Education: responsável por produtos educacionais, com início das operações no primeiro trimestre de 2025.
  • Atomic Partner: voltada para comunidades e colaborações entre canais e parceiros do grupo. Previsão de operação em 2025.
  • Atomic Capital: braço de investimentos, que constituirá um fundo para que empresas parceiras invistam em startups. Lançamento previsto para 2026.
  • Atomic Data: unidade de inteligência de dados, responsável por transformar a experiência acumulada em ativos estratégicos. Início das atividades em 2027.

Empresas consolidadas:

  • Br24: a origem do Atomic Group, segue como parceira oficial do Bitrix24, com Fernanda Oliveira à frente como Diretora Executiva.
  • Atomic Apps: detentora dos produtos Powerbot e Powerzap, segue inovando e expandindo sua atuação no mercado.

Com uma estrutura robusta e objetivos claros, o Atomic Group chega ao mercado como um novo protagonista no cenário da inovação brasileira, reafirmando o potencial de Santa Catarina como berço de tecnologia e empreendedorismo.

Outras informações estão disponíveis no site: www.atomicgroup.com.br

Divulgação
Filipe Bento

Pesquisa aponta o ranking dos assuntos mais engajados nas plataformas de vídeo em 2024

Winnin revela que em 2024, Beleza e Cosméticos foi o assunto de vídeo mais consumido na internet

São Paulo, janeiro de 2025 — A Winnin, plataforma que usa IA proprietária para mapear tendências culturais a partir do consumo de vídeos na internet, revela o ranking de 2024 sobre os temas mais engajados nas principais plataformas, no Brasil. De acordo com o levantamento da Winnin, Beleza e Cosméticos liderou o engajamento em 2024, com 1,07 milhão de interações médias por vídeo, atingindo seu maior pico em abril, por influência da trend “Asoka Makeup Trend”.

Em seguida, destaca-se o tema Celebridades e Influenciadores, onde as fofocas e atualizações sobre a vida de personalidades como Virgínia, Hytalo Santos e Viihtube alcançaram uma média de 1,05 milhão de engajamentos por vídeo. Outro tema que se sobressaiu no último ano foi Religiões e Esoterismo, com uma média de 926 mil de engajamentos por vídeoconquistando um público fiel, especialmente entre os jovens de 25 a 34 anos.

O tema Relacionamentos manteve um engajamento constante ao longo do ano, com uma média de 842 mil interações. Esse desempenho reflete o interesse contínuo do público em tópicos como amor, amizade e conexões interpessoais, que sempre geram discussões e identificação nas redes.

Já o futebol, a paixão nacional, ocupou a quinta e última posição em engajamento, com uma média de 711 mil interações. O YouTube se destacou como a principal plataforma para mais de 70% dos conteúdos criados ao longo do ano, reforçando seu papel como o palco favorito para discussões, análises e momentos emocionantes do esporte.

Com dados atualizados em tempo real e insights profundos sobre as preferências e comportamentos do público, a Winnin se destaca como uma ferramenta essencial para empresas que são mais relevantes na cultura. Com mais de 600 mil nichos mapeados e análises em tempo real, a plataforma oferece informações valiosas que ajudam marcas e empresas a ajustar suas estratégias de marketing conforme os interesses mais relevantes do público.

“Os dados de 2024 mostram que a relevância cultural das marcas vai muito além do óbvio. Temas como Beleza, Celebridades e Religião – que inclusive apresentou um crescimento expressivo entre audiências mais jovens -, lideraram o engajamento porque conectam diretamente com as paixões e aspirações das pessoas. Entender essas dinâmicas culturais não é mais opcional; é essencial para criar estratégias que realmente se conectem com as pessoas. A capacidade de mapear tendências com precisão, como fazemos na Winnin, permite que as marcas estejam sempre um passo à frente na conversa digital.”, comenta Pedro Drable, Head de Strategy da Winnin.

Sobre a Winnin

Winnin é uma plataforma que usa uma IA proprietária para mapear tendências culturais a partir do consumo de vídeos na internet. A IA foi desenvolvida 100% internamente, com mais de 600.000 nichos mapeados e é capaz de analisar os dados dos consumidores em tempo real, ajudando as marcas a entenderem melhor seu público e desenvolverem estratégias assertivas para se conectar com ele.

Vai começar a maior feira para noivos! 5ª edição da Feira Coisas de Noiva será realizada em fevereiro

O universo dos casamentos vai brilhar ainda mais em 2025! Nos dias 11 e 12 de fevereiro, o Joinville Square Garden será palco da tão aguardada 5ª edição da Feira Coisas de Noiva, o maior e mais encantador evento de noivas do norte de Santa Catarina.

Consolidada como referência no segmento, a Feira promete emocionar noivos, noivas e profissionais da área com experiências exclusivas, tendências inovadoras e os melhores fornecedores do mercado.

Mais do que um evento, a Feira Coisas de Noiva é um convite para sonhar e planejar. Desde vestidos de tirar o fôlego até soluções criativas em decoração e tecnologia, tudo estará lá para tornar o grande dia ainda mais inesquecível.

🌸 O que esperar:

Os melhores expositores do setor;

Novidades exclusivas e tendências para 2025;

Experiências inspiradoras e atividades interativas.

Sorteio de uma viagem  de lua de mel entre os contratos fechados durante a feira;

Siga @coisasdenoiva.com.br para acompanhar todas as novidades e não perder nenhum detalhe sobre atrações e expositores. Este é o evento que vai transformar os seus sonhos em realidade!

Serviço

Feira Coisas de Noiva 2025
Local: Square Garden Joinville
Data: 11 e 12 de fevereiro
Horário: 18 às 23 horas
Ingressos: $20,00

Férias: 5 dicas de brincadeiras offline

Especialista explica porque o brincar é uma atividade essencial na infância e dá dicas de como explorar brincadeiras longe das telas

As férias de verão reservam momentos em família e diversas atividades em conjunto. O período também é oportuno para criar, aprender e realizar brincadeiras longe das telas. O brincar está entre as atividades essenciais para as crianças, que além de diversão, proporciona o desenvolvimento e a aprendizagem.

É por meio das brincadeiras que as crianças criam ferramentas para o desenvolvimento e bem estar. “Sempre é importante reforçarmos aos pais e responsáveis que o brincar para as crianças não é uma atividade meramente lúdica, mas é a forma com que ela vai construindo seu universo, expressa seus sentimentos e dialoga com o mundo a sua volta”, revela Andreia Aparecida de Castro, diretora do Marista Escola Social Ir Lourenço, que atende gratuitamente crianças  e adolescentes gratuitamente na Zona Leste de São Paulo

O brincar é a principal atividade da infância

Uma infância cercada de brincadeiras contribui para que a criança se sinta mais segura e pronta para as atividades da sua rotina. O uso de telas, tão presente na sociedade, quando em excesso pode impactar as crianças. Segundo um estudo realizado por pesquisadores Australianos da JAMA Pediatrics, quanto mais tempo a criança fica exposta às telas, menos ela conversa com os pais, o que impacta negativamente o desenvolvimento infantil.

Para a educadora, as telas são ferramentas que estão disponíveis e são parte do presente e futuro, porém é preciso seguir o tempo adequado de exposição para cada faixa etária. “É preciso respeitar o tempo adequado para cada idade, e incluir momentos em que a brincadeira possa ser realizada  com materiais recicláveis, com a mão na massa na cozinha, ou até resgatando brincadeiras antigas. São atividades que enriquecem os momentos familiares, e ainda proporcionam conexões e memórias para toda a vida, ideias fáceis e prontas para serem realizadas nas férias de verão”, finaliza.

A especialista dá dicas de como estimular atividades offline nas férias

Escolha a natureza

Os parques e praças são bons lugares para explorar a natureza. Espaços ao ar livre oferecem à criança uma gama de materiais, possibilidades de desafios, interação e invenção que a desafiam a criar, pensar e imaginar brincadeiras e brinquedos sem fim, inimagináveis.

Estimule a criatividade

Se a opção for ficar em casa uma boa dica é estimular a criatividade das crianças. Há várias alternativas que podem ser utilizadas, como um teatro de bonecos feitos de meia, uma pintura em família, dançar com aquela fantasia que foi utilizada no Carnaval, entre outras. Todas essas atividades proporcionam vínculos entre adultos e crianças.

Inclua toda a família

Deixe para trás a ideia de que brincar é só para as crianças e aproveite o momento. Um campeonato de jogos de tabuleiro em família ou de jogos esportivos com avós, tios, primos e irmãos podem ser uma boa pedida. “É uma oportunidade de estimular o prazer da brincadeira nos adultos também, fortalecendo as habilidades e a imaginação”, reforça

Valorize a arte

Um passeio em uma peça de teatro infantil ou em uma biblioteca com contação de histórias também são boas ideias para as férias de verão. “Usando a imaginação a criança vai explorando as possibilidades de criação e fortalecendo hábitos que podem potencializar a sua criatividade”, afirma.

Resgate brincadeiras antigas

Se você foi aquela criança cheia de energia e disposição, porque não mostrar brincadeiras da sua infância? Mostre como você brincava, quais as regras, com quem você brincava, aproveite o momento para apresentar uma nova brincadeira e ainda relembrar o passado.

Exportações de SC somam US$ 11,7 bilhões em 2024

As exportações de Santa Catarina totalizaram US$ 11,7 bilhões em 2024, o que representa alta de 0,7% frente ao desempenho do ano anterior. O ano de 2024 foi o terceiro consecutivo em que as vendas externas do estado superaram US$ 11 bilhões.

“Em 2024 conseguimos manter o dinamismo das exportações, apesar de alguns produtos relevantes na nossa pauta exportadora terem apresentado recuo, como a soja. Por outro lado, alguns segmentos como o de madeira e de máquinas e equipamentos, que exportam produtos de maior valor agregado, tiveram um bom desempenho, especialmente nas vendas para os Estados Unidos”, explica o presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar.              As exportações de frango lideraram o ranking do acumulado do ano, apesar do ligeiro recuo de 1% frente a 2023, e atingiram US$ 1,9 bilhão. As vendas de carne suína, na segunda posição do ranking, foram responsáveis por US$ 1,6 bilhão, uma alta de 8,1% frente a 2023. Terceira colocada na lista, a exportação de motores elétricos foi destaque, com alta de 21,2% no período, atingindo US$ 674 milhões em 2024. O crescimento foi o terceiro maior entre os 20 principais produtos catarinenses exportados.

            Destaques 

Análise do Observatório FIESC mostra que o setor madeireiro foi um dos destaques de 2024. São do ramo os dois produtos com o maior crescimento entre os 20 primeiros: madeira MDF, com alta de 45,1% frente a 2023, somando US$ 90,6 milhões, seguido de madeira em forma, que cresceu 22,2%, para US$ 129,4 milhões. Madeira serrada cresceu 9,4%, para US$ 340,6 milhões, obras de carpintaria para construções apresentou aumento de 12,9%, alcançando US$ 331,4 milhões, e as vendas de madeira compensada somaram US$ 253,5 milhões, um incremento de 18,9% sobre 2023.

O segmento de máquinas e equipamentos também apresentou um bom desempenho. Além das exportações de motores elétricos, também apresentaram incremento as vendas externas de compressores de ar (6,2%), para US$ 201,1 milhões, e de transformadores elétricos (5,8%), para US$ 174,4 milhões.

Quedas

A soja, tradicionalmente um dos destaques da pauta exportadora catarinense, apresentou recuo de 22,4%, atingindo US$ 633,1 milhões. Apesar da queda, o número coloca a soja na quarta posição entre os principais produtos das exportações catarinenses. Outro item relevante nas vendas ao exterior é partes de motores, com redução de 10,5% nas exportações, para US$ 495,4 milhões.

Na lista dos 20 produtos mais exportados, liderando o declínio nas vendas externas está a gelatina, com diminuição de 40,5%, seguida pela soja e pelo tabaco não manufaturado, que teve queda de 15,9% no ano passado frente a 2023.

Importações
Em 2024, Santa Catarina importou US$ 33,8 bilhões, um aumento de 17,36% em relação aos US$ 28,8 bilhões registrados em compras externas em 2023. Os três principais produtos adquiridos por SC no ano passado foram: cobre refinado, com US$ 1,4 bilhão em importações e crescimento de 32,7% frente a 2023; partes e acessórios para veículos, com alta de 29,2%, atingindo US$ 854,7 milhões e pneus de borracha, com incremento de 13,1%, somando US$ 814,4 milhões.

Origens e Destinos

Os Estados Unidos seguem como principal destino das exportações catarinenses. No ano passado, as vendas aos EUA somaram US$ 1,7 bilhão, o que representou um incremento de 3,3% em relação ao acumulado de 2023. Para o presidente da FIESC, os números comprovam a competência da indústria catarinense, uma vez que o mercado norte-americano é o mais competitivo do mundo.

A China foi o segundo destino, com US$ 1,3 bilhão importados de SC. O montante foi 24,4% inferior ao registrado em 2023, motivado pelo recuo nas exportações de soja tanto em volume como em preços médios. O México ultrapassou a Argentina e se posicionou como terceiro principal destino das vendas externas catarinenses. Em 2024, o país comprou US$ 781,8 milhões do estado, um aumento de 13% frente ao ano anterior. As vendas do estado para a Argentina, 4º no ranking, caíram 8% no ano passado, para US$ 750,2 milhões.

Do lado das importações, a China lidera como principal origem dos produtos adquiridos pelo estado, com US$ 14,6 bilhões, uma alta de 24,6% sobre 2023. Os Estados Unidos estão na segunda posição, com vendas de US$ 2,2 bilhões, o que demonstra um aumento de 6,7% nas compras catarinenses. As importações do Chile, de US$ 2,1 bilhão, colocam o país como o terceiro do ranking. O montante representa um incremento de 17,9% na comparação com 2023.

 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas