sexta-feira, novembro 28, 2025
Home Blog Page 4

Concurso “Água de Nossas Praias”: moradores poderão escolher vídeos favoritos a partir da próxima semana

A partir do dia 18 de novembro os vídeos serão exibidos no Instagram oficial da Águas de Bombinhas no endereço @aguasbombinhas 

Os vídeos das escolas participantes do concurso cultural “Água de Nossas Praias” entram em exibição nas redes sociais da concessionária Águas de Bombinhas a partir da próxima semana. No dia 18 de novembro a população de Bombinhas poderá conferir todas as produções no endereço www.instagram.com/aguasbombinhas e ajudar seu vídeo favorito a vencer. Basta curtir, comentar e compartilhar muito!

A iniciativa, promovida pela concessionária Águas de Bombinhas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, integra o Programa Saúde Nota 10 e envolve alunos do 3º ano da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é despertar o olhar sensível das crianças para a preservação dos recursos hídricos e para o cuidado com o meio ambiente. Além de estimular a criatividade e o protagonismo estudantil, o programa contribui diretamente para os desafios que o município precisa cumprir para a conquista e manutenção da Certificação da Bandeira Azul, reforçando o cuidado com a qualidade e a sustentabilidade das praias locais.

Segundo Raquel Helm, analista de responsabilidade social da Águas de Bombinhas, o concurso vai além da competição. “Queremos incentivar uma participação ativa dos alunos e professores, utilizando as redes sociais como espaço para valorizar o trabalho das escolas e destacar a importância da água em nosso cotidiano e em nosso ambiente natural, especialmente nas praias de Bombinhas.”

Para o secretário de Educação de Bombinhas, Tiago de Souza, o concurso reforça a vocação do município como referência em preservação ambiental e educação para a sustentabilidade. “Bombinhas tem em sua essência o compromisso com o cuidado e o respeito à natureza. Projetos como este fortalecem essa identidade e estimulam nossas crianças a se tornarem multiplicadoras dessa consciência, levando para suas famílias e para toda a comunidade o valor de proteger o meio ambiente. É um aprendizado que ultrapassa os muros da escola e se transforma em cidadania”, destaca o secretário.

A comissão julgadora será composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Águas de Bombinhas e um jurado externo. Os critérios para escolha do vídeo vencedor envolvem criatividade, aderência ao tema, desempenho na produção, cumprimento do tempo estabelecido e engajamento nas redes sociais. O vídeo premiado terá todos os direitos autorais cedidos à Águas de Bombinhas, que poderá utilizá-lo em campanhas institucionais e materiais promocionais, ampliando o alcance da mensagem produzida pelos estudantes.

A turma vencedora vai receber brindes especiais: o professor regente ganhará um Echo Dot (4ª geração) e cada aluno será presenteado com uma mini caixa de som bluetooth à prova d’água.

Fique atento às datas:

  • Postagem dos vídeos no Instagram da concessionária e curtidas: 18/11/2025 até 21/11/2025.
  • Divulgação do vídeo mais votado, dia 26/11/2025 (quarta-feira), às 12h. A divulgação será no Instagram da Concessionária Águas de Bombinhas.
  • Cerimônia de premiação: 28 de novembro de 2025, na escola vencedora

Foto: Divulgação

Energia solar cresce no país e se torna alternativa inteligente na Black Friday

Produção própria de energia pode gerar até 95% de redução na conta de luz e retorno de investimento em poucos anos. Empresas do setor também devem aproveitar a data para aumentar as vendas

A Black Friday é tradicionalmente marcada por descontos significativos em produtos de consumo como eletrônicos e roupas, mas o evento também pode servir como oportunidade para investimentos mais duradouros. A energia solar residencial é uma alternativa que vai além das promoções: com a possibilidade de reduzir a conta de luz em até 95%, o investimento se paga em poucos anos e garante economia contínua por décadas, oferecendo uma forma inteligente de aproveitar o planejamento das compras típicas da data.

O interesse por energia solar tem crescido rapidamente no Brasil. Atualmente, o país ultrapassou 60 GW de capacidade instalada, e o setor deve registrar um crescimento de mais de 20% em 2025,  segundo projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Além disso, espera-se que datas promocionais como a Black Friday impulsionem a procura por sistemas residenciais, já que muitos consumidores aproveitam para planejar investimentos que trazem retorno no longo prazo.

Uma pesquisa recente da Serasa revela que 72% dos consumidores afirmaram que vão se planejar para as compras na Black Friday deste ano, mostrando que o público está cada vez mais atento e estratégico na hora de gastar. Nesse contexto, algumas empresas do setor têm buscado formas de tornar o investimento ainda mais atraente. A Solar Vale, de Blumenau (SC), por exemplo, preparou promoções que vão se estender ao longo do mês, com descontos e condições especiais, permitindo que famílias planejem a instalação de seus sistemas com mais tempo.

Para residências, a tecnologia permite gerar a própria energia a partir da luz do sol, reduzindo significativamente a dependência da rede elétrica. Segundo Thomas Knoch, CEO da Solar Vale, o momento é oportuno para quem pensa em economia duradoura.

“Enquanto a Black Friday oferece descontos de curto prazo, a energia solar entrega economia todos os meses, durante 30 anos ou mais, enquanto o investimento se paga em poucos anos e valoriza o imóvel. É um retorno que nenhuma promoção tradicional oferece”, explica o empresário, que espera crescimento significativo nas vendas no mês de novembro.

Com o custo de instalação caindo nos últimos anos e opções de financiamento acessíveis, o especialista recomenda que os consumidores considerem a energia solar como uma alternativa inteligente. Além disso, é importante buscar informações sobre as empresas que estão oferecendo promoções, para escolher fornecedores confiáveis que garantam produtos de qualidade e assistência duradoura.

Divulgação/Solar Vale

Piloto catarinense disputa corrida de longa duração

Depois de disputar a final da corrida de curta duração (Sprint) da Porsche Cup Brasil, em Interlagos, o piloto catarinense André Gaidzinski já mira a próxima decisão — desta vez, na prova de longa duração (Endurance).

Com 500 quilômetros de prova e revezamento de pilotos ao volante, a final da temporada 2025 será realizada no dia 22 de novembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. “É um grande desafio, pois precisamos administrar não apenas a velocidade, mas também a estratégia — com trocas de pilotos, pit-stops, desgaste de pneus e consumo de combustível”, destaca o catarinense, que disputará a prova em parceria com o piloto Ricardo Maurício.

“Será uma grande parceria, pois o Ricardo é um dos melhores pilotos do Brasil, já foi três vezes campeão da Stock Car e vencedor de diversos títulos em outras categorias. Corremos juntos na Fórmula Ford, nos anos 1990, e agora vamos relembrar aquele período na final da Endurance”, completa Gaidzinski.

Desde 2018, Gaidzinski compete na Porsche Cup Brasil, uma das principais categorias do automobilismo nacional. Ao longo desse período, já conquistou mais de 30 troféus, levando o nome de Santa Catarina aos pódios de todo o país.

No campeonato Sprint, Gaidzinski contou com o patrocínio da Teltec Solutions (patrocinador master), Savel Capital Partners e Fanatic Uniformes. Já na disputa da Endurance, o piloto é patrocinado pela Savel Capital Partners e segue representando Santa Catarina com destaque nas pistas do automobilismo brasileiro.

Crédito foto: Rafael Gagliano

Beneficiárias da Mempodera participam de evento com grandes nomes do skate

12 alunas da organização estiveram no Pro Tour STU, que aconteceu no Vale do Anhangabaú e teve competições de Vert e Mini Ramp

No último sábado (8), 12 beneficiárias da Mempodera, organização sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de wrestling e inglês introdutório para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, que participam das atividades em Cubatão (SP), estiveram no Pro Tour STU São Paulo Vert + Mini Ramp Pro Attack 2025, no Vale do Anhangabaú (SP), a convite da Transpetro, que apoia a organização via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte e do Governo Federal.

“O evento foi muito legal e interessante, eu amei. Só de olhar, já ficamos com frio na barriga. Foi muito radical, principalmente para quem gosta de barulho, porque estava bem movimentado. As manobras e os giros corporais no ar foram um sucesso”, afirma Millena dos Santos, participante da Mempodera.

As beneficiárias fizeram parte do STU Day, iniciativa especial do STU que busca integrar projetos sociais locais ao universo do skateboarding, aproximando crianças e adolescentes de seus ídolos esportivos em todo o Brasil e promovendo uma experiência enriquecedora e inspiradora. O momento foi, além do contato com o esporte, de valorização da cultura urbana, evidenciada pelas artes feitas por artistas selecionados em cada etapa.

Além de assistirem a etapa e conhecerem atletas do skate, pela manhã, as alunas participaram de uma oficina de artes comandada pela muralista e pintora Pri Barbosa, responsável pela identidade visual do evento.

Participação feminina

Na Mempodera, o empoderamento feminino é destacado e trabalhado em todas as áreas, desde a diretoria, composta 100% por mulheres, passando pela equipe — formada por 93% de mulheres — e chegando às mais de 280 beneficiárias, que participam das atividades em Cubatão, Itariri e Pedro de Toledo (SP) e em São Luís (MA). Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são parte da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), em que a organização atua, é o 5, que fala sobre igualdade de gênero.

wrestling é uma modalidade esportiva ainda dominada por homens, mas na Mempodera os ambientes seguros proporcionam conforto e confiança às participantes, rompendo estereótipos e fortalecendo o empoderamento por meio do esporte. O skate também já foi um espaço composto, em sua grande maioria, por homens, mas com o passar dos anos e com a popularidade, as mulheres ganharam espaço e hoje dominam campeonatos e as modalidades.

“Levar as meninas para assistirem a um campeonato de skate, um esporte que, assim como o wrestling, visto como predominantemente masculino, é um grande passo na representatividade que buscamos e trabalhamos. É fundamental mostrar a essas crianças e adolescentes que elas podem estar onde quiserem. Dentro da Mempodera, reforçamos isso com a luta, mas ter outros exemplos práticos, no esporte, é muito importante”, afirma Mayara Graciano, coordenadora da Mempodera.

A Transpetro, uma das patrocinadoras da Mempodera, convidou as beneficiárias para participar do evento, promovendo a integração a uma iniciativa inspiradora e alinhada ao propósito de transformação social. “Acreditamos no poder transformador do esporte como ferramenta de inclusão. Apoiar iniciativas como a Mempodera, que promove o empoderamento feminino e a valorização de meninas em situação de vulnerabilidade, está totalmente alinhado ao propósito da Transpetro de contribuir para o desenvolvimento humano e social. Ver essas jovens participando de um evento de alcance internacional, como o Pro Tour STU, também apoiado pela Transpetro, é a materialização do impacto positivo que buscamos com nossos patrocínios”, ressalta a gerente geral de Comunicação Empresarial da companhia, Lílian Rossetto.

Recorde de atletas mulheres

Nesta etapa, o número de participantes mulheres bateu um recorde e chegou a 14 — o maior já registrado no evento. As atletas Raicca Ventura, Mizuho Hasegawa, Yndiara Asp, Dora Varella, Fernanda Tonissi, Fernanda Galdino, Letícia Gonçalves, Victoria Bassi, Marina Lima, Sofia Curi, Manuela Tomitake, Alice Nassi, Lua Vicente e Maite Demantova participaram na Mini Ramp. Entre os homens, Gui Khury, Luigi Cini, Tate Carew, Rony Gomes, Thomas Augusto e Augusto Akio estiveram na pista Vert. Na Mini Ramp, os brasileiros Luiz Francisco, Pedro Carvalho, Pedro Quintas e o paraskatista Tony Alves marcaram presença.

O evento aconteceu durante os dias 8 e 9 de novembro em um local que guarda bastante história do skate brasileiro e é um dos picos mais tradicionais da capital paulista. Com uma arquitetura própria e cheia de bancos e fileiras de arquibancadas, o espaço já foi palco de grandes nomes, como o brasileiro Bob Burnquist, um dos melhores e mais premiados da modalidade.

Sobre a Mempodera

A Mempodera é uma organização que oferece atividades de wrestling e inglês introdutório ao esporte para crianças e adolescentes de seis a 17 anos, de forma gratuita, desde 2018 com apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo Federal. A organização conta com o patrocínio da Neoenergia, Redecard Itaú, Unipar, Vivara, B3, CMOC Brasil e Transpetro. O projeto promove a igualdade de gênero por meio do esporte, da educação e do fortalecimento de vínculos. Mais de 800 jovens já passaram pela organização, que atua em Cubatão, Itariri e Pedro de Toledo (SP) e São Luís (MA),  e tiveram suas vidas transformadas. Mais informações em www.mempodera.com

Foto: Naw Miranda / STU

Brasil e Alemanha se reúnem em Santa Catarina para trazer novas técnicas que reduzem cortes e aceleram a recuperação em cirurgias do coração

Evento internacional do Hospital SOS Cárdio e da Universidade de Jena promete aproximar médicos e pacientes dos avanços mais modernos da cardiologia mundial

Entre os dias 17 e 22 de novembro, Santa Catarina se tornará o centro de um importante encontro internacional sobre o futuro das cirurgias do coração. A Jornada Brasil-Alemanha em Cardiopatias Cirúrgicas – Indicações Clínicas e Abordagens Minimamente Invasivas, promovida pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital SOS Cárdio, em parceria com a Universidade de Jena, da Alemanha, reunirá médicos brasileiros e alemães em Itajaí (17 e 18) e Florianópolis (20 a 22).

O evento promete colocar o Estado no mapa mundial da inovação em saúde ao discutir e demonstrar, ao vivo, técnicas cirúrgicas menos invasivas, que reduzem cortes, dores e tempo de internação, tornando a recuperação mais rápida e segura para os pacientes.

Cirurgias transmitidas ao vivo e debates sobre o que há de mais moderno

Durante a Jornada, o público médico acompanhará cirurgias cardíacas transmitidas ao vivo, discussões sobre casos clínicos e debates com especialistas internacionais. O foco principal será mostrar como a medicina moderna está conseguindo tratar doenças do coração com menos sofrimento e mais precisão.

Participam nomes de referência mundial da Universidade de Jena, como o professor Torsten Doenst, um dos maiores especialistas em cirurgia cardíaca minimamente invasiva e presidente da Sociedade Alemã de Cirurgia Cardiotorácica; o Dr. Hristo Kirov, que desenvolveu técnicas de revascularização sem o uso da máquina de circulação extracorpórea; e o Dr. Tulio Caldonazo, cirurgião brasileiro em formação na Alemanha que vem difundindo essas inovações pela América Latina.

Santa Catarina entra para o mapa da inovação cardiovascular

O evento marca mais um passo importante para Santa Catarina, que já se destaca pela excelência em medicina de alta complexidade. Recentemente, o Hospital SOS Cárdio realizou a primeira cirurgia cardíaca robótica da Grande Florianópolis, um marco que colocou o Estado entre os principais centros de referência em tecnologia médica do país.

Com o uso do robô cirúrgico de última geração, os procedimentos cardíacos agora podem ser feitos com maior precisão, menor risco e recuperação muito mais rápida. Esse avanço reflete o compromisso do hospital com a inovação e o cuidado humanizado, pilares que também inspiram a realização da Jornada Brasil-Alemanha.

Segundo o Dr. Sérgio Lima de Almeida, cirurgião cardiovascular do Hospital SOS Cárdio e um dos organizadores do evento, a parceria internacional é um salto para a cardiologia catarinense.

“Trazer esse intercâmbio com uma das principais universidades europeias é um marco para a cardiologia brasileira. O aprendizado conjunto fortalece a formação dos nossos profissionais e amplia o acesso dos pacientes a tratamentos menos invasivos e com recuperação mais rápida”, afirma o Dr. Sérgio.

Ele reforça que os catarinenses já têm acesso ao que há de mais moderno na medicina cardíaca.

“Hoje o Estado e a Grande Florianópolis contam com o que há de mais avançado em cirurgia cardiovascular. Essa é justamente a ideia por trás de iniciativas como essa: promover intercâmbios que consolidem o conhecimento e a tecnologia aqui. O paciente não precisa mais se deslocar para grandes centros — nós já temos esse nível de excelência em Santa Catarina”, explica.

Menos cortes, mais precisão e recuperação mais rápida

As chamadas cirurgias minimamente invasivas vêm ganhando espaço em todo o mundo. Com pequenas incisões e o uso de câmeras de alta resolução, os médicos conseguem operar o coração com segurança, sem a necessidade de grandes aberturas no tórax. O resultado é uma recuperação mais tranquila, menos dor e alta hospitalar em menos tempo.

Durante o evento, serão abordadas as principais novidades nessas técnicas, incluindo cirurgias de válvulas mitral, tricúspide e aórtica, além de revascularização coronária multivascular. Também serão discutidos os critérios para definir quando o melhor tratamento é cirúrgico ou quando o paciente pode se beneficiar de procedimentos por cateter (stent) — um debate essencial que une cardiologia clínica e cirurgia cardíaca.

Cooperação Brasil-Alemanha em benefício dos pacientes

Além da atualização científica, a Jornada marca uma parceria duradoura entre o Hospital SOS Cárdio, o Hospital Azambuja e a Universidade de Jena, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio entre equipes médicas e trazer para o Brasil o que há de mais moderno em cirurgia cardíaca mundial.

O grande beneficiado é o paciente: com profissionais mais bem preparados e acesso a tecnologias avançadas, a expectativa é de mais qualidade de vida, menos complicações e uma recuperação muito mais rápida após as cirurgias.

Serviço

Evento: Jornada Brasil-Alemanha em Cardiopatias Cirúrgicas – Indicações Clínicas e Abordagens Minimamente Invasivas
Quando: 17 e 18 de novembro – Itajaí | 20 a 22 de novembro – Florianópolis
Mais informações: www.soscardio.com.br/cardio-brasil-alemanha

Foto: Divulgação

Advogados do Vale do Itajaí participam de missão empresarial na China e destacam potencial de negócios e inovação

mersão na cultura, infraestrutura e ambiente de negócios chineses aconteceu em três cidades do país

 

Entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, os advogados Thiago Schiewe, Pedro H. Piazza Noldin, Mateus Almeida, Leonardo Garcia, Ebenezer Filipe, Tiago Tamanini e Paulo Sedrez, do escritório Piazza & Schiewe, com unidades em Itajaí, Itapoá Florianópolis, participaram de uma missão empresarial à China, com visitas às cidades de Hong Kong, Guangzhou e Shenzhen.

Durante o período, o grupo participou de uma intensa agenda de imersão na cultura, infraestrutura e ambiente de negócios chineses, com destaque para a Canton Fair, realizada em Guangzhou — considerada a maior feira de comércio da China e uma das maiores do mundo. O evento, que ocorre duas vezes por ano, reúne centenas de milhares de compradores internacionais e apresenta milhões de produtos de diferentes setores, como tecnologia, eletrônicos, vestuário, artigos domésticos e maquinário.

Dividida em três fases, cada uma dedicada a segmentos específicos do mercado, a Canton Fair é reconhecida como um dos mais importantes polos globais de inovação, comércio e oportunidades de negócios.

Segundo Thiago Schiewe, sócio do escritório, a experiência foi reveladora. “Foram dias intensos de aprendizado e observação. A China impressiona pela escala, pela capacidade produtiva e pela integração entre tecnologia, indústria e consumo. É um país que mostra, na prática, o que significa pensar em grande escala — não há nada que a China não faça”, destacou.

Segundo Pedro, a viagem também reforçou o compromisso da Piazza & Schiewe em manter-se conectada às tendências internacionais e às novas dinâmicas econômicas globais, fortalecendo a atuação estratégica do escritório em temas relacionados a negócios internacionais, comércio exterior e direito empresarial.

Foto: P&S/Divulgação

Novembro azul: construtora catarinense incentiva o cuidado com a saúde masculina e doa exames preventivos a colaboradores

Atento à realidade de que o câncer de próstata é o segundo mais incidente entre homens no Brasil, o Grupo J.A. Russi, uma das principais construtoras de SC e com 69% do quadro de funcionários masculino, oferta anualmente exames preventivos contra a doença para a equipe. A ação tem 80% de adesão dos colaboradores e reforça a cultura de cuidado contínuo com a saúde.

Novembro, 2025 — O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil e a segunda causa de morte por câncer nesse público. Para o triênio 2023–2025, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 71,7 mil novos casos por ano no país. Com 69% do quadro de funcionários composto por homens, essa realidade foi o que motivou o Grupo J.A. Russi, uma das principais construtoras de alto padrão de Santa Catarina, a desenvolver uma ação de prevenção e bem-estar no ambiente de trabalho. Anualmente, no mês da campanha de prevenção Novembro Azul, a empresa faz a doação de exames preventivos para todos os colaboradores. A iniciativa tem a adesão de 80% dos trabalhadores.

“A ação da empresa é de grande valia, principalmente porque a maioria dos colaboradores são homens. Sabemos o quanto não buscamos a prevenção e essa iniciativa reverbera no nosso autocuidado”, afirma Ademar Maicon Merenciano, 38 anos, mestre de obras há mais de três anos no Grupo J.A. Russi.

Além da campanha Novembro Azul, a construtora também oferece às colaboradoras mulheres o exame de detecção do câncer de mama no mês de outubro. Os funcionários ainda contam com plano odontológico e outros benefícios que fortalecem o compromisso do grupo com a qualidade de vida e a saúde.

“Cuidar de quem constrói nossos empreendimentos é um compromisso permanente. Ao oferecer exames preventivos e benefícios de saúde, aproximamos informação, acesso ao diagnóstico e acolhimento. Queremos que cada colaborador se sinta amparado para fazer escolhas que preservem sua qualidade de vida hoje e no futuro”, destaca Ricardo Serpa, diretor administrativo do Grupo J.A. Russi.

Sobre o Grupo J.A. Russi Ltda.

Fundado em 1989, o Grupo J. A. Russi é composto por renomadas empresas de Santa Catarina, a J.A. Russi, Aliança Empreendimentos – fundada em 2005 e pioneira em imóveis inovadores de alto padrão -, Calçadão Praia Shopping, Garden Open Mall, Harmony of the Seas entre outras, além de ser sócia no Brava Beach Group, todas empresas especializadas em empreendimentos de alto padrão e centros comerciais. Com uma trajetória de 36 anos, o Grupo já entregou 34 projetos, com mais de 1.500 apartamentos, ultrapassando 500 mil m² construídos. Com forte presença em Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí (Praia Brava), a grupo se destaca pela excelência em construção e pela criação de projetos inovadores que transformam o cenário imobiliário das regiões em que atua. Atualmente, o Grupo a J.A. Russi tem em andamento quatro grandes projetos: Saint John, High Tower e Sunny Coast em Itapema e o Harmony Ocean Front, em Balneário Camboriú.

https://jarussi.com.br

Foto: Divulgação

Pamplona Alimentos é reconhecida como Empresa Amiga por ação social em Santa Catarina

Santa Catarina, novembro de 2025 – A Pamplona Alimentos, especialista em carne suína há 77 anos, foi homenageada como Empresa Amiga durante a cerimônia de encerramento do Programa Novos Caminhos, em 10 de novembro de 2025, na sede da OAB em Rio do Sul (SC). O reconhecimento é resultado da parceria firmada entre a fabricante e a iniciativa social, que promove a inserção de adolescentes acolhidos em casas-lares no mercado de trabalho.

A homenagem foi motivada pela visita técnica realizada no dia 17 de setembro à unidade da Pamplona em Presidente Getúlio, que recebeu 32 jovens de 14 a 17 anos das casas-lares de Taió, Rio do Oeste, Trombudo Central, Presidente Getúlio e Rio do Sul. Na ocasião, o grupo teve a oportunidade de conhecer o processo industrial da empresa e entender como funciona a atuação em diferentes áreas da indústria alimentícia.

Durante a visita, lideranças da Pamplona apresentaram a trajetória de 77 anos de história da companhia, os tipos de cargos existentes, benefícios oferecidos e possibilidades de ingresso como Jovem Aprendiz, estagiário ou colaborador CLT. Os participantes também conheceram setores automatizados da planta, com destaque para o uso de robôs e câmaras de refrigeração com controle rigoroso de temperatura.

O objetivo de experiências como essa é ampliar a visão dos jovens sobre o mercado de trabalho, estimulando o interesse por oportunidades de qualificação e empregabilidade. “Participar dessa ação é uma satisfação para a Pamplona, é uma forma de contribuir com a comunidade e para o desenvolvimento dos jovens que buscam construir seu futuro. Essa troca é importante, tanto para eles quanto para nós, que acreditamos na força da educação e na transformação de vidas”, afirma Irani Pamplona Peters, diretora presidente da Pamplona.

O Programa Novos Caminhos foi criado em 2013, a partir de uma parceria entre o Poder Judiciário de Santa Catarina, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Desde então, o projeto passou a contar com a adesão de outras instituições, como OAB/SC, Ministério Público de Santa Catarina, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC), Associação Catarinense de Medicina, Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Sobre a Pamplona Alimentos 

Com 77 anos de tradição, a Pamplona Alimentos S.A., empresa familiar catarinense, atua com a missão de produzir e fornecer alimentos práticos, saborosos, saudáveis e de qualidade para os consumidores brasileiros. Está presente em 26 estados brasileiros e exporta cortes suínos para os principais países em que o Brasil é habilitado. Seu amplo portfólio conta com 14 linhas de produtos que englobam: carne suína temperada e in natura, linguiças defumadas e frescais, defumados, salames, copas, presuntaria e derivados, fatiados, queijos, entre outros. A companhia, que também é detentora das marcas Paraná, Rio Sul e Saudável, tem em seu quadro mais de 3.7 mil colaboradores e é reconhecida pelo investimento constante em inovação direcionado à modernização do parque fabril, otimização de processos industriais e manutenção dos padrões de qualidade de seus produtos.    

Foto: Divulgação

Balneário Shopping promove campanha para arrecadar presentes de Natal para crianças da região

Campanha Árvore Solidária beneficia crianças do Lar da Criança Feliz, AFADEFI, Lar Padre Jacó e Parque Dom Bosco

 

A tradicional Árvore Solidária do Balneário Shopping já está disponível e segue até o dia 18 de dezembro, convidando o público a transformar o Natal de crianças em situação de vulnerabilidade. Neste ano, a campanha irá beneficiar crianças atendidas por quatro instituições da região: AFADEFI, que trabalha com crianças com deficiência; Lar da Criança Feliz e Lar Padre Jacó, que acolhem crianças em situação de risco social; e Parque Dom Bosco, voltado à educação de jovens e adolescentes.

Para participar, basta se dirigir à Árvore Solidária, localizada no pavimento L1 ao lado do Concierge, escolher um dos cartões com o nome e a idade de uma criança, adquirir um presente com carinho e devolvê-lo no balcão do Concierge junto ao cartão. Os presentes serão entregues às crianças no dia 18 de dezembro, em um momento especial com a presença do Papai Noel.

“A campanha oferece aos nossos visitantes do Balneário Shopping uma forma concreta de compartilhar a magia do Natal com quem mais precisa, promovendo união e solidariedade neste período tão especial do ano”, destaca Fernanda Flávia, superintendente do Balneário Shopping.

A Árvore Solidária é uma iniciativa da Almeida Junior e acontece simultaneamente nos seis shoppings do grupo em Santa Catarina.

 

Agende-se
O que: Campanha Árvore Solidária
Quando: Até 18 de dezembro
Onde: Concierge do Balneário Shopping, pavimento L1

Da depressão à linha de chegada: a história de um homem que correu pela própria vida

Uma jornada real de dor, propósito e renascimento transformada em movimento coletivo de superação

Marcelo do Rego detalha em livro como converteu a luta contra a depressão na missão de ajudar pessoas em busca da vontade de viver

Relato visceral de quem conheceu o fundo do poço e decidiu escalar de volta à vida, Do Tarja Preta à São Silvestre reconstrói a trajetória emocional e prática de Marcelo do Rego. O livro mostra como o pai de gêmeos, maratonista, palestrante, empreendedor e escritor converteu a própria dor em impulso para ajudar aqueles que se encontram presos na depressão.

Com escrita intensa e honesta, Marcelo compartilha sua história sem filtros. Ele relata o abuso que sofreu na infância, o divórcio dos pais, a falência do negócio familiar, o trauma de um assalto violento, o uso de remédios controlados na adolescência, o luto pela perda da mãe portadora do HIV, o processo de separação da ex-esposa, os episódios de tristeza profunda e os pensamentos suicidas. A partir da exposição dessas vulnerabilidades, o autor faz uma declaração de fé no recomeço e convida os leitores a buscarem um ponto de virada.

Ao longo das páginas, fica claro que o “Tarja Preta” do título representa os momentos de colapso emocional, a dependência de medicamentos, o desespero e o esvaziamento de sentido. Já a emblemática corrida de São Silvestre funciona como metáfora da superação, do movimento e do renascimento. A maratona simboliza ainda a retomada da vida com propósito, a força de seguir em frente e a celebração da sobrevivência.

Reconhecido com o Prêmio Influência Positiva durante o 1º Congresso Internacional das Virtudes (SP), Marcelo transformou sua experiência pessoal no Movimento TPSS – Do Tarja Preta à São Silvestre. O projeto, que inclui palestras, mentorias, grupos de conversa e podcast, busca como missão impactar 11,7 milhões de pessoas — número estimado de brasileiros com depressão, segundo a OMS — nos próximos 30 anos. Ele também destinará um percentual dos royalties do livro para instituições sem fins lucrativos voltadas à valorização da saúde mental.

O autor busca inspirar especialmente homens que, por medo ou tabu, evitam pedir ajuda. Números alarmantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, globalmente, eles representam cerca de 75% das mortes por suicídio. Por meio dos relatos pessoais, ele desafia o estigma de que demonstrar dor é sinal de fraqueza e reforça como acolher as emoções é o primeiro passo para uma vida mais saudável e autêntica.

Além da narrativa emocional, Rego apresenta o que considera ser a tríade da mudança: Hábitos, Projetos e Pessoas. Esse guia de crescimento pessoal se desdobra no Fluxo da Mudança, composto por cinco etapas: Questionamento, Mentalidade, Atitude, Hábito e Habilidade. A proposta é incentivar a modificação de pequenos comportamentos, a criação de projetos de vida e o fortalecimento de vínculos saudáveis. Ele reforça, contudo, que essas práticas não substituem o acompanhamento profissional com terapeutas e psiquiatras.

Para Marcelo, o processo de autodesenvolvimento encontrou seu maior propósito na paternidade. No centro das mudanças estão os filhos, Joaquim e Samuel. O desejo de ser um exemplo positivo para eles o impulsionou a mudar hábitos, retomar o autocuidado e reconstruir o sentido da vida. A paternidade surge como espelho e escola, levando-o a repensar o próprio papel de pai e a refletir sobre o machismo e a ausência paterna na sociedade. Seu legado, declara, é para os filhos.

Corajoso e necessário, Do Tarja Preta à São Silvestre combina o poder narrativo da jornada do herói de O Alquimista, a emoção familiar da série This Is Us e a aplicabilidade prática de O Milagre da Manhã. O resultado é uma obra autêntica, profunda, escrita não por um guru, mas por alguém que sangrou, caiu, levantou e decidiu correr a própria maratona da vida.

Citações de Marcelo do Rego

“Muitos de nós crescemos em ambientes onde o ‘óbvio’ não era pronunciado. Talvez você saiba o que deve ser feito, mas nunca teve alguém para reforçar, guiar ou acreditar em você”.

“As mudanças significativas em nossa vida começam com um pequeno gesto, um pequeno hábito, e isso vai ganhando escala, vai ganhando reforço das pessoas que amamos, e o que parece mágica de fato acontece”.

“Toda essa jornada vivida até aqui me permitiu ser um pai mais presente para os meus filhos, me permitiu enxergar o meu potencial de outra forma, me abriu oportunidades de novos relacionamentos no trabalho, me preparou para viver novos desafios, me fez crescer como homem, me afastou da versão amarga e cinza que me acompanhava”.

“A vida é realmente uma montanha-russa de emoções, e é nos momentos difíceis que muitas vezes nos aproximamos de algumas pessoas, seja por um tempo específico, determinado pelo destino, seja para sempre”.

Ficha técnica

Título: Do Tarja Preta à São Silvestre – Para todas as pessoas que precisam de futuro
Autoria: Marcelo do Rego
Editora: Exemplo Editora
ISBN: 978-6501603759
Páginas: 192
Preço: 59,90
Onde encontrar: Amazon

Sobre o autor

Marcelo do Rego é o criador do Movimento TPSS – Do Tarja Preta à São Silvestre, que inspira pessoas a transformarem dor em força e recomeço em propósito. Sua jornada se intensificou ao encarar o peso da depressão e do luto. Foi na paternidade e na escolha de não desistir que encontrou a missão de ajudar outros a se reconstruírem. Com mais de 20 anos de experiência em liderança no mundo corporativo e pós-graduação em Psicologia Positiva, Marcelo hoje dedica a vida a transformar sua história em esperança, mostrando que é possível mudar hábitos, tirar projetos de vida do papel e inspirar quem mais amamos através do nosso próprio exemplo.

Redes sociais

Instagram | LinkedIn | YouTube | Podcast Do Tarja Preta à São Silvestre

 

Feira da Orla de BC terá 40 expositores e atrações musicais nesta quarta

A segunda edição da Feira da Orla de Balneário Camboriú será nesta quarta-feira (12), das 14h às 22h, na Praia Central. O evento ocorre no trecho revitalizado do calçadão da Avenida Atlântica, entre as ruas 4400 e 4600, na Barra Sul.

Com o dobro de participantes em relação à primeira edição, a feira contará com 40 expositores entre artesãos e representantes da cultura alimentar. O público encontrará uma grande variedade de opções gastronômicas, como pastéis, doces artesanais, pães de queijo, tainha frita, caldo de cana, chope artesanal, hidromel, pipoca gourmet, crepe suíço, açaí, produtos coloniais, pães e cafés artesanais, além de comidas árabe, espanhola e baiana.

Para quem busca lembranças ou presentes, o espaço também oferece artigos de artesanato, incluindo peças em madeira, flores resinadas, laços, roupas de boneca, souvenirs, velas e antiguidades. Nesta edição, o número de mesas e cadeiras foi ampliado para oferecer mais conforto aos visitantes.

Assim como na estreia, a feira terá apresentações musicais que acompanham as vendas e o passeio à beira-mar. A programação contará com:

  • 15h às 17h: Marcos Nascimento e Ivy Martins

  • 17h às 19h: Beto Escobar e Bianca Chaves

  • 19h às 22h: Pierre Zafinn e DJ Nanny

Promovida pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, a Feira da Orla será realizada todas as quartas-feiras até o fim do ano, sempre no mesmo horário e local.

Fotos: Filipe Alan De Amorim/Fundação Cultural/Arquivo