O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) homenageou na manhã desta sexta-feira (01/06) os integrantes da instituição mortos em serviço. A cerimônia militar “in memoriam” dos militares falecidos foi realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM).
Na solenidade são relembrados os nomes dos 28 bombeiros que nos quase 90 anos de existência da corporação faleceram em serviço. O ato solene é marcado pelo simbolismo das três salvas de tiros executadas pelo alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS), como homenagem póstuma.
O Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, destaca em sua manifestação a importância de se reconhecer e resgatar a história de dedicação e amor à missão de salvar vidas e bens alheios e, muito mais, demonstrar nosso respeito aos familiares e amigos que perderam um ente. Acompanhado do Subcomandante-Geral, Coronel BM Flávio Rogério Pereira Graff, ele afixou a placa com o nome do Soldado BM Guilherme Luiz Vieira, tombado em serviço no dia 22 de setembro de 2015.
O Chefe de Estado-Maior do CBMSC, Coronel BM Edupércio Pratts, trouxe uma mensagem para relembrar os falecidos no cumprimento do dever, afirmando que estes “juntaram-se aos bravos guerreiros, como anjos que agora zelam por nós, por nossas famílias e amigos”. O Capelão dos Militares Estaduais, Tenente Coronel RR Padre Valdemar Groh, reafirmou a profunda gratidão dos militares e da população por aqueles que deram a vida pela divina missão de salvar.
As homenagens foram estendidas a Dom Pedro II, patrono das Corporações no país. Uma coroa de flores foi colocada pelos Cadetes junto ao busto do imperador instalado junto ao pátio do CEBM, que leva seu nome. Dom Pedro II é considerado o criador das instituições de bombeiro brasileiras por ter em 1856 instituído a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte na data de 2 de julho.
Toda a ação integra a tradicional programação do Dia Nacional do Bombeiro (02 de Julho) em Santa Catarina. Na semana da data comemorativa, anualmente, as corporações de todo o país realizam a Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio, com a intensificação das ações de educação pública.
Também prestigiaram a ocasião o Comandante do 63° Batalhão de Infantaria, Coronel André Vicente Scafutto de Menezes, o Chefe da Casa Militar da Alesc, Tenente Coronel PM Valdez Rodrigues Venâncio, o Inspetor-Chefe ajdunto da Receita Federal, Sr. Marcos Antônio Vighi, Oficiais e Praças Bombeiros Militares.
Créditos: CCS do CBMSC / Soldado BM Maria Gabriela / Fotos: Soldado BM Tiago Moritz