Bombinhas fica em 5º lugar entre as cidades com melhores índices de gestão fiscal em 2015

0

O levantamento do Sistema Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, divulgado na última quinta-feira apresentou um cenário difícil para 87,4% das prefeituras do país. Segundo o estudo, muitos deles estão à beira da insolvência e já descumprem limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. A pesquisa foi feita com informações fornecidas pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional.

Na contramão desse cenário, as cidades que tiveram os melhores índices de gestão fiscal em 2015 foram Ortigueira (PR), que com 0,9570 pontos ocupa a primeira posição, seguido de São Gonçalo do Amarante (CE), São Pedro (SP), Paranaíta (MT) e Bombinhas que recebeu o quinto lugar entre os melhores, e é o único município entre os dez primeiros colocados, dentro do estado de Santa Catarina.

Para chegar ao índice de gestão fiscal dos municípios, a Firjan analisou cinco indicadores: receita própria gerada pelas prefeituras, com ISS, IPTU e ITBI; gasto com pessoal; investimentos; liquidez de caixa e custo da dívida. Com a piora das contas públicas, o índice referente a 2015 atingiu seu pior nível em uma escala de pontuação que varia entre zero e um. Quanto mais próximo de um, melhor a situação fiscal da prefeitura analisada.