Na tarde de terça-feira (12/7), ocorreu a formatura do 1º semestre do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de Novo Hamburgo. Na solenidade, realizada na sede do Teatro Feevale, formaram-se 850 alunos do 5º e 7º ano de 13 escolas do município.
O projeto desenvolveu-se no Brasil com o objetivo de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes. O Proerd baseia-se na ação conjunta entre Polícia Militar local e comunidade. Desta forma, busca ajudar a criança a desenvolver sua auto-estima, lidar com o estresse, reconhecer e resistir às pressões relacionadas ao uso de drogas, bem como ajudá-la a tomar decisões saudáveis.
As aulas são ministradas por um policial fardado e, ao final do semestre, os alunos fazem o juramento proerdiano, prometendo manter-se longe das drogas e da violência, colaborando para a manutenção de uma sociedade sadia.
O evento contou com a presença de uma representante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), capitã Carine; representante da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, vereadora Patricia Beck; uma representante da Secretaria de Educação e Psicologia, psicóloga Marion Fernanda Schütz; representante da Guarda Municipal, diretora Loreni Maria Rosa Pereira; e os instrutores do Proerd, sargento da reserva Paulo Henrique Ximenes da Luz e sargento Arlindo Weber de Oliveira.
Comunicação Social/EMBM
Texto: Sd Vanessa Janh Vargas – 3º BPM
Foto: Sd Jonas Spindler – CRPO VRS
Publicação: Est. Fernanda – PM5