O Dnit/SC trabalha para garantir até o fim deste mês de agosto, que termina na próxima quarta-feira, a conclusão do conjunto de obras que finalizam a segunda etapa de duplicação da BR-101 sul em Santa Catarina, num total de investimentos de R$ 28.159.110,44.
Dentro desse pacote de obras inacabadas estão em fase final a nova ponte sobre o Rio Tubarão (antiga Ponte Cavalcanti) e as obras complementares, que incluem o acesso ao túnel do Morro do Formigão e a intersecção e passagem inferior de acesso ao bairro Sertão dos Corrêas, no município de Tubarão.
A finalização dessas obras é bastante aguardada não somente por moradores da região, mas por todos os usuários da rodovia. Além de reduzir congestionamentos, o trecho duplicado deve aumentar a segurança com a redução de acidentes.
As obras complementares e a ponte são o último gargalo da rodovia federal no Sul de SC. A finalização da obra será um verdadeiro marco para o desenvolvimento da região, beneficiando diretamente 25 municípios.
A nova ponte sobre o Rio Tubarão, denominada Ponte Cavalcanti, está localizada no município catarinense de Tubarão, entre os bairros Morrotes e Fábio Silva, com 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, duas faixas de rolagem, acostamento e guarda-rodas (proteções laterais de concreto). A ponte vai receber o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte. Os veículos que trafegarem no sentido Norte-Sul utilizarão a travessia já existente. A obra está a cargo do consórcio EnCi.
O avanço nas escavações do vão inferior no viaduto para acesso aos bairros Sertão dos Corrêas e Cruzeiro já une a rua Marechal Deodoro, que era separada pelo traçado antigo da rodovia federal. Com o avanço na construção do viaduto projetado para o km 339, a ligação entre bairros tubaronenses começa a ser desenhada. Agora, os moradores precisam atentar para a continuidade dos trabalhos e as mudanças nos acessos.
Quando liberada, a passagem vai ligar os três bairros com o auxílio de ruas laterais e alças de incorporação e desincorporação. O tráfego de veículos e pedestres, que antes era delimitado pelo retorno no traçado antigo de pista, vai seguir sem necessidade de disputar espaço com o fluxo de longo curso na BR-101. Além dos veículos, os pedestres também terão espaço para cruzar a rodovia federal de forma segura.
Trabalhos
Nesta semana, o Dnit/SC, através dos trabalhos do consórcio Setep-Sotepa, finalizou a escavação do terreno para ligar os dois segmentos da via municipal. Para os trabalhos, as comunidades terão que adequar a interrupção no acesso ao bairro de Cruzeiro, pela alça lateral existente. Os moradores lindeiros ao km 339 não terão temporariamente o acesso pela rua Marechal Deodoro partindo da rodovia federal. Por conta dos trabalhos para a construção da pista inferior sob o viaduto erguido neste trecho, a alça lateral paralela ao sentido Sul-Norte está interrompida. Para acesso ao bairro é necessária a entrada e saída pela comunidade de Fábio Silva. Também a comunidade de Sertão dos Corrêas deve seguir os desvios existentes para acesso e saída do bairro.