A grande final do Campeonato Mundial de Kitesurf aconteceu neste último domingo (18), na Nova Caledônia (Oceania), há mais de 15.000 quilômetros do Brasil – distância que não impediu a festa tupiniquim no pódio. Favoritos ao título em suas respectivas categorias, a paulista Bruna Kajiya, de Ilha Bela, e o cearense Carlos Mario Neto venceram a etapa final da competição e confirmaram o domínio brasileiro no cenário mundial do kitesurf em 2016.
Este foi o segundo título mundial de Bruna Kajiya, que já tem “familiaridade” com a Nova Caledônia, mesmo local da primeira conquista, em 2009. Sete anos depois, e 100% recuperada de uma cirurgia no joelho que a incomodou nas últimas temporadas, Bruna volta ao topo do pódio.
“Ser bicampeã é um sonho conquistado! O primeiro mundial que ganhei foi um sonho que sempre persegui, mas depois tive uma lesão no joelho. Então, voltar ao topo e ser a melhor do mundo virou outro sonho. Trabalhar tanto para chegar onde estou agora, ver tudo encaixando e dando certo é uma das melhores sensações do mundo. Estou muito feliz!”, comentou Bruna.
![Bruna Kajiya já havia vencido na Nova Caledônia. Foto Red Bull Content Pool/Divulgação](https://i2.wp.com/noticiasdomar.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Bruna-Kajiya-Foto-Red-Bull-Content-Pool.jpg?resize=800%2C533)
Bruna Kajiya já havia vencido na Nova Caledônia. Foto Red Bull Content Pool/Divulgação
Depois de excelentes resultados nas cinco etapas disputadas ao longo do ano, em países como Alemanha e República Dominicana, a última parada serviu como uma verdadeira coroação da excelente campanha que a brasileira realizou em 2016. Com um arsenal de manobras de altíssima dificuldade técnica, ela venceu Annabel Van Westerop, de Aruba, e Hannah Whiteley, do Reino Unido, que ficou em terceiro lugar na etapa final, mas encerrou a competição como vice-campeã.
![Pódio da Nova Caledônia. Foto Red Bull Content Pool/Divulgação.](https://i2.wp.com/noticiasdomar.com.br/wp-content/uploads/2016/12/P-20161220-01444_HiRes-JPEG-24bit-RGB.jpg?resize=800%2C533)
Pódio da Nova Caledônia. Foto Red Bull Content Pool/Divulgação.
Entre os homens, o cearense Carlos Mario, mais conhecido como Bebê, também dominou a etapa, deixando pra trás o holandês Youri Zoon e o também brasileiro Set Teixeira, que terminou em terceiro lugar.