Brusque ganhará da Alemanha estações para carregar bicicletas e carros elétricos

0

Brusque ganhará da Alemanha estações para carregar bicicletas e carros elétricos

Equipamentos parecidos com postes são capazes de coletar informações sobre clima. Cidade é a única das Américas escolhidas para o projeto.

Até o final do ano, Brusque, no Vale do Itajaí, vai receber três estações inteligentes da Alemanha como um estímulo para o desenvolvimento sustentável. Os equipamentos, parecidos com postes, são capazes de coletar informações sobre o clima, por exemplo. Brusque será a única cidade das Américas a ter essas estações inteligentes, como mostrou a RBS TV.

A Alemanha vai pagar pelo projeto. Nas estações, será possível carregar bicicletas e carros elétricos. Além disso, o equipamento é capaz de coletar informações sobre o controle de tráfego, temperatura e umidade do ar, que serão analisados por uma universidade parceira.

“Todos os projetos que a gente pensa aqui têm que beneficiar a comunidade. Então nós, participando desse projeto, estamos ajudando com as pesquisas desse projeto e também vamos ter resultados diretos para a nossa comunidade acadêmica interna e externa. Nós, além da implantação desses projetos, vamos chamar a comunidade, vamos convidar as pessoas para que venham aqui entender do que se tratam esses temas”, disse a assessora de relações internacionais da Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Ana Paula Bonatelli.

Investimento
Brusque é uma das 50 cidades escolhidas pelo governo alemão para a parceria. Eles querem investir em projetos focados no clima. A cidade terá até três anos para usar quase R$ 1 milhão em ações para o desenvolvimento urbano sustentável.

A contrapartida da prefeitura será de até 10%, que podem ser investidos com a limpeza dos locais e a capacitação dos servidores. As três estações inteligentes virão prontas da Alemanha.

Iluminação por LED
O projeto ainda prevê a troca da iluminação pública por LED. Por enquanto, as novas lâmpadas serão instaladas só em alguns pontos, como praças, mas a ideia é que em 2018 elas estejam iluminando parte das ruas da cidade.

“Isso já dá uma eficiência de 70%, ou seja, já reduz o consumo em 70%. Mas também a gente vai ter um monitoramento, ou seja, uma instalação que vai controlar essas iluminações. Isso pode reduzir ainda mais 15%. Vai aumentar e diminuir a intensidade da iluminação conforme o uso. Então, se tiver pessoas ou carros passando, aumenta-se a intensidade. Quando não tem, diminui-se”, explicou o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger.

De acordo com o superintendente da Fundema, a ação faz parte do projeto “50 parcerias para o clima”, do governo alemão. Foram escolhidos 50 municípios na África, América Latina e Ásia para receber a iniciativa. Cada distrito da Alemanha pôde optar por uma cidade.

Segundo o superintendente, desde 2011 Brusque possui um acordo de irmandade com o distrito de Karlsruhe, o que permitiu o intercâmbio de estudantes entre esses dois locais. Karlsruhe escolheu o município do Vale do Itajaí no projeto.