Câmara de Bombinhas presta homenagem aos Homens do Mar
Aproximadamente 100 pessoas prestigiaram a tradicional “Homenagem aos Homens do Mar” realizada na Câmara de Vereadores, na última sexta-feira, dia 11, às 18h. A pesca continua sendo uma das principais bandeiras da cultura e tradição açoriana mantidas ao longo de décadas, por centenas de famílias que tiram do mar o sustento de seus lares. Uma atividade passada de pai para filho e que representa parte da cultura e história de Bombinhas.
Este ano a Câmara realizou homenagem às mulheres de pescadores. Mais do que filhas e esposas de pescadores, elas representam uma classe que contribui para o desenvolvimento da atividade pesqueira no Município.
Enquanto seus maridos saíam para o Mar, elas cuidavam da casa, dos filhos. Beneficiavam e negociavam o produto da pesca. Muitas dessas guerreiras embarcavam junto com seus pares por algumas horas do dia, tanto no gélido frio, no mar revolto, quanto no escaldante sol, na brisa fresca e na calmaria.
Ainda, hoje muitas dessas guerreiras – pescadoras conservam a tradição herdada de suas famílias ou até mesmo aprendida como ofício.
As esposas e filhas de pescadores homenageadas foram escolhidas pelos Vereadores: Benta Olindina da Silva, Rute Maurina Cruz, Maria Anete dos Santos, Ida Vanda da Silva, Lair Inez Serpa da Silva, Maria José da Silva, Delci Belmira Pinheiro, Selma Alcina Mafra da Silva, Valmir Maria da Mata, Rosa Maria de Melo, Ariadenis da Silva, Maria Zali Monteiro de Melo, Argelina Maria da Silva Cruz, Arlete Luzia da Silva, Rosa Erodi da Silva, Arcilei Dulce da Rocha, Vilma Alaide Pinheiro da Silva, Edelair Maria Amaral.
Durante a sessão foi transmitido um vídeo mostrando um pouco do dia a dia do pescador durante a safra da tainha, e depoimentos das mulheres que foram homenageadas, o documentário foi produzido por funcionários da Casa de Leis, e emocionou o público.
Todos os Vereadores usaram a tribuna e parabenizaram as mulheres homenageadas, falando do esforço e dedicação na criação dos filhos enquanto seus maridos traziam do mar o sustento da família, e comentaram sobre as mulheres que trabalham diretamente na pesca, pescando ou beneficiando e comercializando o pescado.
TROFÉU TAINHA
Na mesma noite foi entregue o “Troféu Tainha”, instituído através de Projeto de Lei Parlamentar Nº 1255/2011, de autoria do Ex-Vereador Marcos Perrone que prevê premiação aos pescadores que capturarem o maior número de tainhas durante a safra do pescado, que acontece de maio a julho.
Antes da entrega dos troféus foi transmitido um vídeo, em homenagem ao Osvaldo Reinaldo de Melo, chamado carinhosamente de Vô Vardinho, que faleceu no dia 04 de julho, casado com a Sra. Zulma da Mata Melo. Pai de sete filhos, 19 netos e 5 bisnetos, com certeza todos tinham orgulho de tê-lo como patriarca da família.
Seu Osvaldo foi um grande homem, sempre dedicado à sua família e a sua profissão, PESCADOR que há poucos dias exercia seu ofício com muito amor, sabedoria e responsabilidade. O momento emocionou todos os presentes na sessão.
Os troféus foram entregues pelos Vereadores: Em 3º lugar, com 6.182 tainhas, recebeu a premiação a praia da conceição; Em 2º lugar, com 10.750 recebeu a premiação a praia de fora (Quatro Ilhas); Em 1º lugar, com 13.233 recebeu a premiação a praia dos ingleses.
O Presidente em nome do Legislativo agradece a dedicação dos funcionários da Casa, e parabeniza as homenageadas pela contribuição no desenvolvimento da pesca no Município. “Agradeço a todos os vereadores, os funcionários da câmara, a toda comunidade pesqueira, aos vencedores do troféu tainha, as homenageadas que representam outras tantas mulheres, esposas, filhas e mães de pescadores”, enfatiza o Presidente.
Assessoria de Imprensa
imprensa@cvbombinhas.sc.gov.br