Câmara Regional de Educação avalia ações
Integrantes da Câmara Regional de Educação se reuniram em Chapecó para avaliar as ações realizadas pelo Movimento SC pela Educação. A iniciativa é da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) com participação do Sesi e do Senai. O movimento que existe desde 2012 conta ainda com a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).
Na reunião em Chapecó, foram apresentados os resultados de ações como o Seminário de Educação Integral e o Workshop Conexão Jovem, que reuniu mais de três mil jovens em 16 eventos simultâneos realizados em várias cidades do Estado para debater a educação sob a perspectiva do jovem. Na ocasião, foram apresentados indicadores e repassadas informações sobre as competências do profissional do século 21. O Workshop arrecadou 381 livros e materiais escolares que foram doados às escolas parceiras do Movimento.
Durante o encontro, os integrantes da Câmara também falaram sobre o andamento das atividades nos municípios da região e discutiram alternativas para manter o jovem na escola e tornar o ensino mais atrativo. Em Santa Catarina, em 2015, do total de 2,214 milhões de trabalhadores, 724 mil (33%) tinham a educação básica incompleta; no Oeste dos 177.998 trabalhadores, 63 mil (35%) tinham a educação básica incompleta. “O Movimento SC pela Educação tem como objetivo elevar a escolaridade e ter todo trabalhador com educação básica completa até 2024,” afirmou o coordenador da Câmara Regional de Educação, Almeri Dedonatto.
O presidente Waldemar Schmitz avalia como excelentes os resultados atingidos até aqui. “Estamos trabalhando, ouvindo nossos membros que contribuem muito com ideais e sugestões para que nossa educação possa se tornar cada vez melhor. Temos certeza que o oeste está sendo exemplo de dedicação dos voluntários e de grandes parcerias que resultam em planos e projetos importantes para o setor”.