Câmara Regional de Educação reforça campanha de incentivo ao estudo
A Câmara Regional de Educação criou um grupo multidisciplinar que discutirá ações e estratégias para a melhoria da escolaridade e da educação. O grupo foi estruturado durante reunião na última semana e está alinhado à campanha “O Estudo é o seu Melhor Amigo para a Vida”, que incentiva os jovens e os trabalhadores a voltar a estudar.
Em Santa Catarina, em 2015, do total de 2,214 milhões de trabalhadores, 724 mil (33%) tinham a educação básica incompleta; no Oeste dos 177.998 trabalhadores, 63 mil (35%) tinham a educação básica incompleta. “A campanha tem a intenção de sensibilizar os trabalhadores a completar seus estudos e integra os objetivos do Movimento SC pela Educação de elevar a escolaridade e ter todo trabalhador com educação básica completa até 2024. Nós entendemos que o grupo tarefa, formado por integrantes da Câmara de Educação e representantes das instituições de ensino, podem propor outras ações que possam contribuir com a ampliação da escolaridade dos trabalhadores”, frisou o coordenador da Câmara Regional de Educação, Almeri Dedonatto.
Outra ação desenvolvida no município é uma proposta de lei para consolidar o modelo de formação integral do ser humano que envolve competências cognitivas e conhecimentos socioemocionais, relacionados a comportamento, criatividade, pensamento crítico, trabalho em equipe, entre outros. Essas habilidades são abordadas no projeto “Inovação na Educação: Desenvolvendo e Avaliando Criatividade e Pensamento Crítico”, realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o Governo do Estado e o Governo Municipal de Chapecó.
Entre as ações promovidas no último bimestre estão a apresentação do Movimento SC pela Educação na Câmara de Vereadores de Chapecó; o seminário “Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina: construindo um ecossistema para uma atuação em Rede”, em Blumenau; e dois seminários “Boas Práticas de Gestão Escolar”, em Chapecó, com professores da rede municipal e da rede estadual de educação.
Nesta sexta-feira (25), será realizado o “Seminário Educação Integral para o Século XXI”, no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes, em Chapecó, das 15h30 às 17h30. Na ocasião, será oficializada nova política pública educacional, além do lançamento do curso Educação Integral para o Século XXI e palestra com Viviane Senna, do Instituto Ayrton Senna. Em setembro ocorrerá em 16 cidades do Estado o Workshop Conexão Jovem 2017, e, em outubro, o V Seminário Internacional de Educação, em Florianópolis.
MOVIMENTO SC PELA EDUCAÇÃO
O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012, com participação do SESI e do SENAI. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Os principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.