Camboriú terá delegação de 35 atletas no 13° Parajasc
Representantes de Camboriú participaram na terça-feira, dia 29, em Criciúma, do Congresso Técnico que antecede a 13ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Na cerimônia, foram sorteadas as chaves em que os atletas do município irão competir e contra quais delegações. Além disso, a comissão técnica visitou a escola que servirá de alojamento para a equipe.
De 26 de setembro a 1° de outubro, 35 atletas do município competirão em três modalidades do Parajasc: atletismo, futsal e bocha. No futsal masculino, o time formado por deficientes intelectuais (DI) estará na chave com os times de Caçador e Otacílio Costa. No atletismo, Camboriú terá representantes nos segmentos deficiente físico (DF) masculino, e DI masculino e feminino. Já na bocha, o município disputará partidas contra Videira e Indaial, na categoria DI feminino e masculino. Uma classificação funcional, que será realizada antes da competição, definirá quem vai participar da bocha paraolímpica mista.
Mais de 50 cidades de Santa Catarina irão participar da edição do Parajasc deste ano. A delegação de Camboriú é formada por atletas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O professor da APAE, Edison Pereira da Silva, aponta que são realizados três treinos semanais para preparação dos atletas – nas segundas, terças e sextas-feiras. “Nós verificamos quais alunos possuem potencial para o paradesporto e os preparamos nas dependências da APAE mesmo. Com isso, influenciamos o crescimento físico e motor deles, por meio do esporte”, enfatiza.
O gestor esportivo da Fundação Municipal de Esportes (FME), Renato da Conceição Junior, o Renatinho, comenta que o sorteio foi mais tranquilo do que esperado e acredita que a competição será satisfatória. “O Parajasc, lá no início, era mais voltado para a inclusão de pessoas com deficiência. Hoje em dia, é possível atrelar isso à questão de rendimento. Estamos preparando atletas qualificados e indo em busca de medalhas, para assim poder evidenciar a capacidade e a superação de cada um deles”, conclui.