Campanha da Gripe em Itapema ultrapassa metade da meta

0

Em apenas uma semana, a campanha de vacinação contra a gripe em Itapema já garantiu a imunização de 56% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. O chamado “Dia D”, que aconteceu no último sábado (30/04) colaborou com estes números já que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estiveram abertas durante todo o dia para receber a comunidade.

Além das UBS abertas, uma equipe preparada com carro de som e tradicional Zé Gotinha, personagem conhecido das crianças, chamava atenção para a prevenção. Muitas pessoas aproveitaram para se vacinar e ficar longe da gripe. A Enfermeira Residente em Saúde da Família, Liane Vasconcelos,  explica que a vacinação é essencial, mas é preciso se proteger e também tomando alguns cuidados. “É sempre bom lembrar da ‘etiqueta da tosse’, da importância de manter ambientes arejados, e principalmente da higienização das mãos, que pode ser feita com água e sabão ou álcool. Essas são medidas simples que, somadas à imunização, formam uma barreira forte de proteção contra o vírus da gripe”, explicou.

O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, visitou as UBS durante o Dia D, e acompanhou os trabalhos. “Fiz questão de visitar todas as UBS que estiveram vacinando nesse dia, pois é um trabalho diferenciado e importante para todos, equipe de saúde e comunidade. A conscientização da importância da vacina para prevenção esta dando certo pois as unidades estiveram lotadas durante o dia todo. Parabéns às equipes que trabalharam durante todo sábado atendendo a população, realizaram um ótimo trabalho”, afirmou  Everton Ricardo da Silva.

Campanha segue até dia 20 de Maio

Quem ainda não garantiu a imunização tem até o dia 20 de Maio para procurar uma das UBS. A vacina está disponível das 8h às 12h e das 13h às 17, exceto na UBS Meia Praia II e na UBS Centro. Já na UBS Ilhota, a vacinação ocorre apenas no período vespertino, das 13h às 17h. É obrigatória a apresentação do Cartão do SUS e a carteira de vacinação e o atendimento obedece a ordem de chegada, já que todas as pessoas são consideradas prioritárias.

Grupos prioritários

A vacina da gripe é destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas de até 45 dias após o parto, idosos (acima de 60 anos), profissionais da área de saúde  que tenham carteirinha do Conselho, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Também podem receber a imunização os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que deverão levar comprovante da sua patologia, como receitas médicas.