Um apelo emocionante por solidariedade está comovendo o estado: a luta da pequena Lisa, nascida em 24 de fevereiro de 2025, diagnosticada no pré-natal com a Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo — uma rara e grave malformação cardíaca conhecida como “meio-coração”.
Sem hospitais especializados em Santa Catarina, Lisa nasceu em São Paulo e passou pela primeira cirurgia três dias após o parto. Aos três meses, enfrentou a segunda de três intervenções planejadas. Recebeu alta em 21 de junho, mas no dia seguinte, sofreu um AVC isquêmico e foi novamente internada. A previsão é que permaneça hospitalizada por um período de 4 a 6 meses.
Desde então, seus pais, Laís Cristine Bernardes Victorino e Thiago Chaves, estão ao lado da filha na capital paulista. Ambos interromperam suas atividades profissionais — ela, autônoma; ele, representante comercial — e enfrentam uma dura realidade financeira. O plano de saúde não cobre cirurgias nem internação, realizadas em hospital particular.
Para manter o tratamento de Lisa, foi lançada a campanha “Todos Pela Lisa”, com vakinha online e rifas de camisetas autografadas por jogadores do Marcílio Dias, Internacional e Grêmio. Cada número custa R$ 10,00, com sorteio até o dia 30 de setembro. “Estamos vivendo um dia de cada vez, tentando garantir tudo o que a Lisa precisa para seguir lutando. A campanha é nossa esperança de continuar ao lado dela e dar a chance de uma vida melhor”, diz o pai, Thiago.
Para ajudar e saber mais: https://todospelalisa.