Apresentação do Coro da Orquestra Sinfônica de Chapecó emocionou colaboradores, pacientes e familiares
Cânticos de fim de ano renovaram a esperança, despertaram a empatia e estimularam a solidariedade, na última quarta-feira (18), no Hospital Unimed Chapecó. Ao som de diversas vozes dos integrantes do Coro da Orquestra Sinfônica de Chapecó, cooperados, colaboradores, pacientes, familiares e acompanhantes se emocionaram, cantaram junto e registraram o momento para recordação.
A apresentação percorreu alguns setores do complexo hospitalar como recepção, pediatria, internação cirúrgica e clínica. Por onde passou, o Coro da Orquestra despertou sorrisos fáceis, olhos marejados ou lágrimas espontâneas e aplausos de agradecimento e admiração. Por alguns instantes foi possível se contagiar com a magia da época de fim de ano, sem pensar nas fragilidades impostas pelo momento atual de cada um.
De acordo com a coordenadora de Atendimento Hospitalar e membro idealizador do Comitê de Hotelaria Hospitalar da Unimed Chapecó, Maira Letícia Minch, a iniciativa foi uma homenagem aos pacientes, familiares, colaboradores e cooperados. “A intenção foi de aproximá-los das comemorações que ocorrem fora do hospital e, para que, dentro das possibilidades, mantenham a esperança e sejam felizes”.
A professora aposentada, Maria Fátima Pansera, estava na recepção aguardando para visitar a filha de uma amiga de São Miguel do Oeste, que passou por um procedimento cirúrgico, quando foi surpreendida com a apresentação. “Achei ótimo porque a música faz bem para todo mundo e, neste caso, despertou a reflexão e o espírito de solidariedade”.
Rodrigo Badalotti, auxiliar de nutrição, estava em seu primeiro dia de trabalho na cooperativa médica. Encantado com os cânticos, aprovou a iniciativa. “Gostei muito da proposta e achei bonita a apresentação, porque renova nossa fé e remete à união da família”, comentou.
A auxiliar de administração Marioni Suzana acompanhou pelos corredores do hospital o filho Pedro Henrique Suzana, de seis anos de idade, que estava admirado com as músicas. A família recebeu o diagnóstico de leucemia há dois meses e, deste então, as internações de Pedro se tornaram rotina. “A época de fim de ano é especial, e sempre passamos com a família. Mas, agora, estamos no hospital há quatro dias, por isso, essa apresentação é uma demonstração de carinho para nós”, explicou. Pedro também contou animado que tem um microfone em casa e que gosta de cantar.
“Nunca pensamos em ficar no hospital, por isso é um momento atípico para nós. Então, a apresentação nos emociona muito por essa situação, ao mesmo tempo que traz esperança e paz porque temos certeza de que as coisas vão melhorar”, afirmou a corretora de imóveis Neusa Lima, que acompanha seu esposo Carlos Lima, engenheiro mecânico, que está internado há mais de 30 dias. Ela antecipou que o tratamento foi assertivo e de que estão no “caminho certo para que nas próximas semanas possam ir para casa”.
O regente do Coro da Orquestra Sinfônica de Chapecó, Jean Horas, agradeceu pelo convite da Unimed Chapecó, que foi uma oportunidade de proporcionar um momento diferente dentro do ambiente hospitalar e divulgar o canto coral. Por fim, desejou um fim de ano abençoado para todos e um ano novo de muitas conquistas e realizações.
Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação