Cardápio da Merenda Escolar 2018 tem novidades e está disponível on-line

0

Cardápio da Merenda Escolar 2018 tem novidades e está disponível on-line

As aulas na Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú iniciaram nesta quinta-feira (15). Além do aprendizado dos alunos, a alimentação também é uma das preocupações do Município. A merenda oferecida aos mais de 15 mil estudantes, desde o Berçário até o EJA, segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) o que garante a segurança alimentar e nutricional dos educandos. O cardápio 2018 já está disponível nos murais dos Centros de Educação Municipal e Núcleos de Educação Infantil e também no site da Prefeitura de Balneário Camboriú, para que pais e alunos possam acompanhar o que será oferecido na merenda deste ano.

São seis cardápios, um para cada modalidade de ensino ou faixa etária. A novidade deste ano é a introdução do Quibe Assado em todos os cardápios. O alimento é rico em proteínas e fibras e é apresentada com uma forma de preparo diferenciada, incentivando as crianças ao consumo de novo alimentos. Para a introdução deste alimento no cardápio, os nutricionistas realizaram no ano passado um teste de aceitabilidade com os alunos, que foi acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Outra mudança foi a inclusão de preparações como o omelete, ovos mexidos e o purê de batatas nos cardápios dos Núcleos de Educação Infantil. A escolha dos alimentos contou com a participação dos agentes de alimentação. “O cardápio é variado, com frutas todos os dias, verduras, legumes, dentre outros. Cada refeição oferecida tem nutrientes que garantem o crescimento saudável de cada criança e dão disposição para os alunos realizarem as atividades propostas pelos educadores”, ressaltou a nutricionista Luciana Segato. Para as crianças que têm alguma restrição alimentar, como intolerância à lactose ou à proteína do leite, por exemplo, são elaborados cardápios diferenciados.

Quatro nutricionistas atuam na Secretaria de Educação, que têm a missão de acompanhar os preparos dos agentes de alimentação, a aceitação dos alunos ao que é oferecido durante as refeições, a qualidade dos alimentos entregue pelos fornecedores e incentivar bons hábitos alimentares nos alunos, desde a idade mais precoce. “Acreditamos que a introdução de hábitos alimentares saudáveis nas crianças influencia a rotina alimentar da família e da criança, sobretudo na idade adulta”, falou o nutricionista Filipi Reis de Mello. Os nutricionistas Ana Paula Harmel e Jeniffer Diniz de Souza também fazem parte da equipe.

“Todas os Centros Municipais de Educação e Núcleos de Educação Infantil já estão abastecidos. Nesta quinta-feira (15), finalizamos a entrega de alimentos perecíveis, como carnes e hortifrútis, que precisam estar frescos”, contou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba. “Arroz, feijão, macarrão, leite, iogurte são alguns dos alimentos que oferecemos aos nossos alunos”, completou a secretária. A entrega dos alimentos nos núcleos e escolas acontece uma vez por mês, no caso dos não perecíveis, e é feita por região para otimizar a logística de distribuição. A quantidade enviada é a necessária, calculada para uma semana a mais, de forma preventiva caso haja algum atraso na entrega.

_________________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144