Cartilha “Juba no Mundo Encanado” ajuda crianças a compreenderem como funciona o sistema de saneamento
O assunto parece complexo e de “gente grande”, mas, com a ajuda da baleia Juba, o mundo encanado fica muito mais lúdico e super curioso. Uma cartilha especialmente criada para as crianças entenderem como funciona o sistema de saneamento acaba de ser lançada oficialmente pela Águas de Penha. O material didático passa a ser entregue no último encontro do programa Saúde Nota 10, que a concessionária desenvolve junto à estudantes do 3º ao 5º ano de escolas da cidade.
“Juba no Mundo Encanado” traz a mascote da concessionária como personagem principal do enredo que explica sobre os recursos hídricos de Penha e região, sobre a Estação de Tratamento de Água (ETA) e todo o caminho que a água faz desde a captação até a casas dos moradores. O material didático traz informações sobre a distribuição dos recursos hídricos no planeta, no Brasil e na cidade de Penha, além de dicas sobre como limpar a caixa d’água. Atividades e jogos temáticos complementam o conteúdo. A cartilha foi apresentada oficialmente à secretária municipal de Educação, Suselli Berenisse Anacleto, que elogiou a iniciativa da Águas de Penha.
Fernanda Barreto, gestora operacional da Águas de Penha, destaca que este tipo de iniciativa da concessionária é muito importante porque leva de forma educativa e divertida aos estudantes do município informações sobre a importância dos recursos hídricos e de como podemos tirar melhor proveito deles. “Ensinado as crianças, estamos preparando as futuras gerações a entenderem e preservar melhor o meio ambiente”, disse.
Programa
Os encontros do Saúde Nota 10 contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e são realizados com estudantes do 3º ao 5º ano de diferentes escolas do município. Conforme o biólogo e coordenador de projetos socioambientais da Águas de Penha, Luiz Gustavo Marzollo, o programa de educação ambiental é desenvolvido com o intuito de despertar a consciência dos estudantes para a importância da conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, além de informar sobre o reflexo do consumo de água tradada na qualidade de vida das pessoas.
Os estudantes também recebem informações sobre o uso racional da água e a importância do tratamento de esgoto. As atividades valorizam a cultura regional por meio de palestras, além da disponibilização de material didático ilustrado e de linguagem acessível.