Dentre as 13 mil serventias existentes no País, o 1° Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos de Balneário Camboriú está no topo do ranking de qualidade nacional que acaba de ser divulgado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), ocupando o 4° lugar. O Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral de 2022 foi elaborado com base em auditorias realizadas de forma independente pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER Brasil), com apoio da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ).
O ranking traz 88 cartórios ocupando as 25 primeiras colocações, e destaca ainda outras duas serventias catarinenses: o 1° Tabelionato de Notas e Protestos de Palhoça e 1° Registro de Imóveis de Joinville, que dividem o primeiro lugar por empate, em razão da mesma pontuação obtida entre os critérios avaliados.
O cartório de Balneário Camboriú deu início às suas atividades em 1862. Atualmente a serventia é administrada por Mariana Viegas Cunha, que tomou posse em 30 de março de 2010, após ser aprovada em concurso público. A serventia conta com uma estrutura com área útil de 1150m2, 50 funcionários e um quadro amplo de serviços realizados. Também é pioneiro em inovações e tecnologia, sempre facilitando o atendimento aos usuários por meio de site, aplicativo, e-mails e WhatsApp.
“O exercício da atividade notarial é desafiador, dadas as inúmeras exigências legais e a relevância social do serviço. Estar ranqueada pela Anoreg/BR é uma grande satisfação, representa o resultado de um trabalho árduo e diário, fruto do engajamento de toda a equipe, refletindo na satisfação dos nossos usuários, cujo principal objetivo é dar sentido às boas práticas desenvolvidas”, avalia a titular Mariana Viegas Cunha.
Investimentos em melhoria de processos, gestão, sistemas de tecnologia, informatização e segurança, capacitação dos servidores e digitalização, agilidade e comodidade nos serviços oferecidos aos cidadãos, estão entre as ações que destacaram Santa Catarina no cenário nacional e que contam com apoio e fomento da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC).
A publicação anual destaca não apenas iniciativas isoladas, mas os serviços Notariais e de Registro de todo o País que atendem de forma contínua os requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários. Essa é uma demonstração inequívoca da qualidade do trabalho dos cartórios catarinenses, que merecem esse reconhecimento nacional dado o esforço que vêm empreendendo em melhorias para a população”, considera o presidente da Anoreg/SC, Renato Martins Silva.
Crédito fotos: Divulgação