Serviço da Associação Madre Teresa já ultrapassou 42 mil atendimentos em três anos de funcionamento
O atendimento na Casa de Acolhimento da Associação Madre Teresa será mantido durante todo o final do ano. A única ressalva é o fechamento nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Nas outras datas, o espaço que serve para acolher pacientes do Hospital Marieta e seus familiares continuará em horário normal, das 6h às 19h. “O atendimento médico, principalmente o oncológico, continua no hospital e a nossa missão com a Casa de Acolhimento é receber com conforto essas pessoas que são de Itajaí e região e que até três anos atrás não tinham onde passar boa parte do tempo entre a consulta ou tratamento e o transporte que os levaria de volta para casa”, comenta o presidente Maurício José Gom.
Neste tempo de funcionamento, a Casa de Acolhimento prestou mais de 42 mil atendimentos. As pessoas que passam pelo local usufruem de uma estrutura com ar-condicionado, lanche, televisão, internet, banheiros, livros e revistas e o carinho das atendentes. Situada na Rua Aderbal Ramos da Silva, 94, no Centro de Itajaí, a construção fica do lado do Hospital Marieta, para facilitar o acesso dos pacientes, muitas vezes debilitados. “Esse era um sonho nosso que unimos forças para conseguir tirar do papel. Hoje é uma realidade e nos conforta ver a trajetória seguida até agora”, destaca o vice-presidente Sergio Ribeiro Werner.
Média de atendimento por cidade da região da Amfri
- Balneário Camboriú – 6036
- Balneário Piçarras – 5016
- Bombinhas – 2195
- Camboriú – 5378
- Ilhota – 733
- Itajaí – 4433
- Itapema – 5408
- Luiz Alves – 957
- Navegantes – 2857
- Penha – 3574
- Porto Belo – 2900
(*) o restante dos pacientes variam em cidades fora da região
(**) dados até 31 de novembro de 2023
Banco de Lenços e Perucas, Bando de Sutiãs e Banco Ortopédico para a comunidade em geral
Junto à Casa de Acolhimento funciona o Banco de Lenços e Perucas, onde existem centenas deles e que são emprestados aos pacientes que passam por tratamentos cujo resultado é a perda dos cabelos. Como a demanda é grande, a Associação Madre Teresa mantém o recebimento constante desses materiais.
Outro serviço que funciona no espaço é o Banco de Sutiãs. Com foco em pacientes que passaram pela cirurgia no seio. São peças especiais, que oferecem reforço na sustentação dos seios depois de submetidos ao procedimento, de forma a evitar flacidez, proporcionar adaptação aos músculos e garantir que as suturas não cedam e tenham estabilidade. Além desses sutiãs pós-cirúrgicos, há ainda os tradicionais simples.
Também faz parte das ações da Associação Madre Teresa o Banco Ortopédico. Com macas, cadeiras de rodas, muletas, cadeiras para banho e uma série de outros equipamentos, o serviço é para empréstimo de pessoas que necessitam desses aparelhos que os devolvem tão logo não necessitem mais. Atualmente são mais de 300 peças, guardadas no depósito da ArmazenaBem, empresa parceira da iniciativa.
Horário de atendimento administrativo
- De segunda a quinta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 18h
- Sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Horário de funcionamento Casa de Acolhimento Madre Teresa
- De segunda a sexta-feira: das 6h às 19h
Associação Madre Teresa
Administração: Av. Cel. Marcos Konder, 1111 – Centro, Itajaí (SC)
Casa de Acolhimento: Rua: Aderbal Ramos da Silva, 94, Centro, Itajaí (SC)