A estratégia montada em Itajaí para combater o mosquito Aedes aegypti deu certo. Do ano passado pra cá, o município conseguiu reduzir o número de casos de dengue de 3.158 para 69. Também caiu pela metade o número de focos positivos do mosquito. Em 2015 foram encontrados 891 focos, já esse ano foram 441. “
A queda nos índices de combate ao Aedes aegypti não significa que o trabalho acabou. Com a chegada do verão a preocupação aumenta, já que é nessa época que o mosquito mais se reproduz. Por isso, o município recebeu nesta terça-feira (20) do Ministério da Saúde um veículo para auxiliar no trabalho de campo dos agentes de endemias. Apenas três cidades catarinenses receberam veículo (Itajaí, Chapecó e Pinhalzinho).
Itajaí possui uma das maiores estruturas do estado: são duas vans, quatro veículos de passeio, sete motocicletas e uma equipe de 71 agentes endemias. Para que o resultado do combate ao Aedes aegypti seja ainda melhor é preciso a colaboração da população. “Basta tirar alguns minutos para vistoriar sua casa e eliminar tudo que tenha água parada ou aquilo que possa acumular água” fala o coordenador do programa, Lúcio Vieira.