Catarinense Mateus Herdy é campeão do Vans Pro Júnior, nos Estados Unidos
Uma das grandes promessas do surfe brasileiro acaba de conseguir mais uma grande conquista, nos Estados Unidos. O catarinense Mateus Herdy, de apenas 16 anos, conquistou o título do Vans Pro Júnior. De quebra, correndo entre grandes nomes de todo o mundo, ficou em 5º lugar no torneio profissional, válido como World Qualifying Series (WQS).
O Vans Pro foi disputado em Virgínia Beach, na Virginia, Leste dos Estados Unidos. Herdy chegou ao dia decisivo em ambas as competições, Júnior e profissional. O catarinense é ainda tão novo que mesmo na categoria Júnior continua sendo um dos mais jovens. Santa Catarina vive um grande momento com Yago Dora, Tomas Hermes e Willian Cardoso à beira de classificar para o CT. Em um futuro próximo, Herdy pode ser mais um na elite do surfe mundial.
Nos EUA, o barriga-verde acabou caindo nas quarta de final do torneio profissional, mas ainda tinha o Júnior pela frente. Nas semifinais, surfou muito e se classificou em segundo, só ficando atrás do grande japonês, Yuji Mori. Na final, os dois teriam pela frente ainda o norte-americano Tyler Gunter e Joh Azuchi, também do Japão.
A expectativa era de que o catarinense e Yuji Mori brigassem pelo título. Porém, o outro japonês, Joh Azuchi, surpreendeu ao pegar uma onda nota 9.40 e deixou seu compatriota para trás, quase ultrapassando Mateus Herdy. Ainda assim, o barriga-verde manteve a tranquilidade e mostrou muito surfe e maturidade para pegar duas ótimas ondas e somar um total de 16.43 pontos, contra 15.17 de Joh.
Por fim, Mateus foi campeão, Joh vice e Yuji Mori terceiro lugar, com 10.90. O norte-americano, Tyler Gunter, foi o quarto melhor com 7.67 pontos. O catarinense comemorou muito a volta ao topo do pódio, mas ressalta que seu foco é pontuar ainda mais no WQS. “Estou feliz depois de ter passar algum tempo desde a minha última vitória e agora vou direcionar meu foco para o QS, mas vou aproveitar esse momento“.
Mateus já havia sido campeão do Vans Pro Júnior na África do Sul e voltou a ser campeão nos EUA. O atleta afirma que o apoio que recebeu foi fundamental para esta façanha. “Eu vi Yuji (Mori) pegando muitas ondas na semifinal, então sabia que teria que encontrar algumas boas ondas e tentava me concentrar nos aéreos. Infelizmente, perdi nas quartas (do profissional), mas isso me ajudou a manter minha energia e assim só precisava escolher as ondas certas. A maioria dos meus amigos poderiam ter ido para a Europa, mas ficaram para me apoiar, o que significou muito para mim. É bom estar surfando contra esses caras“.
Confira quem foram os melhores do Vans pro Júnior
Final
1º Mateus Herdy BRA (8.50 + 7.93) – 16.43
2º Joh Azuchi JPN (5.77 + 9.40) – 15,17
3º Yuji Mori JPN (5.67 + 5.23) – 10.90
4º Tyler Gunter EUA (4.77 + 2.90) – 7.67