A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú informa que as aulas da escolinha de futebol do Bairro dos Municípios começam na próxima segunda-feira (13). As atividades serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 16h, no Centro de Desenvolvimento do Futebol, localizado na Alameda Delfim Pádua Peixoto Filho, ao lado da sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF).
A escolinha faz parte do projeto Gol do Brasil, desenvolvido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em parceria com a FCF e a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da FME. O programa é destinado a meninos e meninas entre 8 e 14 anos e tem como foco o desenvolvimento esportivo e social das crianças.
As inscrições podem ser feitas no site da FME (https://fmebc.sc.gov.br/). Após o cadastro, é necessário comparecer ao local de treino e procurar o professor responsável, Fernando Pereira, apresentando um atestado médico de aptidão física.
O projeto Gol do Brasil é realizado em Balneário Camboriú desde 2023, com atividades no Bairro Vila Real. Em agosto, a parceria foi renovada, com a entrega de novos uniformes e equipamentos. “O objetivo do projeto é incentivar a prática e cuidar principalmente da parte social, utilizando o futebol como ferramenta de desenvolvimento das crianças, seja esportivo, social ou esporte de participação, sempre com foco nos cuidados com a saúde”, explicou Fernando.
Segundo o professor, a meta é atender entre 100 e 150 alunos no Bairro dos Municípios até o fim do ano. Além do esporte, o projeto aborda temas como convivência em grupo, respeito, empatia e cidadania, promovendo o desenvolvimento pessoal e a inclusão social.
O Centro de Desenvolvimento do Futebol, onde as aulas acontecem, foi inaugurado em 15 de agosto. O espaço é fruto da parceria entre a CBF, a FCF e o Município, que cedeu o terreno por 50 anos. O complexo foi construído com recursos do Fundo do Legado da Copa do Mundo da Fifa 2014 e conta com campo de futebol, prédio principal, vestiários, área médica, sala de massagem, lanchonete, sala de reuniões, arquibancada para 480 pessoas e estacionamento.
A gestão e a manutenção do centro são de responsabilidade da FCF. Em contrapartida, o Município pode utilizar a estrutura para atividades esportivas e comunitárias.