Blumenau terá uma unidade educacional representando a rede municipal de ensino no Seminário Catarinense de Transparência e Controle Social. O Centro de Educação Infantil Oswaldo Burger foi convidado a participar do evento após uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos na unidade durante o VII Seminário de Educação Fiscal, realizado em maio. O CEI desenvolveu inúmeras ações no ano passado, referentes à educação fiscal, cidadania e sustentabilidade.
A professora Mara Denise Pamplona Pissaia, responsável pela realização das atividades com as turmas de Pré II e III da unidade, explica que os trabalhos foram implantados com o objetivo de tornar as crianças cidadãs críticas e conhecedoras dos seus direitos e deveres. “Todo início de ano fazemos uma sondagem com eles, para ver quais são seus temas de interesse. Porém, essa turma era muito curiosa e estava aberta a trabalhar com os todos os temas que foram propostos.
Trabalhamos cuidados com a natureza, reciclagem, educação monetária, eleições, minimercado e salão de beleza. Além disso, fizemos um passeio no entorno do CEI, a fim de observar o lixo jogado na encosta do ribeirão e orientar a comunidade sobre os cuidados com a dengue”, salienta.
A professora conta ainda que no tema eleições, cinco alunos foram candidatos. “Eles visitaram as salas para apresentarem suas propostas, com o objetivo de conquistarem eleitores. Todo o CEI foi envolvido na atividade, despertando desde cedo à atenção sobre a importância do voto consciente”, complementa. Além disso, com o minimercado e salão de beleza, as crianças foram orientadas sobre a nota fiscal e sua importância, bem como construíram maquetes que representavam os benefícios concedidos pelo governo, a partir da arrecadação dos tributos. “Fizemos a maquete do CEI Oswaldo Burger, um minimercado, posto de saúde. As crianças amaram todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano e as ações da educação fiscal estão enraizadas no cotidiano do CEI”, finaliza. A unidade atende 92 crianças e está situada à Rua Londrina, número 180, bairro Velha.
O Seminário
O Seminário Catarinense de Transparência e Controle Social ocorre nos dias 6 e 7 de julho, em Florianópolis. O evento é promovido pelo Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda e tem como objetivo debater os princípios da transparência pública e as lacunas que ainda impedem o acesso eficaz dos cidadãos às informações.
O Programa de Educação Fiscal
Existente desde 2008, o Programa de Educação Fiscal tem o intuito de despertar a consciência da cidadania, objetivando a mudança da sociedade, com o desenvolvimento de hábitos, atitudes, valores e competências necessárias ao exercício dos direitos e deveres na relação entre o cidadão e o Estado.
As unidades de ensino participantes são contempladas com diversas ações, em que os estudantes trabalham com temas como consumo consciente, ética, cidadania, cobrança da nota fiscal, sustentabilidade, reciclagem, transparência, prática fiscalizadora, entre outros. Os professores recebem capacitação constante e a coordenação do programa fica a cargo da Comissão Mista de Educação Fiscal de Blumenau.
Yara Schram