No período de julho à setembro a Central de Operações e Monitoramento, da Secretaria de Segurança Pública de Balneário Camboriú, recebeu 7.365 ocorrências que foram repassadas aos Guardas Municipais ou Agentes de Trânsito, são aproximadamente 80 atendimentos por dia. A Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito realizam atendimento 24 horas através do telefone 153. As informações chegam até a Central de Monitoramento que em instantes repassa a denúncia para a guarnição mais próxima.
Para o Secretário de Segurança, Geraldo Barizon Filho, a demanda tende a aumentar. “Hoje nossa demanda reflete a efetividade dos nossos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito, o número 153 da Central de Monitoramento já se popularizou entre os moradores de Balneário Camboriú o que também contribui para que esta demanda seja crescente”, comenta o secretário. “No último ano aumentamos o número do nosso efetivo, consequentemente temos uma maior capacidade para suprir a demanda que chega através da Central de Monitoramento”, conclui. Hoje a Guarda Municipal conta com 142 guardas, além dos 71 Agentes de Trânsito para atender Balneário Camboriú.
A Guarda Municipal respondeu a 4.233 ocorrências, sendo que destas 1.743 resultaram em crimes ou contravenções atendidas. As ocorrências que possuem maior volume são as envolvendo drogas ilícitas, seja por consumo ou posse, com 303 casos, neste mesmo viés constam 19 pessoas abordadas por tráfico. Dentre os atendimentos consta o saldo positivo de 11 veículos que estavam com registro de furto ou roubo e foram recuperados pela GM. Nos registros constam ainda os casos de contravenções penais ou infrações de menor potencial ofensivo, como os 372 casos de perturbação do sossego e os 38 casos de vias de fato, que são brigas sem deixar lesões.
Os Agentes de Trânsito também tiveram uma grande demanda neste último trimestre, ao total foram atendidas 3.132 ocorrências, dentre elas constam 2.926 infrações de trânsito e 260 acidentes de trânsito acompanhados pelos Agentes.
Comparativo
A Guarda Municipal começou a atuar em 2011, desde então foram atendidas mais de 35 mil ocorrências. Comparando ano a ano é possível observar uma crescente no número de atendimentos. Isso se deve ao aumento do efetivo e da estrutura que possui a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito.
Se comparado ao ano de 2015, contados os 12 meses, com apenas o primeiro semestre de 2016, observamos um aumento de 25,42% nas ocorrências atendidas apenas pela Guarda Municipal. Se o comparativo for entre dados gerais da Central de Monitoramento 153 a porcentagem aumenta ainda mais. No primeiro semestre de 2016 a Central atendeu 44,81% mais ocorrências do que no mesmo período do ano anterior.