Cervejaria Ambev anuncia mentoria voluntária em gestão para Instituto Escola Teatro Bolshoi, em Joinville
Programa VOA irá capacitar a única filial do Bolshoi fora da Rússia com técnicas de administração de processos, orçamentos e pessoas
A Cervejaria Ambev selecionou 52 ONGs brasileiras, entre mais de 300 inscritas, para participarem do VOA – entre elas, o Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, de Joinville, a única filial da escola fora da Rússia.A organização localizada em Santa Catarina trabalha a inclusão social oferecendo ensino de excelência para crianças de baixa renda, formação de artistas-cidadãos, com ensino técnico profissionalizante em dança clássica para crianças e jovens, a inserção dos formados no mercado de trabalho da dança nacional e internacional, além de promover e difundir a arte-educação como fator de transformação e melhoria nos indicadores sociais.
O programa de mentoria em gestão da companhia é voluntário, em que seus funcionários contribuem com conhecimentos em diferentes áreas para que as organizações se desenvolvam, ajudando a se estruturarem melhor e ampliarem seu impacto na sociedade.
Os funcionários voluntários, especialistas em diferentes áreas de atuação, serão responsáveis por oferecer mentoria personalizada para as ONGs, sendo os “padrinhos” de cada uma e acompanhando sua evolução ao longo do programa. Para esse ano mais de 400 funcionários se candidataram.
O Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil tem conseguido atingir sua metas. Atualmente, 100% dos alunos recebem bolsas de estudos integrais gratuitas, além do alto índice de empregabilidade dos formados, que é de 74%. Segundo o instituto, os bailarinos formados trabalham nas melhores companhias de dança do Brasil e do mundo, um reflexo de um ensino de excelência. No último ano, o Bolshoi realizou audições para selecionar novos alunos em várias cidades do país. Quase seis mil crianças e jovens foram atingidos ao longo do processo, e na etapa final foi calculado um índice de 107 candidatos por vaga. Contudo, a escola atende 240 alunos de 22 estados, entre Brasil, Paraguai e Argentina. A meta é ter 300 crianças estudando anualmente na instituição.
“Apesar de conseguirmos atingir nossos objetivos da atividade fim, a atividade meio, de recursos financeiros, é deficitária e nosso maior desafio de gestão. Com o programa buscamos alternativas de melhorar nosso desempenho na busca da sustentabilidade. Temos dificuldade de mostrar o trabalho que fazemos para conseguirmos ainda mais parceiros que nos ajudem a manter o projeto. Ainda que tenhamos pessoas especializadas dentro da instituição, precisamos de apoio em algumas expertises das quais demandam contratações, cujos recursos não temos”, coloca Célia Campos, diretora administrativa do Instituto sobre a participação no Programa VOA.
As aulas, que acontecerão em encontros presenciais e por meio de módulos online, terão início em maio e trarão conteúdos sobre gestão de orçamento, gerenciamento de projetos, elaboração de metas, planos de carreira, dentre outros.
O VOA está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 4, 8 e 17 da ONU, que buscam um mundo mais inclusivo e sustentável. “Sempre tivemos vontade de participar mais ativamente no desenvolvimento das organizações sociais, mas ainda não tínhamos clareza sobre como fazer isso – até que percebemos que poderíamos compartilhar nossos conhecimentos e práticas de gestão. No final das contas, nós também aprendemos muito com elas, então foi uma troca rica para ambos os lados”, conta Richard Lee, gerente de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev, que irá participar como voluntário do programa pela segunda vez.
Para Lee, o VOA é extremamente importante para a cervejaria e está alinhado com seu sonho de unir as pessoas por um mundo melhor. “O programa não só nos aproxima ainda mais do terceiro setor, como também une os próprios funcionários, que escolhem dedicar boa parte de seu tempo às ONGs. O saldo é sempre positivo: nós saímos mais realizados e felizes com nosso trabalho”, conta.
Na conclusão do programa, as ONGs apresentarão ao final de 2019 um projeto prático realizado com base no que aprenderam ao longo dos meses, sendo que o mais bem avaliado receberá um auxílio financeiro. Em 2018, as organizações participantes puderam impactar cerca de 2 milhões de pessoas após a participação no programa.
Neste ano, as participantes de 2018 também terão a oportunidade de seguir acompanhando as aulas e encontros e poderão, inclusive, trocar experiências com as novas selecionadas, contribuindo ainda mais com seu desenvolvimento.
A escolha das participantes de 2019 envolveu critérios como potencial de impacto social nas novas gerações, visão de futuro e comprometimento. Abaixo estão os nomes, regiões e áreas de atuação das selecionadas.
SERVIÇO – Sobre as ONGs selecionadas para o VOA 2019
|
Sobre a Cervejaria Ambev
Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.