Está chegando mais um Circuito Mormaii Surfuturo Groms
O Atalaia, em Itajaí, será palco da etapa inicial da competição de surfe de base mais importante de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil, o Circuito Mormaii Surfuturo Groms. A competição por onde passaram feras como Tainá Hinckel, Lucas Vicente, Mateus Herdy e Yago Dora acontece a partir de 2 de setembro, sábado.
Esta será a primeira de três etapas em 2017. As inscrições já estão abertas, com o preço de R$ 70. A exceção será a categoria Petiz, na qual não há cobrança para participar, entretanto esta disputa conta com vagas limitadas, é melhor correr.
O torneio reúne os maiores talentos do estado até 16 anos de idade. O evento acabou sendo aberto também para grandes nomes do surfe jovem de outros locais além de Santa Catarina, o que o abrilhantou ainda mais. O Circuito Mormaii Surfuturo Groms foi criado no início dos anos 2000 pela Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI). Após uma pausa em sua realização, o evento retornou de vez ao calendário da entidade em 2008.
Diretor da ASPI naquela época, Christyan Ferro Correa afirma que esta foi uma iniciativa de vanguarda que deu certo. “A necessidade em realizar um evento exclusivo para esta categoria nos fez acreditar no projeto e trabalhar sério para chegar aonde chegou”. Juntamente do árbitro da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Erivelton Cristovão, Christyan idealizou a volta definitiva do Surfuturo Groms, em 2008.
Depois de praticamente uma década, os inúmeros grandes nomes que o torneio revelou apontam o sucesso desta marca, como avalia Erivelton. “O objetivo é fomentar a base e revelar talentos. O histórico dos competidores que passaram pelo Surfuturo já diz tudo. Muitos romperam as barreiras que qualquer profissão impõe e hoje são destaques no esporte que escolheram”.
Entre os grandes nomes revelados no circuito estão: Gustavo Ramos, Lucas Vicente, Mateus Herdy, Alcides Lopes, Wallace Vasco, Leonardo Barcelos, Tainá Hinckel, Matheus Navarro e Yago Dora. Para Herdy, o torneio só proporciona boas lembranças. “Adorava competir no Surfuturo. Sempre dava boas ondas e a recepção da galera de Itajaí era demais. No final era de lei o churrasquinho no Bar do Kao e um bolinho de chocolate pra finalizar”.