Com a presença do medalhista paralímpico, Daniel Dias, e do skatista Rony Gomes, o 1° de circuito de skate para pessoas com deficiência (PCD) reforçou campanha para as Paralimpíadas de 2028
No último final de semana, São Paulo conheceu os campeões do Circuito Paraskate Tour – primeiro evento do País dedicado a skatistas PCD (pessoa com deficiência) – nas modalidades Park e Street. Além das manobras radicais e da adrenalina, o evento contou com a presença do maior medalhista paralímpico brasileiro, o nadador Daniel Dias, que declarou o apoio à campanha para inserir o esporte nas paralimpíadas de Los Angeles em 2028.
“Estou muito feliz, é o primeiro circuito que está acontecendo no Brasil de um esporte que só está crescendo no país. Com certeza um evento como este é muito importante para que a gente possa divulgar a modalidade e mostrar o potencial para que se torne um esporte paralímpico. Hoje, estou no conselho de atletas e vou levar este tema para que a gente possa aumentar os esportes paralímpicos e, quem sabe, a inserção em Los Angeles possa acontecer”, afirmou o campeão que subiu 27 vezes ao pódio nas últimas paralimpíadas.
A final, que também contou com Rony Gomes, campeão brasileiro de skate vertical, foi realizada no Skatepark Sport Club Corinthians Paulista, consagrou Vini Sardi como o grande campeão na modalidade Park e Tony Alves na modalidade Street. Contudo, a maior vitória foi o número recorde de atletas inscritos para disputar esta terceira e última fase. Com a missão de inspirar uma nova geração de paratletas, o campeonato mira em consolidar o novo esporte no Brasil.
Para o idealizador do evento e campeão, Vini Sardi, o sucesso e a participação crescente da comunidade no evento é a realização de um sonho e um passo importante para a promoção do esporte. “Estamos tendo a oportunidade de apresentar vários atletas do esporte e mostrar a força do paraskate brasileiro. O impacto do evento reforça a necessidade de mais investimentos em categorias voltadas ao público PCD”, afirma.
O Circuito Paraskate Tour contou com o apoio da Prefeitura de São Paulo, da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e da SkateCorp Promoções Esportivas. Todas as etapas da competição foram transmitidas ao vivo pelo canal CempocentoSKATE, apoiador da iniciativa que conquistou muitos fãs e a admiração de todos que testemunharam o alto nível dos atletas que já se preparam para ganhar as pistas em 2022.
Para mais informações sobre o Circuito Paraskate Tour e os próximos passos do esporte, acompanhe as novidades no instagram oficial do evento (@paraskatetour).
RESULTADOS
ParaSkate Park
1 Vini Sardi
2 Jota Ribeiro
3 Tony Alves
4 Rafael Alentejo
5 Daniel Amorim
6 David Souza
7 Wesley Paulista
8 David Soares
8 John Oliveira
10 Shierre Hilario
11 Nando Araujo
12 Thiago Vieira
13 William De Almeida
14 Ítalo Romano
15 Mateus Requião
16 Adriano Feitosa
17 Ruan Pereira
ParaSkate Street
1 Tony Alves
2 Vini Sardi
3 Ítalo Romano
4 Jota Ribeiro
5 Nando Araujo
6 Wesley Paulista
7 David Souza
8 Ruan Pereira
9 Rafael Alentejo
10 John Oliveira
11 Léo Almeida
12 David Soares
13 Shierre Hilario
14 Daniel Amorim
15 Thiago Vieira
16 William De Almeida
17 Ruan Silva
18 Leo Almeida
19 Adriano Feitosa
20 Claudio Boscolo
21 Marcos De Jesus Silva
22 Cláudio Boscolo