Colaboradores da Águas de Penha trocam copo descartáveis por canecas retornáveis
Você já imaginou ser possível modificar a consciência ecológica e comunitária através de uma pequena mudança de hábito? Pois a concessionária Águas de Penha acredita que sim e decidiu aproveitar a Semana Nacional do Meio Ambiente para substituir o uso de copos plásticos da força de trabalho por canecas de alumino retornáveis e personalizadas. As ações contaram ainda com distribuição de sementes de girassol aos clientes e uma palestra sobre meio ambiente para os colaboradores da concessionária.
De acordo com o biólogo e coordenador de projetos socioambientais da Águas de Penha, Luiz Gustavo Marzollo, o projeto não consiste somente em substituir o copo descartável pelo reutilizável. “Nós queremos alcançar um nível de consciência ecológica e comunitária para que cada colaborador possa levar essa atitude para fora do ambiente de trabalho”, explica.
“Isso ocorre não só pelo fato da medida se preocupar com o meio ambiente, mas porque a concessionária tem se atentado ao fato de que apostar nas práticas sustentáveis pode ser importante para sua própria existência, influenciando na sua longevidade”. Desde que assumiu a concessão do saneamento básico no município, a Águas de Penha tem implantado cada vez mais padrões e rotinas de controle de preservação ambiental.
O problema do copo descartável
Substituir copos descartáveis por canecas ameniza:
– A utilização de água e energia elétrica para produção de copo descartável
– Menos impacto na extração de petróleo (pois é dele que o plástico provém)
– Menos matéria-prima extrativa e não-sustentável
– Menos problemas nos aterros sanitários
– Menos poluição ambiental (pois o copo descartável demora em torno de 200 anos para se decompor