Colégio Visão incentiva o uso de sabão caseiro na campanha “Reciclar é nossa missão”

0

Colégio Visão incentiva o uso de sabão caseiro na campanha “Reciclar é nossa missão”

O Colégio Visão Camboriú desde o início de suas atividades se esforça para passar aos seus alunos valores pautados pela preservação do meio ambiente. Neste ano, a instituição arrecadou em sua Gincana Julina mais de 40 litros de óleo de cozinha usado, e decidiu que era o momento de falar sobre a reutilização deste produto.

 

Os litros arrecadados foram enviados para uma empresa especializada que produziu sabões líquidos e em pedra que foram posteriormente distribuídos entre as crianças. Claro, que o incentivo não parou por aí e todos os alunos, dos primeiros anos até o Ensino Médio aprenderam a importância de evitar o contato do óleo de cozinha com o solo.

 

Segundo estudos, o óleo de cozinha é uma das principais formas de poluição das águas. Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Isso é ruim, porque atrai pragas que podem causar várias doenças.

 

Além disso, como o óleo é menos denso que a água, ele fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio. Isso causa a morte de várias espécies aquáticas, como o fitoplâncton (algas microscópicas que vivem em rios e mares e que produzem oxigênio) que depende da luz para desenvolver-se e sobreviver. Isso pode trazer consequências sérias, pois o fitoplâncton está na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, servindo de alimento para organismos maiores que também poderão morrer. Além disso, acredita-se que eles produzam cerca de 98% do oxigênio da atmosfera terrestre.

 

“Queremos mostrar para os nossos alunos que nós podemos fazer sim a diferença. Essa atitude parece pequena, mas causa um grande impacto positivo em nosso planeta”, explicou a diretora educacional. Raquel Lazzarotto Linhares.