Atividades fazem parte de projeto que está circulando pelo estado com ações para fortalecer o cenário da música autoral catarinense
Nos últimos meses, o coletivo Da Cor do Canto está circulando pelo estado com o projeto Da Cor do Canto: Formação para a Música Autoral Catarinense, em que promove oficinas de criação e produção musical e seu show autoral. Neste mês de setembro, é a vez da circulação chegar a Florianópolis, última etapa do projeto, onde ocorrem três oficinas e um show com o renomado músico e compositor Alegre Corrêa como convidado especial. A participação em todas as atividades propostas é gratuita, mas é necessário fazer inscrição para as oficinas.
A primeira oficina formativa é a Vivência Da Cor Do Canto, que acontece no dia 9 (segunda-feira), das 13h30 às 17h30. Ministrada por Cassiani Tasca e Rafaelo de Goes, a atividade debate técnicas de composição e criação musical, a partir da força da palavra, da poesia e das construções melódicas e harmônicas. No mesmo dia, das 18h às 22h, acontece a Oficina Arranjos Musicais, com Bernardo Flesch. A última prática é a Oficina Criação Musical, que será ministrada por Alegre Corrêa, no dia 12 (quinta-feira), das 13h30 às 17h30. Todas essas atividades contam com apoio do professor Luiz Felipe Soares através das Ações de Extensão do Departamento de Artes da UFSC. Para participar das práticas, os interessados devem se inscrever pelo formulário disponível no perfil do Instagram @dacordocanto.
Por fim, no dia 19 (quinta-feira), acontece o show do coletivo Da Cor do Canto, no Bugio Centro. A banda é formada pelos músicos Cassiani Tasca (voz), Rafaelo de Goes (voz e violão), Bernardo Flesch (teclado e voz), Rodrigo Paiva (bateria), Bárbara Kristensen (percussão), Sete Bass (baixo) e participação especial de Alegre Corrêa (guitarra e voz). A apresentação vai passar pela produção autoral dos artistas, registrada no disco Arcoirizar, e vai contar com a participação especial do músico e compositor Alegre Corrêa (guitarra e voz), nome proeminente da música com carreira consagrada no Brasil e também internacionalmente. Como importante medida de acessibilidade, a apresentação terá intérprete de Libras.
“Estamos finalizando o projeto com esta etapa em Floripa muito orgulhosos do que ele proporcionou ao longo dos últimos meses. Foram momentos muito importantes de troca com outros artistas e com o público em várias partes do estado. Preparamos uma programação muito bacana, que vai ser enriquecedora para quem participar e vamos fechar com um show bem especial para celebrar esse momento”, ressalta a cantora e compositora Cassiani Tasca.
Da Cor do Canto
Da Cor do Canto é um coletivo liderado pelos artistas Cassiani Tasca e Rafaelo de Goes, que tem o objetivo de fomentar a produção musical no estado, com foco na autoralidade. Através deste projeto, o grupo pretende promover um intercâmbio cultural entre músicos de diferentes regiões do estado, possibilitando a troca de experiências, influências e perspectivas entre os artistas.
O projeto Da Cor do Canto: Formação para a Música Autoral Catarinense é uma Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.
Serviço:
O quê: Projeto Da Cor do Canto: Formação para a Música Autoral Catarinense;
Quando e onde:
– 9 de setembro (segunda-feira), das 13h30 às 17h30 – Oficina Vivência Da Cor Do Canto, com Rafaelo de Goes e Cassiani Tasca – sala 211 (LEC) do Bloco D do CCE/UFSC;
– 09 de setembro (segunda-feira), das 18h às 22h – Oficina Arranjos Musicais, com Bernardo Flesch – sala 211 (LEC) do Bloco D do CCE/UFSC;
– 12 de setembro (quinta-feira), das 13h30 às 17h30 – Oficina Criação Musical com Alegre Corrêa – sala 310 do Bloco D do CCE/UFSC;
– 19 de setembro (quinta-feira), às 21h30 – Show Da Cor Do Canto convida Alegre Corrêa – Bugio Centro.
Quanto: participação nas oficinas e entrada no show totalmente gratuitos. Inscrições em: @dacordocanto.
Foto – Henrique Goedert