O depósito está desfalcado e a merenda dos 200 alunos atendidos diariamente pela Combemtu de Tubarão está comprometida. A entidade, que atende crianças no contraturno do horário escolar, precisa de ajuda para comprar itens básicos para alimentação, como arroz, carne, trigo, açúcar e outros.
De acordo com a coordenadora geral da Combemtu, Janini Cristini Oenning Lima, a entidade possui um convênio com a prefeitura de Tubarão para suprir os gastos. Contudo, do valor destinado, R$ 2,2 mil são direcionados para a compra de alimentos. “Porém, com este valor não conseguimos comprar tudo que se necessita”, fala a coordenadora.
Para complementar a renda, Janini conta que a entidade investe em eventos. “Porém, estamos numa situação delicada. Para se ter uma ideia, só de carnes nós gastamos cerca de R$ 3 mil mensalmente”, informa a coordenadora, enquanto mostra as prateleiras que contavam com poucos itens para o lanche das crianças.
“Ao todo, são servidos 200 almoços, 120 cafés da manhã e oitenta lanches da tarde. A única coisa que temos garantida em grande escala é o leite. Que dá até o fim do ano. Mas de contrapartida, não temos muito café ou achocolatado para oferecer”, diz a coordenadora da Combemtu.
Janini explica que recebe doações, mas que o mês de setembro será complicado. “Estamos em busca de ações e doações. Tudo é bem-vindo”, fala. Para as pessoas ou entidades que desejam ajudar a Combemtu, o local precisa de arroz, feijão, café, açúcar, trigo e outros.
As doações podem ser feitas diretamente na entidade, que está situada às margens da SC-370, próximo ao trevo de acesso a Tubarão. E para quem desejar fazer doações em dinheiro, que serão destinadas à compra dos alimentos, o valor pode ser emitido para a conta da Combemtu: na Caixa Econômica Federal, conta 900-1, agência 0410, operação 003, que está em nome da Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Combemtu).