Começam os seminários dos eixos estratégicos em Concórdia

0

Começam os seminários dos eixos estratégicos em Concórdia

O Programa Cidade Empreendedora em Concórdia chegou à fase dos seminários específicos, que debatem alternativas para os setores apontados como estratégicos para o município. São eles: Agronegócio, Tecnologia da Informação e Inovação, Comércio e Serviços, Indústria Têxtil e da Moda e Indústria Metal Mecânica e Bens de Capital.

O primeiro evento foi destinado ao agronegócio. Produtores rurais, entidades, lideranças e representantes da sociedade civil ligados à atividade participaram do encontro realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). No encontro, foram apresentados dados que demonstram a relevância do setor, bem como os desafios e perspectivas para o agronegócio. “O objetivo é conhecer as demandas de cada setor, entender como participam da economia do município e como podem contribuir ainda mais, tendo em vista que o crescimento da economia local beneficia todos os segmentos”, afirma o consultor credenciado ao Sebrae/SC Fiorindo Fontana, que está conduzindo os debates.

Com o mesmo objetivo de apontar desafios e debater soluções foi realizado o segundo seminário que reuniu empresários, empreendedores e entidades voltadas à tecnologia da informação e inovação na Faculdade Senac.

“A proatividade percebida com a participação dos empresários e representantes dos segmentos  econômicos definidos no seminário do PEDEM, levará a reflexões e encaminhamentos de projetos e políticas públicas necessárias. Os setores elencados como o agro alimentar e TIC estão definindo a visão e estratégias para o futuro. Concórdia e sua gente têm forças importantes que se distinguem e potencializam nestes segmentos, e é importante a promoção das estratégias que conduzam ao ambiente favorável ao desenvolvimento e sustentação dos pequenos negócios inseridos nos Macro Segmentos de alimentos e bebidas e economia digital”, afirma o coordenador regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani.

As ações do Programa Cidade Empreendedora desenvolvido em parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/SC) e a Prefeitura integram o Plano de Desenvolvimento Econômico do Município (PEDEM).  O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Concórdia, Carlos Ernani Bomm, diz que através dos seminários o poder público pode buscar na sociedade as informações que necessita para uma atuação mais eficaz. “O objetivo é fazer com que os setores se sintam participantes e possam nos auxiliar com informações e decisões visando à melhoria de vida da nossa população”.

 

CRONOGRAMA

O próximo seminário a ser realizado é o do setor de Comércio e Serviços, que será no dia 07/11. No dia 08/11 ocorrerá o do setor Têxtil e Indústria da Moda e no dia 09/11, o do setor de Metal Mecânica e Bens de Capital.

 

CIDADE EMPREENDEDORA

Lançado em julho o Programa Cidade Empreendedora é promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Prefeitura e busca desenvolver e implantar estratégias para fomentar o desenvolvimento econômico. A entidade disponibiliza metodologias, instrumentos e expertise nos aspectos estratégicos a serem potencializados.

Entre as ações que estão sendo desenvolvidas estão a estruturação da Sala do Empreendedor, que prestará diversos serviços a micro e pequenos empresários, a desburocratização e a melhoria nos processos de compras governamentais