Comitiva de Palmitos conhece a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó
Um grupo de 15 pessoas, formado por autoridades do município de Palmitos, como o prefeito Dair Jocely Enge, vereadores e representantes da imprensa visitou essa semana as instalações da Usina Foz do Chapecó, entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina e Alpestre, no Rio Grande do Sul.
A comitiva foi recebida pelo gerente de operações e manutenção, Gilson Mileo de Carvalho e pelo supervisor de operações e manutenção, Fernando Pértille. Antes de começar o roteiro, os visitantes assistiram a um vídeo sobre a história e o trabalho da Usina. Em seguida, receberam orientações de segurança. O grupo visitou as salas de máquinas, a casa de força, onde as unidades geradoras estão abrigadas, a sala de controle central, que comanda remotamente todo o processo de geração de energia da Usina e o vertedouro.
A comitiva pôde conhecer o processo de geração de energia, a estrutura da Usina e os procedimentos de prevenção e segurança adotados. Também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e curiosidades.
O gerente de operações e manutenção da Usina, Gilson Mileo de Carvalho, ressaltou detalhes importantes sobre a obra, como a utilização do núcleo asfáltico. A Usina Foz do Chapecó foi a pioneira no Brasil a adotar essa tecnologia, que é bastante utilizada na Europa e nos Estados Unidos. O asfalto possibilita velocidade nas obras em períodos chuvosos, porque é menos vulnerável a umidade. Também é reconhecido como impermeabilizante o que garante total segurança no bloqueio da água.
A grandiosidade do empreendimento chamou a atenção dos visitantes, que puderam registrar todos os momentos da visita em fotos. Para Carvalho, eventos como este são de extrema importância para aproximar a comunidade, esclarecer dúvidas e buscar a integração com órgãos públicos. “A melhor forma de esclarecer e orientar é mostrando a estrutura. É isso que estamos fazendo. Acreditamos que as lideranças da região podem ser grandes parceiros no sentido de informar a população e atuar de forma integrada em ações de prevenção, segurança e desenvolvimento social”, destaca.
A USINA FOZ DO CHAPECÓ
Instalada no Rio Uruguai, a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó está localizada entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina e Alpestre, no Rio Grande do Sul. Com quatro unidades geradoras, a Usina tem uma potência instalada de 855 megawatts, o que equivale a 25% do consumo de energia do estado de Santa Catarina ou 18% do consumo do Rio Grande do Sul. A energia produzida é suficiente para abastecer mais de cinco milhões de residências.
BARRAGEM
A barragem da Usina Foz do Chapecó tem 598 metros de extensão e 48 metros de altura. O vertedouro é formado por 15 comportas que escoam a água do reservatório não utilizada para a geração de energia. Sua capacidade máxima de descarga se aproxima da capacidade de vazão da maior usina hidrelétrica em operação no Brasil: a Usina de Itaipu.
Em Santa Catarina, os municípios que formam o reservatório são: Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Guatambu, Chapecó, Paial e Itá. No Rio Grande do Sul, o reservatório é formado pelos municípios de Alpestre, Rio dos Índios, Nonoai, Faxinalzinho, Erval Grande e Itatiba do Sul.
Outros dois municípios catarinenses – São Carlos e Palmitos, juntamente com o município gaúcho de Alpestre, são afetados pelo trecho de vazão reduzida: 19 quilômetros onde o Rio Uruguai sofreu uma redução em seu nível de água em decorrência do barramento da Usina.
PROGRAMA DE VISITAS
A Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó mantém um programa permanente de visitação gratuita. Por questões de segurança, os visitantes devem ser maiores de 16 anos. Interessados podem ter mais informações diretamente no site: http://www.fozdochapeco.com.br/.