O que você faria se uma criança contasse que sofreu violência? Não é fácil lidar com uma situação tão delicada — e a forma de reagir a esse relato pode fazer toda a diferença. Para orientar quem convive e trabalha com crianças e adolescentes, o Centro Marista de Defesa da Infância promove, no dia 29 de outubro, um workshop on-line e gratuito. A transmissão será pelo YouTube, mediante inscrição, das 11h15 às 12h.
O encontro mostrará, de maneira prática, como usar os materiais da campanha Defenda-se, disponíveis gratuitamente no site da iniciativa. Os materiais facilitam momentos formativos sobre como acolher uma revelação espontânea de violência e como abordar temas de prevenção em sala de aula. Embora sejam amplamente utilizados em escolas, também podem ser aplicados por qualquer pessoa que deseje criar ambientes mais seguros e acolhedores.
“Nosso objetivo é ampliar o diálogo sobre prevenção e cuidado, oferecendo ferramentas práticas que contribuam para a proteção de crianças e adolescentes diante das diversas formas de violência. Queremos que qualquer pessoa, seja educador, familiar ou profissional, se sinta mais preparada e segura para agir e apoiar uma criança diante de uma situação de risco”, afirma a analista do Centro Marista de Defesa da Infância, Cecília Landarin Heleno.
Workshop Defenda-se
Data: 29 de outubro de 2025
Horário: das 11h15 às 12h – On-line
Inscrições: https://forms.office.com/r/
Sobre o Centro Marista de Defesa da Infância
O Centro Marista de Defesa da Infância, do Grupo Marista, atua desde 2010 na proteção e defesa de crianças e adolescentes. Ao trabalhar com a sociedade, conectamos vidas e organizações para que os direitos da infância não sejam apenas reconhecidos, mas ativamente respeitados e promovidos. Com uma abordagem multidisciplinar, o Centro de Defesa se dedica a duas temáticas principais: prevenção e enfretamento às violências contra crianças e adolescentes e políticas públicas informadas por evidências. Saiba mais em centrodedefesa.org.br.
Créditos: Divulgação/Centro Marista de Defesa da Infância