O resultado da eleição para os Conselhos Escolares do município já está disponível. A votação ocorreu entre os dias 8 e 9 de junho, onde pais, alunos, docentes e não docentes votaram para eleger seus representantes. Todas as 42 unidades do município terão seu próprio conselho.
Segundo a diretora geral do Colegiado, Simone da Silva Ricardo, os Conselhos Escolares é mais uma forma de aproximar escolas e comunidade. “O Conselho Escolar atende a meta 19 do Plano Municipal da Educação, é uma forma democrática de colocarmos pais, alunos e professores participando das decisões do contexto escolar”, afirma.
A Comissão Eleitoral ficou responsável pela contagem de votos e pela posse dos conselheiros eleitos. O regulamento de votação determinava que cada segmento só poderia votar no seu segmento, ou seja, aluno vota em aluno e pais votam em pais. Assim como na votação entre os docentes e não docentes, que seguia a mesma lógica de segmentos.
O Conselho Escolar é um espaço democrático e permanente de articulação e debate, no qual o estabelecimento de ensino e a comunidade se identificam no enfrentamento dos desafios escolares, promovendo a constituição de um novo cotidiano escolar, com vistas à prática de uma contínua avaliação do Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento de ensino e ao acompanhamento e interferência nas estratégias de ação.
Para mais informações na Secretaria de Educação pelo telefone (47) 3363-7144