Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

CONFLUIR Festival celebra a cultura indígena em Florianópolis

Evento acontece no OKA Floripa, no Campeche, trazendo um itinerário de grandes atrações gratuitas, como apresentações culturais, oficinas temáticas e palestras com Daniel Munduruku e Kaká Werá

De 17 a 25 de agosto, o OKA Floripa, no Campeche, será palco das primeiras ações do CONFLUIR Festival Multicultural, um evento inédito em Florianópolis, dedicado exclusivamente às artes e ao desenvolvimento sustentável, com o objetivo de promover a construção de um mundo mais justo e igualitário para todos.

O festival dará início às suas atividades em homenagem ao movimento Agosto Indígena, celebrando a rica diversidade cultural dos povos originários do Brasil. Ao longo da programação, diversos eventos serão promovidos, incluindo apresentações artísticas, oficinas temáticas e palestras com renomados pensadores da causa indígena, como Daniel Munduruku e Kaká Werá.

A programação é totalmente gratuita e acontecerá quase que exclusivamente no Salão Confluir, no OKA Floripa (SC 405 – nº 4397 – Campeche, Florianópolis).

As vozes do Agosto Indígena no CONFLUIR FESTIVAL MULTICULTURAL

Daniel Munduruku

Nascido em Belém (PA), Daniel Munduruku é um renomado escritor indígena brasileiro, reconhecido por suas contribuições no campo da literatura infanto-juvenil, promovendo a valorização da cultura indígena e a conscientização sobre os direitos dos povos originários. Com 65 obras publicadas, Munduruku utiliza sua escrita para abordar temas como a preservação ambiental, a importância da diversidade cultural e a luta contra o preconceito. Além de escritor, ele também é mestre em educação pela Universidade de São Paulo e desenvolve projetos educacionais voltados para a valorização da cultura indígena nas escolas. Sua trajetória marcada pelo ativismo e pela literatura o torna uma figura inspiradora para a promoção da igualdade e do respeito pela diversidade.

Kaká Werá

Pertencente ao povo Tapuia, Kaká Werá é educador, terapeuta e escritor. Conhecido por suas obras literárias que promovem a cultura indígena, abordando questões ambientais e espirituais. Desde sua estreia literária com “Todas as Vezes que Dissemos Adeus” em 1994, ele publicou 16 obras, algumas premiadas no Brasil e traduzidas internacionalmente. Além de escrever, Kaká recebeu prêmios internacionais por seu trabalho como empreendedor social. Ele participa de conferências globais, onde discute temas como espiritualidade, literatura, ecologia e valores humanos.

Guia de programação:

17 de agosto

Apresentação cultural e oficina temática na Aldeia Tekoá V’yA, em Major Gercino (saída da OKA Floripa, às 9h).

19 de agosto

Oficina e Mostra de Cinema Indígena, com a apresentação do filme “Marco Temporal” e lançamento do livro “Contos Amazônicos”, e participação de Martha de Lima, Ederson, Maloka, João Voia e Juscelino Filho, às 19h.

20 de agosto

Oficina de Literatura Infantil, com Martha Batista de Lima, na Creche Zilda Arns, às 8h.

21 de agosto

Oficina de música para jovens e adultos – rap indígena, com Fernando Xokleng, às 8h.

22 de agosto

Oficina de teatro para jovens, com Saile Moura, às 8h e às 14h.

Apresentação Oficial do Projeto Confluir, às 18h30.

Palestra “Ancestralidade e o Presente”, com Daniel Munduruku, às 20h.

23 de agosto

Roda de conversa Povos Originários, “Da Oralidade à Escrita, Histórias e Memórias Ancestrais”, com Daniel Munduruku e Kaká Werá, às 10h.

Apresentação do Coral Nuvens Azuis, às 18h30.

Palestra “A Arte do Bem Viver”, com Kaká Werá, às 19h.

24 de agosto

Apresentação Artística com o DJ Fernando Xokleng e Feira de Arte, às 16h.

25 de agosto

Apresentação artística e exposição de arte indígena, às 15h.

Garanta a sua participação

A programação do CONFLUIR Festival Multicultural e do Agosto Indígena é totalmente gratuita! Para garantir sua participação, inscreva-se através do link: https://linktr.ee/cafemaestroproducoes.

 

Um festival multicultural

O Festival Multicultural CONFLUIR ocorrerá de agosto a novembro, com uma programação que abrange temáticas mensais, no espaço OKA Floripa, em Florianópolis (SC). Destinado às artes e ao desenvolvimento sustentável, o evento tem como objetivo promover um mundo mais justo e igualitário. Ao longo do festival, haverá apresentações artísticas, oficinas e palestras focadas na economia criativa, essencial para os setores de arte e cultura, além de estimular a geração de emprego, renda e inclusão. As atividades são inspiradas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, tratando de questões como erradicação da pobreza, igualdade de gênero e conservação dos ecossistemas.

 

CONFLUIR nas redes

Para ter acesso a programação completa do CONFLUIR Festival Multicultural e do Agosto Indígena, acesse os canais oficiais do evento no Instagram (@confluir_floripa e @cafemaestro_producoes) e pela web, através do site https://cafemaestro.com.br/confluir/index.html.

 

Produção

O CONFLUIR Festival Multicultural é um evento patrocinado pelo Programa de Incentivo à Cultura – PIC da Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina. A realização é da Café Maestro Produções, conta com o apoio do Shopping Oka Floripa, tem como empresa incentivadora o Supermercado Hiper Select.

Posts Relacionados

Fort Atacadista celebra 25 anos de história com inauguração da quarta loja em Joinville, no dia 25

Escola é condenada a indenizar professor que recebeu bilhetes homofóbicos em sala de aula

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Ilhota

Escola SESI de Brusque exibe criatividade e inovação durante Mostra STEAM

Empreendimentos com arquitetura integrada à natureza são benéficos para as crianças

Festival do Imóvel atraiu público interessado no mercado imobiliário na Grande Florianópolis

IFC Brasil prorroga segundo lote de inscrições até sexta-feira (20)

Fort Atacadista inaugura primeira loja em Rio do Sul com investimento de R$ 50 milhões

Empoderamento feminino, união e inspiração marcam o 19º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

Escola SESI de Brusque promove evento para mostrar projetos inovadores de estudantes