Veja quais são as diferenças e vantagens de cada tipo de ensino superior hoje no Brasil
No Brasil, atualmente, existem 3 grandes modalidades de ensino superior: as modalidades são divididas em ensino presencial, ensino semipresencial (ou híbrido) e ensino a distância (também conhecido por EaD). Todas essas modalidades possuem certas vantagens. Conheça um pouco mais de cada uma e qual pode se encaixar melhor ao seu estilo de vida. Confira:
Ensino presencial
O ensino presencial é conhecido por ser a forma mais tradicional de ensino no Brasil, milhões de alunos são formados dessa forma desde o jardim de infância. Nesse tipo de ensino, os estudantes frequentam as aulas diariamente, de forma 100% presencial, em uma instituição de ensino superior juntamente de seus colegas e professores, todos juntos na mesma sala de aula (muitas dessas salas comportando mais de 100 alunos).
A vantagem dessa modalidade de ensino ocorre pela interação social entre os alunos e também pela proximidade deles com os professores (diversos alunos acabam se tornando amigos dos professores, o que acrescenta mais uma camada de interação social). Essa proximidade permite que o ensino presencial seja bem imersivo e intenso, com trocas culturais e de experiências, além de permitir que o aluno tenha acesso aos laboratórios e às bibliotecas da universidade.
Ensino a distância
O ensino a distância (EaD) é oposto ao ensino presencial. Essa forma de ensino ganhou cada vez mais espaço no Brasil, principalmente depois dos eventos da pandemia de Covid-19.
Nessa modalidade, as aulas são realizadas totalmente a distância, através de plataformas digitais desenvolvidas pelas universidades. Essas plataformas englobam videoaulas, fóruns de discussão, painéis para postagens de trabalhos e acervos digitais de livros e apresentações disponibilizadas pelos professores com assuntos pertinentes às suas matérias.
A principal vantagem desse método é a possibilidade de o estudante acessar o conteúdo das aulas em qualquer lugar com flexibilidade de horários, e o único requisito é que ele tenha acesso à internet. Essa modalidade é ideal para pessoas que moram muito longe dos centros universitários ou que seus horários de trabalho não permitam o ingresso em universidades presenciais.
Semipresencial, ou híbrido
A modalidade semipresencial, também conhecida como ensino híbrido, é o meio termo entre o ensino tradicional e o ensino a distância.
Nesse tipo de ensino, uma parte do conteúdo é transmitida de forma remota, por meio de plataformas digitais utilizadas no EaD, e outra parte do ensino é feita de forma presencial. Essa mistura nos dois estilos de ensino tenta buscar um equilíbrio entre a flexibilidade de horários e vantagens de acervos digitais com a interação social entre alunos e a possibilidade de discutir assuntos com os professores de forma presencial.
Qual escolher?
Para essa pergunta, não existe uma resposta certa. Escolher qual tipo de ensino é o melhor para cada um envolve uma análise profunda sobre o curso desejado, quais universidades estão disponíveis e o custo de cada curso.
No que tange a universidades, muitas são conhecidas pela sua qualidade de ensino presencial, como a USP, outras já foram adaptadas para comportar uma maior quantidade de cursos EaD, como no caso da Estácio de Sá, e algumas se tornaram especializadas em manter os sistemas híbridos (com os alunos podendo optar por aulas 100% presenciais ou a distância), como visto na UNINASSAU. Cabe a cada um analisar todas as opções e decidir qual pode se encaixar melhor em cada situação.
Créditos: iStock