O projeto pedagógico “Conhecendo Meu Município Por Inteiro”, da Secretaria de Educação e Cultura de Penha, finaliza até dia 30 de junho sua primeira etapa no Município – a etapa teórica, e prepara para agosto a fase externa do aprendizado sobre a história de Penha, renovando a parceria com o Parque Beto Carrero World. Segundo a professora Elza Pinto, o projeto novamente chega a cerca de 320 alunos, atingindo todos os terceiros anos da rede municipal de ensino, sob a supervisão da secretária de Educação, Iolanda de Souza Amaro.
Desde o início do ano, os estudantes de 18 turmas de 12 escolas locais sabem mais sobre a história de Penha, a trajetória da cidade, datas importantes, linha do tempo e ex-prefeitos locais. Depois das férias de julho, as turmas saem a campo para visitar os locais estudados em sala – são as duas etapas seguintes do processo de estudos.
Segundo Elza, a segunda fase é a visita ao Beto Carrero, prevista para agosto; a terceira etapa, mais para o final do ano, é a visita aos pontos históricos e turísticos de Penha. No caso do parque multitemático, a parceria se renova dado o perfil pedagógico do projeto.
“No parque Beto Carrero, os alunos conhecem mais sobre o parque como empresa, deixando um pouco a questão do entretenimento”, diz Elza. “Eles passam a ver a estrutura do parque, as profissões que ali trabalham, conhecem a empresa que mais gera empregos na cidade e saem daquela visão inicial que funcionário do parque ou é artista, ou trabalhador da parte gastronômica ou operação dos brinquedos”, diz Elza.
A estratégia de levar os estudantes para fora da escola é uma proposta diferenciada para essas turmas, que têm entre 8 e 9 anos de idade e tem transporte e até mesmo camiseta personalizada do projeto custeados pela Prefeitura. “Nós completamos o aprendizado teórico com o prático, as aulas externas”, assegura Elza, que está no terceiro ano do projeto.
A terceira etapa, finalmente, já no último trimestre do ano, levará os estudantes a pontos turísticos da cidade e também espaços históricos, como a Capela São João Batista, a Praia do Trapiche e a Morraria da Praia Vermelha, entre outros. Ao final do ano, os alunos escrevem redações sobre as impressões que tiveram do aprendizado ao longo do ano.