Cerca de dois mil atendimentos foram realizados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Balneário Camboriú no primeiro semestre deste ano. O setor é a porta de entrada dos munícipes aos diversos serviços sociais ofertados pelo Poder Municipal.
“Cada munícipe que apresente um quadro de situação social vulnerável tem um tratamento e um encaminhamento distinto. Temos equipes técnicas da mais alta qualidade à disposição da população, por meio dos Centros da Prefeitura”, ressalta a secretária de Inclusão Social, Paula Nitz Moi.
Os atendimentos são coletivos, particularizados e visitas domiciliares. Além disso, também há reuniões de estudo de casos; ações socioeducativas com crianças; grupos de adolescentes com objetivo de preparação para inserção no mercado de trabalho; inscrições do programa Jovem Aprendiz; grupo de mulheres e grupo de famílias e cadastramento das famílias no Cadastro Único.
Os serviços do Cras são realizados com referência territorializada e devem obedecer à lógica de proximidade do cidadão e localizar-se em territórios de maior incidência, vulnerabilidade e riscos para a população. Desta forma, estão localizados em pontos estratégicos de modo a atender as demandas mais próximas da população a ser atendida, ou seja,territórios de maior incidência de vulnerabilidade e riscos sociais, o que sinaliza a intencionalidade da política pública.
Balneário Camboriú possui três Cras:
Construindo Cidadania, localizado na rua Maurício Venâncio Cunha – nº 201 – Bairro São Judas Tadeu e atende os Bairros São Judas, Nova Esperança, Barra e Praias Agrestes;
Espaço Cidadão, localizado na Rua Brusque – n º 127 – Bairro dos Municípios e atende os Bairros dos Municípios, Vila Real e Iate Clube;
Nação Cidadã, localizado`na Rua Paraguai – nº 401 – Bairro das Nações e atende os Bairros das Nações, Centro, Estados, Ariribá, Pioneiros e Praia dos Amores.
Fora o serviço local, neste ano, o setor foi contemplado com três veículos novos para auxiliar no atendimento e acompanhamento das famílias referenciadas. Além de fortalecer os vínculos da sociedade, os automóveis ajudaram a ampliar os atendimentos prestados.
Mais informações na Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social pelo telefone: (47) 3367-8345.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social