Cristovam Buarque culpa os que não votaram em Hitler pelo Nazismo.
O ex-senador está sendo contestado de forma dura pelos seus seguidores; veja a repercussão.
O ex-senador Cristovam Buarque (PDT) criou nova polêmica nas redes sociais e foi duramente criticado por culpar “os que votaram nulo” pelo nazismo, em mensagem metafórica sobre a eleição de Jair Bolsonaro na sua página no Twitter nesta sexta-feira (3).
“Hitler é culpado de todos seus crimes, menos de se eleger: este crime é dos seus opositores, que levaram os eleitores a preferirem o partido nazista. Aqui, precisamos pedir desculpas aos 57 milhões que votaram Bolsonaro e aos que votaram nulo, pq não queriam nossos candidatos”, tuitou Cristovam.
A publicação foi considerada vegonhosa pelo historiador e doutor em Comunicação Social, Vinícius Wu, que classificou o comentário do ex-senador como o “mais estupido, desonesto e cretino que já li na vida a respeito da vitoria eleitoral nazista”. “Carlos Bolsonaro não faria ‘melhor’”.
“Então a culpa pela ascensão de Hitler é dos judeus e demais vítimas e opositores do nazismo? Este é o comentário mais estupido, desonesto e cretino que já li na vida a respeito da vitoria eleitoral nazista. Carlos Bolsonaro não faria “melhor”. É de uma idiotia desconcertante. Vil”, tuitou Wu.
“Hitler não chegou ao poder por culpa dos seus opositores, o culpado foi o próprio capitalismo. A Alemanha perdeu a guerra e foi obrigada a pagar indenizações pesadas, c/ isso o país passou por graves problemas. Junto a esse fato houve a grande depressão. Assim Hitler ascendeu”, contestou Edgley Gonçalves.
Cristovam ainda foi lembrado de sua posição pró-impeachment de Dilma Rousseff (PT), que desencadeou o processo que levou Jair Bolsonaro ao poder.
Veja mais repercussões