Curso de Cinema com André Gatti – Módulo I
CURSO DE CINEMA COM ANDRÉ GATTI – MÓDULO I
• DATA
Dias 23 e 24 de setembro de 2017
Das 10h00 às 12h30 e das 13:30 às 16h00
10 horas de curso
• INVESTIMENTO
Custo de R$ 180,00 por aluno
*descontos para associados Cineramabc Arthouse
• FORMA DE INSCRIÇÃO
Inscrições até o dia 23/09/2017 ou até as vagas esgotarem.
01) Efetuar o pagamento através do sistema ONE TICKET ( https://oneticket.com.br/eventos/detalhes/curso-cinema-art-house) ou pessoalmente na sede da CINERAMABC ARTHOUSE.
02) Enviar um e-mail para producao@cineramabc.com com as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, nº de identidade (RG ou CPF), telefone, e-mail para contato, breve curriculum, fotografia e comprovante de pagamento.
*garanta sua vaga com antecedência, pois as oficinas estão sujeitas a lotação.
• LOCAL
Cineramabc Arthouse
Rua São Paulo 581 – 1
Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / Santa Catarina
Sala Estúdio
• SOBRE A OFICINA E A METODOLOGIA
A trajetória do cinema brasileiro através dos seus mais importantes ciclos, filmes, produtores, realizadores e pesquisadores. Destaque para o processo de formação de uma indústria cinematográfica e as relações com o Estado e o mercado. A formação do projeto de sustentação para a produção independente audiovisual contemporânea, entre a estética, a ética e a economia.
• SOBRE ANDRÉ GATTI
Formado em Letras, André Piero Gatti fez mestrado na ECA-USP e doutorado no IAUnicamp. É professor de vários cursos graduação e pós-graduação da área audiovisual. Desenvolveu sua formação cinematográfica por meio do cineclubismo e com o exercício de curadoria de salas de arte, cineclubes etc. Escreveu textos, e-books, verbetes e capítulos de livros sobre os temas da indústria cinematográfica brasileira. Recentemente, protagonizou dois longas-metragens brasileiros: Avanti popolo e O tempo não existe no lugar em que estamos.
“Neste momento de expansão da produção de conteúdo audiovisual brasileiro, ações como estas exercidas pela Cineramabc Arthouse, são uma prova vigorosa que o futuro será brilhante.”
• O QUE LEVAR?
Caderno para anotações.
• PÚBLICO-ALVO
Interessados em cinema, história e arte. Profissionais e acadêmicos do meio audiovisual.
• METODOLOGIA
Aulas expositivas
Leitura de texto
Exibição de trechos de filmes
Comentário dos filmes apresentados
• CONTEÚDO DAS AULAS
• Chegada do cinema no Brasil
• O filme de cavação e a expressão documental cinematográfica brasileira
• Ciclo Amazônico: Silvino Santos
• Ciclo do Recife: Gentil Roiz
• Ciclo de Cataguases: Humberto Mauro
• Mario Peixoto: Limite
• Cinedia: O Ébrio
• Vera Cruz
• Cinema independente
• Nelson Pereira dos Santos: Rio, 40 graus ou Rio, Zona Norte
• Cinema Novo
• Cinema de Invenção
• BIBLIOGRAFIA BÁSICA
• Alceu nº 15 (meio eletrônico)
• Augusto, Sergio. Este mundo é um pandeiro, São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
• Bernardet, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Annablume, 2009.
• Ferreira, Jairo. Cinema de invenção. São Paulo: Max Limonad, 1986.
• Gatti, André Piero. Distribuição e exibição na indústria cinematográfica brasileira ( 1993- 2003). São Paulo: Fox Tablet, • 2015.(meio eletrônico)
• _____, Luna, R. (orgs.). Retomando a questão da indústria cinematográfica brasileira. Rio de Janeiro: Tela Brasilis, 2009.
• _____, (org.). A Embrafilme e o cinema brasileiro. São Paulo: SMC/CCSP, 2008. ( meio eletrônico)
• Gomes, Paulo Emilio. Cinema : trajetória no subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
• Mendes, Adilson (org.). Ismail Xavier- Encontros. Rio de Janeiro: Azouge, 2012.
• Ramos, Fernão e Miranda, Luis F (orgs.). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Senac, 2012.
• Ramos, Fernão(org.). História do cinema brasileiro. São Paulo: Art, 1986.
• Rocha, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac & Naif, 2005.
• _____. Revolução do cinema novo. São Paulo, Cosac&Naif, 2007.
• Xavier, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.