Cursos do SENAI fortalecem tradição calçadista em São João Batista

0

O maior polo calçadista de Santa Catarina, e o 4º maior do país, o município de São João Batista conta com mais de 300 indústrias do segmento, de acordo com a prefeitura municipal, e uma trajetória calçadista tão longa quanto a própria história da cidade. Abastecendo o mercado interno ou a produção para importação, as empresas do setor oferecem oportunidades de carreira para profissionais em diferentes áreas.

Somente neste ano, mais de 1,1 mil profissionais foram contratados no município, conforme o instituto Caravela, comprovando o potencial de desenvolvimento da cidade. Considerando a geração de vagas pelo tamanho da população, a cidade é a segunda que mais cresce na região do Vale do Itajaí Mirim.

Como forma de fortalecer as tradições industriais e uma das principais características de São João Batista, o SENAI oferece, todos os anos, oportunidades de ensino em cursos de Aprendizagem também na área calçadista, com o objetivo de apresentar a indústria tecnológica e inovadora aos jovens.

Na última quinta-feira (12), inclusive, mais 200 alunos se formaram pela instituição nos cursos de confeccionador de calçados, operação de logística e assistente administrativo. A formatura aconteceu no Centro Cultural Batistense.

O professor do SENAI, Alcides Gregório da Silva, relembra sua trajetória profissional dentro da instituição que iniciou quando ainda era aluno do cursos técnico calçadista. Após cursar um tecnólogo na área, ele decidiu que precisava de mais experiência prática, o que o incentivou a ser aluno do SENAI.

“Foi uma experiencia incrível que abriu muitas portas. Tive a oportunidade de trabalhar na área produtiva do setor calçadista para grandes marcas além de participar de eventos importantes, como o São Paulo Fashion Week”, lembra ele. “Em São João Batista a economia é movida pela indústria do calçado. Todos os colegas que se profissionalizaram comigo naquela época estão muito bem em suas trajetórias”, completa.

Após atuar anos no mercado de trabalho, Alcides conta  que retornou à instituição, mas dessa vez como docente, para contribuir na vida dos jovens que desejam construir suas próprias carreiras.

Para Fabiane Winter, é fundamental valorizar o histórico da cidade e transmitir essa essência nos cursos. Nos trabalhos apresentados em sala de aula os alunos mostraram não só criatividade, mas muito talento no que se refere à produção calçadista.

“São jovens extremamente talentosos e com muito potencial para fomentar a indústria com suas ideias”, comenta ela. “O município conta com alunos com muita capacidade e capazes de dar segmento à tradição industrial da cidade”, finaliza ela.

Foto: Divulgação