De Floripa, Samba do Largo lança álbum que celebra tradição, originalidade e diversidade

0
De Floripa, Samba do Largo lança álbum que celebra tradição, originalidade e diversidade

‘Samba do Largo’ tem 10 canções originais gravadas por compositores, intérpretes e instrumentistas locais

O Samba do Largo é uma iniciativa cultural que preserva a tradição autêntica do samba de Florianópolis, conectando artistas locais com o público, no Largo da Alfândega, há quase três anos. Com raízes na rica herança musical da cidade, o projeto busca perpetuar esse legado e compartilhar o samba com as novas gerações, sempre valorizando a diversidade e a criatividade dos compositores da região. O álbum homônimo contém 10 canções inteiramente originais, e já está disponível em todas as plataformas de streaming.

 

Ouça: https://share.amuse.io/album/samba-do-largo-samba-do-largo

Assista o vídeo “Canção do Regresso”: https://www.youtube.com/watch?v=tCLMaPRTRcU

“O Samba do Largo começou pequeno, intimista. Mas com o tempo foi crescendo, acrescentando músicos e tornando-se uma das mais importantes rodas de samba da região. A raiz forte deste projeto é o samba, no entanto, iniciamos todos os nossos shows com o choro, que é outra grande influência, Mas não podemos deixar de mencionar os ritmos afro-brasileiros e nordestinos que aos poucos foram ganhando espaço nos repertórios das rodas de samba por todo o Brasil”, explica Victor Bub, diretor artístico do projeto.

Recentemente, o Samba do Largo lançou o single “Canção do Regresso”, composição do pianista, compositor e arranjador Antônio Santos Miranda (1932-2013), o Mirandinha, conhecido como o “pianista das multidões”. A cantora Maria Helena, de 85 anos, ícone do samba de Florianópolis, foi a intérprete da canção. Além deste single, o projeto contemplado inclui o lançamento do álbum e de vídeos das gravações no YouTube.

O projeto Samba do Largo foi contemplado no Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e conta, também, com o apoio dos parceiros Casas Da Água e Fort Atacadista. A iniciativa destaca a diversidade cultural e o talento local ao mesmo tempo em que preserva e fortalece a tradição da música popular brasileira. O coletivo é formado por artistas, compositores, cantores, e instrumentistas manezinhos ou radicados em Florianópolis. O projeto também valoriza a simplicidade do encontro comunitário, a troca entre músicos e o público, além do poder transformador da arte em unir pessoas e histórias.

Ficha técnica

 

O álbum de estreia do Samba do Largo traz como arranjadores os músicos Raphael Galcer, Anderson Avila, Gustavo Lopes e Rafael Calegari. As composições são de Elo Gonzaga, Jeisson Dias, Dudu Kadencia, Raphael Galcer, Mirandinha, Jandira Souza, Duca Andrade e Celinho da Copa Lord. As músicas são executadas por Anderson Ávila, Angela Coltri, Bárbara Damásio, Cadinho, Camélia Martins, Dudu Kadencia, Eduardo Rukat, Eloisa Costa Gonzaga, Ewerton Luiz Silva, Fábio Mello, Fabricio Gonçalves Pereira, Gabriel Barbalho, Gustavo de Medeiros Santos, Gustavo Lopes, Hemerson Calandrini, Jandira Souza da Rosa, Jeisson Dias, Julia Maria, Leandro Pacheco, Maria Helena de Azevedo Jorge, Mestre Du da Cuíca, Natália Livramento, Rachel Barreto, Rafael Calegari, Raphael Galcer, Rui Gilvano da Silva, Tiko do Pandeiro e Verônica Kimura.

 

A direção artística é de Victor Bub, com produção musical e mixagem por Francis Pedemonte. Já a produção executiva é do Trovão Rocha, com assistência de produção do Dimitri Camorlinga. O engenheiro de som é Renato Pimentel, com Léo Guedes como técnico de gravação. A masterização foi realizada por Homero Lotito, com edição de trilha por Gustavo de Medeiros. Participam também: Pedro Franz (design, fotos e vídeos); Renata Corrêa (marketing digital e social media); Júlia Moraes Faria (assessoria jurídica); e OrBe Comunicação (assessoria de imprensa).

Acompanhe o Samba do Largo
Instagram: https://www.instagram.com/sambadolargofloripa/

Crédito: Pedro Franz