De graça: confira seis exposições de arte abertas para visitação em Florianópolis

Fotografias, pinturas, instalações e trabalhos em cerâmica integram mostras no Centro, Rio Tavares e região continental da Capital de SC

 

Florianópolis está com uma série de exposições de artes, todas com entrada gratuita, durante o mês de novembro. São mostras com as mais diversas linguagens que buscam instigar o olhar dos visitantes e refletir sobre assuntos pertinentes do dia a dia.

 

Na região central, é possível visitar três exposições na Fundação Cultural BADESC. No jardim, o artista visual contemporâneo Rubens Oestroem apresenta cinco objetos instalativos, que passam de dois a três metros de altura e foram produzidos em madeira e com objetos encontrados pelo artista durante caminhadas no bairro Sambaqui, em Florianópolis. “Objetos Instalativos”, com curadoria de Yara Guasque, pode ser visitada até 12 de dezembro.

 

Já no Espaço Fernando Beck, a artista de Joinville, Priscila dos Anjos, apresenta 11 fotografias e objetos, na exposição “A Outra em Mim”. Com curadoria de Juliana Crispe, a mostra é dividida em duas séries: “Fios da Memórias” e “A Dor Que o Outro Crava em Mim” e pode ser visitada até 5 de dezembro.

 

E no Espaço Paulo Gaiad, é possível ver as esculturas de cerâmica produzidas pela artista Camila Martins que integram a exposição “Água Mole, Pedra Dura”. A mostra pode ser visitada até 9 de janeiro de 2025. A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, e as visitas podem ser realizadas de segunda a sexta, das 13h às 19h.

 

Outra mostra aberta para visitação no Centro da Capital é “Universos Paralelos”, dos artistas Lapa e Mousse. Os amigos de longa data celebram a amizade na exposição que conta com 15 obras, sendo 7 de cada artista, e uma que será pintada em conjunto e sorteada na finissage. Com curadoria de Chris Ribeiro, a mostra pode ser visitada na Galeria Lama (Rua João Pinto, 198 ou Rua Antônio (Nico) Luz, 159) até 30 de novembro, de quarta a sexta, das 18h às 00h, sábado das 12h às 00h e domingo das 12h às 18h.

 

Já no Rio Tavares e em Coqueiros, é possível visitar duas exposições que celebram o Dia da Consciência Negra. No hall de entrada do MULTI Open Shopping (Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339), o fotógrafo Danilo Barretto expõe 12 fotografias na mostra “Consciência Negra em Cores”. Segundo Barretto, a exposição celebra as manifestações culturais e religiosas afro-brasileiras, dando destaque para a ancestralidade e a riqueza cultural africana por meio de fotografias coloridas capturadas em Salvador, na Bahia. A mostra pode ser visitada até 1º de dezembro, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 12h às 20h.

 

E no Centro Cultural do Continente Franklin Cascaes (Av. Eng. Max de Souza, s/n, ao lado do Posto de Saúde de Coqueiros) e no Direto do Campo do Mercadão de Coqueiros (Av. Engenheiro Max de Souza, 843), a artista Daisy Américo apresenta até o dia 30 de novembro a exposição “Consciência Negra”. De acordo com a artista, as pinturas abordam aspectos históricos-sociais, ancestralidade, a luta da desconstrução do racismo estrutural, abordagens sobre o letramento racial, o empoderamento da população preta em diversos seguimentos da sociedade e a conscientização de que a luta antirracista é de todos.

 

A visitação no Centro Cultural Continente pode ser feita de segunda a sexta, das 13h às 18h e no Mercadão de Coqueiros, de segunda a sábado, das 7h às 20h e aos domingos, das 7h às 19h.

Crédito Juliano Zanotelli