Defesa Civil de Itapema monta abrigo provisório para população em situação de rua

0
Defesa Civil de Itapema monta abrigo provisório para população em situação de rua
Defesa Civil de Itapema monta abrigo provisório para população em situação de rua

As noites frias da população em situação de rua de Itapema ganharam um novo endereço: um abrigo provisório. Por determinação do Governo Municipal, a iniciativa tem o objetivo de garantir um local adequado às pessoas e alimentação durante baixas temperaturas dos meses de Junho e Julho.

Durante a madrugada, a equipe da Defesa Civil, com apoio da Polícia Militar e dos voluntários do Grupo de Operações e Resgate (GOR), realiza a abordagens nas ruas. Em seguida, as pessoas são encaminhadas a barraca térmica que está montada atrás do terminal rodoviário, na Marginal Oeste, no Bairro Tabuleiro. Além do pernoite, também é oferecida uma alimentação a noite e outra ao amanhecer.

Segundo o Diretor da Defesa Civil de Itapema, Márcio José da Silva, o local tem capacidade para até 20 pessoas. “Só nesta primeira noite, madrugada de segunda-feira (13/06) foi realizado 12 atendimentos, sendo que sete pernoitaram na barraca térmica e três em suas próprias barracas, já outros dois apenas fizeram refeições e partiram ainda na madrugada”, afirmou Márcio José da Silva.

Além deste trabalho, a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação, por meio da equipe do serviço especializado em abordagem social, vai acompanhar as pessoas atendidas no abrigo provisório. “Vamos realizar o cadastro e assim dar os encaminhamentos necessários, como a ida dessas pessoas para instituição de acolhimento dos moradores em situação de rua, o retorno para a família ou até mesmo o cadastro no SINE para inseri-las no mercado de trabalho. Tudo isso mediante a avaliação dos técnicos e profissionais, bem como o consentimento das pessoas atendidas”, explicou a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela de Bastos da Silva.

Atendimento

O atendimento do abrigo provisório seguirá até o final do mês de Julho. Quem desejar colaborar com o trabalho, bem como informar sobre pessoas em situação de rua pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones (47) 3267-1550 ou (47) 9186-8200. Já as emergências devem ser encaminhadas ao 199.