Estimular a participação dos jovens na vida política. Este é o principal objetivo do ´projeto Parlamento Jovem Catarinense, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e coordenado pela Escola do Legislativo que está em sua 22ª edição e será realizado de 9 a 14 de julho.
Nesta edição, oito escolas de várias regiões do Estado foram selecionadas a participar. Entre elas está a EEB Araranguá, o conhecido Colégio Estadual, que elegeu cinco deputados mirins – Paulo, Paola, Henrique, Matheus, Éderson. De acordo com o professor de filosofia e coordenador do projeto na escola, Rogério, ao todo foram 15 deputados que se interessaram e fizeram campanha em um processo político aos moldes do tradicional, mas com essa perspectiva. Foram selecionados 05 deputados e 02 suplentes na eleição do dia 11 de abril. “Na nossa escola, após a diretora Luciana Costa Martinelli nos inscrever em 2016 e sermos aprovados pelos deputados para participar da jornada parlamentar, iniciou-se o processo eletivo para selecioná-los. As propostas de nossa escola foram divididas em 02 indicações e um projeto de lei elaborados pelos estudantes”, destaca.
Reivindicações
O projeto de lei elaborado pelos alunos se refere ao tema sustentabilidade e foi embasado em um trabalho já realizado na escola há três anos para conscientização e economia de energia. A primeira indicação é sobre a APP (Associação de Pais e Professores), que é uma entidade sem fins lucrativos. “A solicitação seria para que entidades como esta fossem isentas de algumas despesas, como a contabilidade”, explica.
A segunda indicação solicita a reforma da escola, que está desde 2011 com problemas e recentemente foi interditada em alguns espaços e salas de aula.
Como funciona
No total, são oito escolas matriculadas no programa – nos municípios de Araranguá, Jaborá, Maravilha, Palhoça, Joinville, Rio do Sul, Celso Ramos e Porto União. Os deputados mirins eleitos em cada uma delas poderão vivenciar a Jornada Parlamentar, que consiste em uma semana em Florianópolis com todas as despesas pagas pela ALESC, em que alunos escolhidos por eleição direta e dois coordenadores podem vivenciar concretamente o cotidiano de um deputado estadual e de conhecer o funcionamento da Assembleia Legislativa. “O deputado estudante eleito viverá situações reais da atividade político-parlamentar com a elaboração, apresentação de projetos em seção plenária”, explica.
O professor considera o projeto uma ótima oportunidade para os alunos conhecerem mais sobre a vida política. “Será uma grande oportunidade para os nossos estudantes, em representar a nossa escola, de usufruir das atividades oferecidas, conhecerem a realidade de outras escolas, o funcionamento da ALESC e o trabalho dos deputados. Acredito que essa experiência trará aos jovens maior envolvimento com as questões políticas e desmitificará a visão muito difundida de que política é uma coisa ruim, que não nos interessa e que só há corrupção. Os jovens serão o futuro do país e poderão contribuir para um processo político democrático e de maior participação coletiva nas decisões que envolvem as comunidades. Precisamos de jovens atuantes e comprometidos com as causas de relevância para o melhor funcionamento da sociedade. Para que não sejam indiferentes e passivos diante das mudanças que só poderiam acontecer se realmente participassem”, finaliza.
https://www.revistaw3.com.br/politica/2017/07/05/deputados-mirins-representam-ararangua-na-alesc.html