Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Desterro Autoral lança prêmio para bandas e artistas independentes de Santa Catarina

A iniciativa proporcionará aos ganhadores a chance de gravar um EP (Extended Play) com suas próprias músicas. As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até o dia 9 de setembro.

 

O Desterro Autoral, projeto cultural que está movimentando a cena musical independente de Florianópolis, acaba de lançar uma nova ação: o Prêmio Julio Lemos.

Aberto para bandas e artistas de Santa Catarina, o prêmio oferecerá aos vencedores a oportunidade de gravar um EP (Extended Play) com suas composições originais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 9 de setembro, através do formulário disponível neste link.

O prêmio homenageia Julio Lemos, um dos profissionais mais respeitados na cena cultural de Santa Catarina, reconhecido por sua significativa contribuição à música no Estado. Esta iniciativa conta com o apoio da Célula Cultural.

 

O Prêmio Julio Lemos Desterro Autoral

O concurso é destinado a músicos, bandas ou projetos musicais que sejam residentes em Santa Catarina e tenham composições originais. Não há limitações quanto ao gênero musical. Após o término das inscrições, uma comissão escolherá 20 finalistas que irão participar das audições presenciais entre os dias 29 de setembro e 20 de outubro, na Célula Cultural. Um júri composto por cinco convidados será responsável pelas sessões, onde cada banda ou artista terá 15 minutos de apresentação no palco.

Destas audições é que sairá a banda, artista ou projeto vencedor da primeira edição do Prêmio Julio Lemos que concederá a gravação de um EP (“Extended Play”) com até cinco faixas em estúdio, além da divulgação do trabalho nas redes sociais e canais de comunicação do Desterro Autoral e uma apresentação promovida pelo projeto.

 

Julio Lemos: dedicação à música independente

Julio Lemos foi músico e produtor dos mais respeitados na cena musical de Santa Catarina. Ele partiu em 2023 e deixou uma marca de dedicação à música independente. “O Julio sempre acreditou nos compositores locais, criando um espaço onde a autenticidade e a criatividade pudessem florescer”, explica o produtor Arturo Valle Junior, idealizador do Desterro Autoral junto com a produtora cultural Marina Tavares e o músico Thiago Mattes.

“Ao dar o nome do prêmio a Julio, o Desterro quer mostrar que o seu legado continua a inspirar novos talentos a expressarem suas histórias e emoções por meio da música”, comenta Marina. Para Thiago Mattes, não há nome mais apropriado. “Ele foi um grande incentivador da música autoral, reconhecendo e celebrando o trabalho de artistas que, assim como ele, lutam para que sua voz seja ouvida”, explica o músico.

 

Programe-se “Prêmio Julio Lemos Desterro Autoral”

Período de inscrições: de 26 de agosto a 09 de setembro

Onde se inscrever: neste link

Quem pode: Podem participar do concurso músicos, bandas ou projetos musicais residentes no estado de Santa Catarina que possuam composições autorais.

A participação é gratuita.

Informações e calendário: no perfil @desterroautoral

 

O que é o Desterro Autoral?

Idealizado pelos produtores culturais Arturo Valle e Marina Tavares e pelo músico Thiago Mates (banda Stella Folks) e com produção do Studio de Ideias, o Desterro Autoral é um movimento que promoverá, ao longo dos próximos meses, uma série de atrações imperdíveis por Florianópolis.

O propósito é conectar a população local com a sua rica e diversa cena musical, através de intervenções artísticas, como o “Desterro Na Rua”, os “Encontros” (palestras, oficinas e workshops com profissionais da música) e os “Giros” (festival que circulará pela cidade). Desde junho, o projeto promoveu esse contato direto do público com algumas bandas em performances surpreendentes, como Nouvella, Dirty Grills e Daniel Arena Trio – e muitas novidades estão por vir.

O Desterro Autoral é um projeto viabilizado pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura) do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com as incentivadoras Casas da Água Materiais para Construção e Eletrodomésticos e Supermercados Imperatriz.

Produção: Studio de Ideias

Posts Relacionados

Zoom 80’s Club passa a abrir aos sábados

Evento em Balneário Camboriú traz coleção de louças inspirada na Grécia

Aberta chamada pública para mostra de videoarte em Florianópolis

Avanço tecnológico revolucionou gestão das empresas

Hernan Cattaneo apresenta set all night long nesta sexta, no Warung

5ª Primavera em Dança terá 46 apresentações, neste sábado, no Jurerê OPEN

Decorare Santa Catarina 2024 acontece até outubro

23ª Semana Farroupilha de Joinville celebra a cultura gaúcha neste final de semana

Revista PERFIL comemora 11 anos, fortalece estrutura e amplia parcerias estratégicas

Desterro Autoral celebra a música de Floripa na cabeceira da Ponte Hercílio Luz