O Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE), em parceria com estudantes de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), ofertou na tarde da última segunda-feira (24) aos funcionários da rede municipal de saúde uma capacitação sobre Sífilis. O encontro, realizado no auditório do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), tinha por objetivo estreitar o processo de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de casos positivos da doença, em decorrência do alerta de epidemia nacional emitido pelo Ministério da Saúde (MS). Cerca de 40 profissionais foram contemplados com a ação.
Divida em quatro momentos, a capacitação abordou temas como a situação epidemiológica da Sífilis no município; os sinais clínicos, a evolução e o tratamento da doença; e a importância das notificações para análise dos casos, acompanhamento do paciente e levantamento de dados. Laís Emídio, diretora do DEVE em Balneário Camboriú, comenta que “o momento serviu para reforçar a importância do protocolo criado para esses tipos de casos e alinhar o método de trabalho em toda a rede”.
Atualmente, caso uma testagem rápida positive para Sífilis, a Vigilância Epidemiológica solicita um teste confirmatório e, com a confirmação, inicia-se a dosagem, de acordo com o estágio da enfermidade no paciente.
No início desta semana, o Ministério da Saúde reconheceu que o país vive uma epidemia da Sífilis. Desde junho de 2010, foram notificados quase 230 mil novas ocorrências da infecção em todo o Brasil, com maior incidência no Sudeste: 62,1% do número total (três em cada cinco casos, como estimam). Além disso, a transmissão, majoritariamente, acontece de gestantes para bebês.
A doença infecciosa, transmitida por contato sexual, é dividida em estágios e se manifesta em sintomas como febre, mal-estar, perda de apetite e peso, verrugas genitais, úlceras indolores, erupção nos pés e nas mãos, entre outros. O tratamento é realizado com Penicilina, após prescrição médica.
Testes rápidos para detecção de Sífilis são realizados em gestantes e parceiros nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada bairro, ou ofertados para a população no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A unidade está localizada na Rua 2.350, nº 560, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.
Mais informações com Laís Emídio, no DEVE, pelo telefone (47) 3363-4170.